Tá com dificuldade de controlar o seu caixa? A gente te entende! Equilibrar as finanças na estrada é um baita desafio. Isso porque o dia a dia de quem trabalha com logística envolve o pagamento de impostos e tantas outras despesas. Sem a devida organização, fica difícil administrar.

Ainda tem outro ponto: na hora de pensar nas contas, muita gente ignora os gastos dos caminhoneiros (que não são poucos). É um erro grave porque tudo importa no gerenciamento do seu dinheiro. Bora entender como sair do sufoco ou apenas cuidar melhor do seu patrimônio?

Faça cálculos com base na rota

O primeiro passo para equilibrar as finanças na estrada é fazer cálculos considerando cada trecho percorrido. Planeje, anote, teste e verifique com frequência. Vamos te mostrar alguns pontos-chave que podem ser otimizados para você ficar de olho.

Consumo de combustível

Combustível vale ouro. Não dá pra desperdiçar o líquido precioso com rotas longas e trechos desnecessários. Além de tecnologias que ajudam a traçar os caminhos mais curtos entre a carga e o destino, recomendamos treinar os motoristas. Ultrapassar a capacidade (limite de peso) do caminhão e seguir com os pneus murchos sobrecarregam o motor e a sua carteira!

Gastos com alimentação e hospedagem

O tempo da viagem não é corrido e ininterrupto. Afinal, o motorista precisará comer e dormir durante o trajeto a depender da extensão do trajeto. Dica: ao fazer o seu planejamento financeiro, inclua as diárias dos profissionais. Na tentativa de pagar menos, você pode tentar fazer parcerias com hotéis e restaurantes e usar cartões de benefícios.

Não se esqueça do pedágio

Vai traçar a rota? Analise a quantidade de pedágios que o motorista passará e o valor cobrado em cada posto. Pode parecer pouco, mas ao somar todas as viagens, a quantia será expressiva. Verifique se o caminho escolhido é o melhor, considerando a condição das estradas e as tarifas.

Custos de manutenção

Preservar os caminhões em boas condições para a viagem é o que mantém o seu negócio operando. Além da manutenção do veículo, eventuais trocas de peças e de acessórios serão necessárias, beleza? Guarde uma quantia (reserva financeira) para cobrir o gasto e anote a frequência de substituição. O objetivo é ter mais controle sobre a durabilidade dos materiais.

Principais impostos pagos pelas transportadoras:

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • PIS (Programa de Integração Social)
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço)
  • ISS (Imposto Sobre Serviços)
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

Não tem como fugir. Pague e anote os valores!

Dicas para equilibrar as finanças na estrada

Como adoramos facilitar a sua vida, separamos o caminho das pedras para equilibrar as finanças na estrada. Olha só!

Planeje os seus gastos

No tópico anterior, falamos sobre como montar o seu controle de custos de viagem. Além de anotar todas as despesas, vale consultar o histórico da sua operação. Descubra quais gastos são fixos (IPVA) e quais oscilam (combustível), o que gera essa variação e quais meses do ano são mais apertados. Ao aplicar processos diferentes, como testar novas rotas, você terá mais dados para fazer boas escolhas.

Tenha um fundo para emergências

O fundo de emergência pode salvar a vida do seu negócio. Ninguém é à prova de eventos imprevisíveis. Peças quebram, o faturamento não é o mesmo a cada mês, os clientes vão e vêm. Passar bem pelos imprevistos da vida envolve preparação financeira. Destine uma parte do seu caixa à cobertura de eventuais despesas extraordinárias. Assim, você não será pego de calça curta.

Separe as despesas domésticas dos gastos profissionais

Misturar contas pessoais e profissionais não dá certo. As despesas das transportadoras são exclusivas dela. Se quiser, realmente, achar o equilíbrio financeiro do negócio, é crucial observar as entradas e saídas sem interferência. Como medir o lucro real se você mexeu no caixa para fazer a feira da semana? O sucesso do planejamento depende de isolar a empresa e observar os números só dela.

Faça manutenções preventivas e preditivas

Fuja da manutenção corretiva, que acontece quando alguma coisa deu errado ou um acidente aconteceu. O ideal é contar com as manutenções preventivas e preditivas. Já pensou perder um trabalho porque o caminhão está trocando as peças de suspensão quebradas que poderiam ter sido substituídas antes?

Enquanto a primeira avalia os componentes do caminhão a partir de um cronograma estabelecido, a preditiva observa as condições do veículo no momento, independentemente do que o fabricante das peças indicou. Alguns profissionais usam até equipamentos especiais de medição de vibração para diagnosticar irregularidades bem específicas e prolongar a vida útil do veículo.

Você está pronto para equilibrar as finanças na estrada! Começamos o texto mostrando o que considerar na hora de detalhar os gastos. Em seguida, fizemos recomendações de otimização na sua gestão financeira. Como dica complementar, temos uma seleção gratuita de planilhas de organização financeira para controlar os custos da sua transportadora. Acesse!

Compartilhe: