Ter ou não ter frota própria de caminhões é uma dúvida comum e frequente de qualquer transportadora.

Quer saber se essa ideia faz sentido para a realidade do seu negócio? Que tal conferir 6 vantagens de ter uma frota própria de veículos? Então é só continuar a leitura!

1. Propaganda da sua empresa

Para começar, tem um ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. Ele reforça o quanto é importante a marca aparecer para que mais pessoas possam notá-la.

Assim, os caminhões próprios com carrocerias personalizadas com sua identidade visual são uma ótima pedida para fazer o seu negócio rodar pelas estradas e cidades e fortalecer sua marca.

2. Autonomia no atendimento ao cliente

Se surgir um imprevisto ou mudança de última hora por parte do cliente, ter uma frota própria faz toda a diferença.

Ela permite incluir, antecipar ou adiar entregas, revisar rotas etc. E essa possibilidade de ajustes pode fortalecer a relação com o cliente e aumentar a confiança dele.

3. Controle da gestão de frota

Outro benefício envolve a facilidade de controlar o dia a dia de todo o processo de entrega das cargas.

Essa gestão da frota facilita e aproxima o acesso a tudo o que está acontecendo e a todos os envolvidos. Isso permite acompanhar melhor os números, valores, probabilidades, bem como tomar decisões rápidas e assertivas quando necessário.

4. Flexibilidade nos horários e ajustes de rota

E se acontecer algum imprevisto com o clima ou uma estrada, mudanças para facilitar seu processo ou mesmo precisar otimizar as cargas?

Seja qual for a necessidade, a empresa que tem uma frota própria consegue resolver isso rapidamente, já que tem acesso a todas as viagens e horários.

5. Controle de qualidade da frota e dos motoristas

Além das vantagens já mencionadas, proporcionar maior segurança aos clientes é um diferencial bastante importante. Isso pode ser feito por meio do controle dos veículos e do acompanhamento dos caminhoneiros.

Por exemplo, dá para remanejar os caminhões da maneira mais conveniente para o momento, como fazer entregas urgentes, e realizar manutenções preditivas e preventivas nos veículos sempre que necessário.

Também é possível realizar treinamentos com os motoristas quando for mais conveniente. Inclusive, esses momentos são fundamentais para orientá-los de acordo com as normas ou necessidades do seu negócio.

6. Otimização de recursos

Por último, a economia de recursos financeiros acontece quando a transportadora tem um grande volume de fretes.

Isso permite que a frota própria da empresa adapte e disponibilize os veículos e motoristas de acordo com as demandas. Se fizer isso sem perder a qualidade e eficiência, todos saem ganhando no processo.

Como economizar com a frota própria?

Sabemos que algumas desvantagens de ter uma frota própria de caminhões são o investimento e o custo para mantê-los.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a reduzir os gastos e permitir que você fature mais com a sua frota:

  • Mapeamento correto e preciso das rotas;
  • Acompanhamento dos custos gerais;
  • Manutenção dos veículos em dia;
  • Redução dos gastos com combustível;
  • Investimento em tecnologia;
  • Aumento da área de entregas;
  • Frete de retorno;
  • Terceirização da frota ociosa;
  • Diversifique os serviços;
  • Qualificação e treinamento dos caminhoneiros;
  • Atenção ao prazo de documentações, taxas e multas;
  • Investimento em segurança;
  • Cadastrar-se na Fretebras para publicar seus fretes.

Em que momento você está?

A gestão de recursos de uma transportadora está cheia de desafios. Um deles pode ser a dúvida entre ter uma frota própria ou motoristas autônomos.

Ter uma frota própria de caminhões possibilita fazer propaganda da sua transportadora e dá autonomia para atender melhor aos clientes e tomar decisões. Além disso, ela permite controlar a gestão da frota, dá flexibilidade nos horários e ajustes de rota e controla a qualidade.

Não se pode esquecer ainda que se a empresa tem um grande volume de fretes, ter uma frota própria ajuda na redução dos custos de operação.

Se estiver em dúvidas, analise todos os custos envolvidos. Por exemplo, calcule quanto precisa para realizar a compra e a manutenção dos veículos, a contratação de uma equipe de caminhoneiros ou outros funcionários envolvidos e o que mais for necessário.

Seja qual for a decisão que tomar, não importa o tamanho da sua transportadora ou há quanto tempo está no setor, a Fretebras é sempre a melhor escolha para o transporte rodoviário de cargas!