Se você busca simplificar e agilizar suas operações de frete, o Sistema de Gestão de Transporte (TMS) pode ser a melhor pedida para você! Quer saber como ele pode transformar sua logística? Continue lendo!

Vem com a gente entender como o sistema TMS funciona e em quais tarefas ele pode te ajudar. Tivemos o cuidado de trazer detalhes e exemplos para que você saiba exatamente se vale a pena ou não investir nessa solução. Bora descobrir?

O que é TMS?

O Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) é uma solução para a gestão de transporte e logística, que ajuda na organização da parte financeira, estratégica e burocrática do seu negócio. Ele pode ser integrado a outras ferramentas, inclusive à plataforma de publicação de cargas.

Ele nada mais é que um software projetado para ajudar sua empresa a aprimorar a gestão de transporte de carga. Com a ferramenta, você poderá reduzir o tempo gasto, inclusive, na emissão de documentos fiscais. Notícia boa para quem quer tornar o negócio mais eficiente e seguro, né?

O TMS também é a solução ideal para quem precisa de suporte na gestão do transporte e logística. Ele pode cuidar de toda a burocracia das operações, enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio.

O sistema também pode oferecer:

  • Controle financeiro;
  • Controle de qualidade;
  • Controle de estoque;
  • Emissão de documentos de transporte;
  • Criação de pedidos;
  • Geração de relatórios para embasar suas decisões.

Além disso, se você escolher o produto da Fretebras, vai encontrar um TMS extremamente simples e intuitivo, fácil de usar, e que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Como usar o TMS na sua empresa?

O funcionamento básico de um TMS envolve os seguintes passos:

  • Planejamento: crie pedidos e ordens de carregamento, considerando fatores como demanda, recursos disponíveis, rotas e prazos.
  • Execução: faz o cadastro de motoristas, veículos e empresas, agenda as coletas, emite documentos (MDFe e CTe) e monitora a viagem em tempo real.
  • Rastreamento e monitoramento: permite acompanhar o status das remessas ao longo da cadeia logística, identificando problemas e tomando medidas corretivas.
  • Gestão de documentos e pagamentos: simplifica a gestão de documentos de transporte e controla atividades financeiras, incluindo contas a pagar e contas a receber.
  • Análise e relatórios: fornece recursos de relatórios e análises para avaliar desempenho, custos, otimizar rotas e tomar decisões informadas.

Já deu para perceber que o TMS é uma ferramenta bastante completa que vai levar as operações de transporte da sua empresa para outro nível, né? Ela cruza todas as informações do transporte, de forma integrada, para que você não perca nenhum detalhe.

Por que usar o sistema TMS?

Se liga nas vantagens do sistema TMS que a gente separou!

Acesso 100% on-line

O TMS está disponível em qualquer dispositivo com internet. Seja no celular, tablet ou notebook, você pode usá-lo de qualquer lugar, a qualquer hora.

Emissão rápida de CT-e, MDF-e e CIOT

Você terá os documentos obrigatórios de transporte em suas mãos, emitidos instantaneamente, sem ter que lidar com a burocracia. Entre eles, estão o Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais eletrônico (MDF-e).

Além disso, você também pode integrar seu TMS à sua operadora de cartão e emitir o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT). A prática é essencial para garantir a transparência e legalidade das operações.

Importação automática de arquivos XML

Você pode importar os arquivos XML da Nota Fiscal e o sistema organiza todos os dados no mesmo lugar.

Controle de pagamento de motoristas

O TMS auxilia no controle de despesas, salários e benefícios para motoristas e profissionais envolvidos na operação de transporte.

E as vantagens não param. Ainda dá para integrar a solução com gerenciadoras de risco e fazer a averbação automática de seguros. O TMS vai ser seu braço direito na gestão de transporte de cargas.

Você viu como o sistema TMS funciona e pode melhorar a gestão do transporte e logística da sua empresa. E isso acontece desde a emissão de documentos, gestão financeira, contratação de motoristas, acompanhamento do frete e eliminação da burocracia. Então, talvez seja o momento de tomar uma decisão para levar o transporte de cargas da sua empresa para outro nível.

Compartilhe: