Bora resolver todos os seus problemas na gestão logística no transporte de cargas? A gente, que também vive na estrada, sabe que alguns desafios são difíceis de superar. E isso varia de empresa para empresa, podendo ser desde questões financeiras até as operacionais. 

Por isso, decidimos listar as questões que mais tiram o sono de quem trabalha com o transporte de cargas e as soluções práticas para cada uma. Vem com a gente!

1. Defasagem do frete

Um dos principais desafios da gestão logística de transporte de cargas é a defasagem do frete. Com a crise econômica e a concorrência acirrada, os valores do frete muitas vezes não acompanham os custos reais de operação das transportadoras. Isso pode levar a um desequilíbrio financeiro e impactar negativamente os resultados da empresa.

Exemplo

Uma transportadora que realiza entregas de longa distância pode se deparar com valores de frete que não cobrem os custos com combustível, pedágios e manutenção dos veículos.

Solução

Para lidar com a defasagem do frete, é essencial realizar um planejamento financeiro detalhado, considerando todos os custos envolvidos na operação. Além disso, buscar negociações assertivas com os clientes e otimizar as rotas de transporte podem ajudar a aumentar a rentabilidade das operações. 

Na Fretebras, temos a Calculadora de Custos. Com ela, você verifica na hora se cada frete está dentro das suas expectativas, considerando os custos fixos e variáveis e o seu lucro desejado. Tudo isso de maneira personalizada para o seu caminhão.

2. Gastos com combustível

O alto custo do combustível é outro desafio enfrentado pelas empresas de transporte de carga. O preço volátil dos combustíveis pode impactar significativamente os custos operacionais e reduzir a margem de lucro das transportadoras.

Exemplo

Um aumento súbito no preço do diesel pode aumentar os custos operacionais de uma transportadora em centenas ou até milhares de reais por mês.

Solução

Para reduzir os gastos com combustível, é fundamental adotar práticas de gestão eficientes, como o monitoramento do consumo por quilômetro rodado, a escolha de rotas inteligentes e a manutenção preventiva dos veículos para garantir um melhor desempenho energético. 

Além disso, a Fretebras tem parcerias com postos por todo o Brasil. Escolha aquele que está na sua rota, abasteça com o Pix Fretebras e ainda receba parte do seu dinheiro de volta. Entenda como aproveitar!

3. Falta de manutenção preventiva e preditiva

A falta de manutenção adequada dos veículos pode resultar em avarias, quebras e até acidentes, comprometendo a segurança das operações e aumentando os custos de reparo.

Exemplo

Adiar a troca de peças desgastadas ou ignorar sinais de problemas mecânicos pode gerar falhas durante o transporte, causando atrasos e danos às mercadorias.

Solução

Estabelecer um programa de manutenção preventiva e preditiva (entenda a diferença aqui) é essencial para garantir a confiabilidade da frota. Isso inclui realizar inspeções regulares, substituir peças desgastadas e manter registros detalhados de manutenção.

4. Logística reversa

A logística reversa, que envolve o retorno de produtos e materiais da ponta de consumo para a cadeia de suprimentos, apresenta desafios únicos para as transportadoras. Entre eles, destacamos a gestão de resíduos e a garantia da sustentabilidade

Exemplo

Uma empresa de e-commerce enfrenta dificuldades para gerenciar devoluções de produtos. Isso gera custos adicionais de transporte e armazenamento.

Solução

Vale implementar processos eficientes de logística reversa, como sistemas de devolução simplificados e parcerias com empresas de reciclagem. 

Quer uma ideia? As empresas podem estabelecer pontos de coleta fixos em lojas. Então, a transportadora ou caminhoneiro autônomo contratado faz a coleta e o transporte até a sede da empresa, quando a quantidade de produtos for significativa.

5. Gestão de estoque

O gerenciamento de estoque errado pode resultar em excesso ou falta de produtos. Isso afeta diretamente a eficiência operacional e os custos.

Outra questão é que a capacidade limitada de armazenamento pode ser um obstáculo para a sua empresa. Isso se torna mais grave durante períodos de alta demanda ou sazonalidade.

Exemplo

Uma empresa que mantém um estoque excessivo de produtos pode enfrentar custos adicionais com armazenamento e capital de giro.

Solução

Implementação de sistemas de gestão de estoque automatizados e a integração com fornecedores para garantir um nível adequado de produtos. Vale a constante análise de dados para prever demandas futuras (inclusive sazonais) e evitar excessos.

Em períodos de alta temporada ou datas comerciais estratégicas, vale firmar parcerias com empresas de armazenamento temporário ou investir em infraestrutura de armazenamento adicional.

6. Gerenciamento de riscos

Os riscos operacionais, como acidentes, roubos de carga e danos durante o transporte, representam uma preocupação constante para quem trabalha na área da logística. Afinal, o problema pode impactar a segurança do motorista, tirar a credibilidade da empresa e prejudicar os resultados financeiros.

Exemplo

Uma transportadora que não fez o cadastro e a consulta de motorista e isso abriu espaço para que um fraudador pegasse a carga se passando por um caminhoneiro.

Solução

Implementação de medidas de segurança robustas, como rastreamento por GPS, seguro abrangente das cargas e fazer a consulta de motoristas mais em conta e segura do mercado.

7. Gestão da cadeia de suprimentos

A complexidade da cadeia de suprimentos, com múltiplos fornecedores e processos interconectados, pode dificultar a coordenação eficiente e o rastreamento de produtos.

Exemplo

Uma transportadora que não possui visibilidade completa de sua cadeia de suprimentos pode enfrentar dificuldades para identificar e resolver problemas rapidamente.

Solução

Implementação de sistemas de gestão da cadeia de suprimentos integrados, como o uso de tecnologia de ponta (como a blockchain) para rastreamento de produtos e colaboração estreita com fornecedores.

O TMS Fretebras te dá isso e muito mais. Por aqui, você tem a gestão completa da sua transportadora em um só lugar.

Para resolver todos os seus desafios na gestão logística de transporte de cargas, conte com a Fretebras. Temos soluções de ponta a ponta que vão deixar o seu transporte rápido, seguro e sem dor de cabeça. Bora carregar?

 

Compartilhe: