Quem trabalha na estrada sabe que prevenir problemas pode salvar o frete e o bolso! Mas tem muita gente que fica naquela dúvida sobre qual tipo de manutenção é a melhor para o caminhão. Por isso, resolvemos desvendar de vez a diferença entre manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Bora lá descobrir?

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é tipo aquele check-up programado que a gente faz no médico. Aqui, a ideia é identificar e evitar possíveis problemas a partir do tempo de uso do veículo. Geralmente, a transportadora agenda um esquema de manutenção, olhando o desempenho da frota e dando aquele trato nos caminhões de forma periódica. 

A indicação do fabricante serve como um importante indicador para esse olhar atento sobre as peças do caminhão. Com isso, há menos dor de cabeça, menos gasto e menos chances de perrengue nas viagens.

Durante essa revisão, o mecânico confere de tudo um pouco: óleo do motor, pneus, freios, suspensão, parte elétrica e por aí vai. 

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é meio que a irmã mais tecnológica da preventiva. Aqui, o segredo é ficar de olho nos sinais, com uma análise aprofundada do veículo. É como ter um superpoder de prever quando alguma peça poderá falhar, a partir de um raio-x completo do caminhão. Para conseguir esse feito, os profissionais usam tecnologia de ponta, como scanner automotivo, sensores, câmeras termográficas e até rastreadores.

Os próprios motoristas são importantes na tarefa, fazendo análises enquanto estão na estrada. A ideia é pegar o possível problema antes de ele tomar forma. Isso pode demandar um treinamento, mas é investimento que volta com menos custos nos reparos e menos tempo parado na oficina.

A manutenção preditiva pode acontecer a qualquer tempo, mas, o recomendado é entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. Ela é mais detalhada do que a manutenção preventiva, que segue as orientações do fabricante, porque cada veículo atravessa caminhos diferentes e experientes situações variadas durante as viagens.

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é tipo a bombeiro da situação. Sabe quando algo já deu ruim, e aí você tem que consertar na pressa? Pois é, é a manutenção corretiva entrando em ação. Um exemplo é aquela peça que quebrou no meio da viagem e você precisa resolver na hora para “apagar o incêndio” e seguir viagem.

Só que aqui a coisa complica. Sem planejamento, você tem que pagar para consertar na hora, muitas vezes em lugares não tão confiáveis. A torcida é para não doer tanto no bolso. Para você entender melhor, funciona como um remédio amargo. A gente só toma quando não tem jeito.

Diferenças entre as manutenções?

Agora, além de entender o básico de cada uma, bora falar das diferenças entre elas. 

Período de realização

  • Preventiva: segue um intervalo pré-determinado, geralmente indicado pelo fabricante das peças, a partir do tempo de uso.
  • Preditiva: acontece, geralmente, a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados.
  • Corretiva: não tá nem aí para cronogramas. Acontece quando o problema aparece, sem aviso.

Vantagens

  • Preventiva e preditiva: ambas visam economia a longo prazo. Com planejamento, há menor gasto com peças e mão de obra, além de reduzir o risco de acidentes.
  • Corretiva: resulta em gastos elevados, já que é uma reação a um problema já existente.

Custos

  • Preventiva e preditiva: geram economia ao longo do tempo, evitando surpresas desagradáveis. Equivalem, em média, ao custo de 10% da frota (sem problemas emergenciais).
  • Corretiva: mais custosa, envolvendo urgência, paradas para reparo e, às vezes, locais não planejados. Podem chegar até a 70% do valor de cada veículo (dependendo do problema, como falhas no motor).

Planejamento

  • Preventiva e preditiva: seguem um planejamento periódico, programando análises e reparos.
  • Corretiva: zero planejamento. Acontece quando há extrema necessidade.

Treinamento dos profissionais

  • Preditiva: exige profissionais capacitados para interpretar dados e agir preventivamente.
  • Preventiva: pode envolver mão de obra interna ou terceirizada.
  • Corretiva: é uma ação emergencial, sendo que às vezes acontece até em locais não especializados.

Monitoramento

  • Preventiva e preditiva: monitoramento constante para evitar surpresas desagradáveis.
  • Corretiva: monitoramento apenas quando as coisas já estão dando errado.

A manutenção corretiva deve ser evitada a todo custo. Afinal, ela é mais cara e emergencial. Ela não é prevista e exige reparo rápido para você seguir viagem. Para evitá-la, existem manutenções preventiva e preditiva. Enquanto a primeira segue um cronograma e verifica o tempo de uso de cada peça, a outra é detalhada e revela a situação do veículo 360º.

E aí, curtiu a explicação? Agora, você já sabe qual é a diferença entre manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Bora implementar a rotina de cuidados no seu caminhão para carregar sem parar! Por falar nisso, que tal conhecer a plataforma Fretebras? Temos mais de 46 mil fretes ativos esperando por você!

 

 

 

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