Rodar as extensas estradas do Brasil com uma frota de caminhões, seja qual for o seu tipo de carga ou volume de operação, requer muito planejamento e gestão ativa.

E estar preparado ou preparada para os mais variados imprevistos e com os olhos atentos a ajustes e oportunidades, torna ainda maior este desafio.

Por isso, nós vamos te ajudar a tirar dúvidas e se preparar para entender melhor o que é gestão de frota e como colocá-la em prática, com o nosso guia completo para gestão de frotas de caminhão.

Partiu, deixar sua transportadora mais produtiva e de olho no crescimento?!

 

O que é gestão de frota?

Basicamente, a gestão de frota gira em torno de unir estratégias que te ajudarão a administrar um conjunto de veículos. Neste caso, caminhões.

O apoio pode vir de softwares, parceiros, tecnologias, bagagem de experiência no mercado, planilhas e qualquer outra ferramenta disponível no segmento que esteja focada em proporcionar soluções voltadas ao planejamento estratégico da frota em si.

 

Como fazer uma boa gestão de frota?

Neste guia, a boa gestão de frota se divide em 6 partes: análise de tempos e movimentos, tipos de frota, tipos de carroceria e veículos, tecnologia e segurança, controle de rotas e velocidade dos caminhões e treinamento de equipe.

Confira!

 

1 – Analise todos os tempos e movimentos da sua carga

Antes da sua carga chegar à carroceria do caminhão, ela passa por inúmeros processos que, se fugirem do planejamento em qualquer um deles, pode afetar toda a cadeia, incluindo a sua parte.

Muitas empresas terceirizam etapas da produção, como a colheita, manuseio do produto, embalamento, despacho, e erros neste ciclo da carga final podem estar afetando o seu resultado sem você saber. Por isso, monitore de perto para identificá-los.

Estando de olho em cada um dos processos de produção e entrega do produto que você transporta, será possível visualizar e agir melhor sobre os “porquês” de resultados fora do esperado.

 

2 – Tipos de frota disponíveis: própria x autônoma

Quando falamos em frota de caminhões e todo o universo do segmento de transporte rodoviário de cargas, não há uma regra sobre qual é o melhor tipo de frota para a sua empresa.

Tudo vai depender do seu objetivo, prioridades, estratégia de negócio e por aí vai. As opções à disposição, são frota própria, frota autônoma ou até mesmo uma mistura delas.

A frota própria, está mais focada no maior controle de todo o processo de transporte e também na divulgação da sua marca. Porém, adotar esta estratégia tem um preço alto, por isso é preciso analisar minuciosamente se o retorno vale a pena.

Já a frota autônoma, traz um viés de maior agilidade, flexibilidade e economia. Com ela, você pode variar o tamanho da sua operação quando for conveniente, localizar caminhoneiros que já estejam mais próximos da região que você precisa, na hora que precisa e tudo isso por um custo muito mais baixo.

Um alerta na hora de encontrar estes caminhoneiros, é que você precisa cuidar da segurança das negociações. Uma alternativa é aproveitar os benefícios da tecnologia encontrando um parceiro para te ajudar a fazer a ponte com motoristas bem avaliados.

Aqui na Fretebras, isso é fácil! Você tem acesso a mais de 700 mil caminhoneiros em uma plataforma ágil e intuitiva, que funciona 24/7 e está sempre contando com grandes investimentos em segurança.

 

3 – Aprenda tudo sobre tipos de carroceria

Entre dezenas de tipos e funcionalidades de uma carroceria de caminhão, é quase impossível não ficar perdido ao tentar descobrir qual é a melhor para você.

Não basta apenas se apegar a questão do tipo da mercadoria, mas também do volume, por exemplo, já que, dependendo de quanta carga você tem e a recorrência dela, vai valer mais a penas uma VUC, por exemplo, do que um rodotrem.

Por isso, a dica é: aprenda tudo sobre as carrocerias e cruze com fatores, como os tipos das suas cargas, qual a recorrência, volume da operação, valor disponível para o investimento, armazenamento de qualidade durante o trajeto, entre outros.

Para te ajudar a conhecer, no detalhe, as carrocerias mais comuns disponíveis no mercado, acesse o material que preparamos exclusivamente sobre o assunto. Certeza que vai te ajudar!

Ahh, também indicamos que confira nosso conteúdo que fala sobre os tipos de caminhão mais comuns, com detalhes, diferenças e muito mais. Aí você já amplia o seu repertório para tomar melhores decisões.

 

4 – Invista em tecnologia e segurança

Software para gestão de frota

É muito comum, hoje em dia, se deparar com opções de softwares de gestão de frota. Aproveite! Busque parceiros que ofereçam tais plataformas e entenda qual a melhor para o seu negócio.

Para você ter ideia do que pode fazer com uma ajuda dessas, veja a lista abaixo:

  • Controle de disponibilidade de veículos para viagem;
  • Localização da frota;
  • Acompanhamento de custos logísticos, gastos com transporte;
  • Relatórios de consumo, manutenção, etc;
  • Planejamento de rotas.

 

Software para manutenção preventiva

Para manutenção preventiva, que é o primeiro dos dois elementos importantes na questão de segurança que traremos aqui, busque ferramentas que ofereçam o acompanhamento de itens como saúde dos pneus, troca de óleo, checagem de motor, embreagem, entre outros.

 

Software para rastreamento de cargas

Quanto ao rastreamento de cargas, nosso segundo elemento importante para segurança das suas cargas, cada software tem diferentes níveis de alcance, objetivos, amplitude, vale a pena entender as características dos mais usados e ver qual se encaixa melhor ao seu negócio.

 

Confira 5 opções para você:

Softwares de gestão

Solução que não apenas rastreia, mas permite que você acompanhe todas as etapas do processo e receba dados de forma automatizada.

 

Radiofrequência

Com a triangulação de sinal via antenas de rádio, você tem a localização exata do caminhão, com extensa cobertura e alcance eficaz em centros urbanos.

 

GPS

Não importa onde seu caminhão está, você terá satélites disponíveis para te ajudar na localização, com transmissão de dados 24/7 e acesso online, facilitando tomadas de decisão, caso precise.

 

Telemetria

Com ela você rastreia sua carga, tem acesso a dados de velocidade alcançada pelo caminhão, consumo de combustível, desempenho do motor, perda de potência, entre outros pontos.

 

RFID

Através de uma etiqueta eletrônica, você rastreia a mercadoria em si com maior precisão. O alcance não é tão longo, mas pode ser útil em situações específicas.

QUIZ: VOCÊ ESTÁ POR DENTRO DA TECNOLOGIA?

 

5 – Monitore rotas e controle de velocidade

Rotas mais rápidas não necessariamente são as melhores quando pensamos em impactos futuros. E se ela não for bem pavimentada? Segura? Isso impactará diretamente na manutenção dos seus caminhões e prejuízos com as cargas.

No final, ir mais rápido pode só te dar dor de cabeça.

Por isso, invista um tempo de qualidade para pesquisas e todo o seu conhecimento de mercado para traçar rotas que valem de forma ampla, olhando o antes, durante e depois.

Lembre-se também de considerar se o seu cliente tem alguma restrição ou ordem de recebimento, para evitar possíveis devoluções.

A tecnologia vem para facilitar a sua vida também no controle de velocidade dos caminhões da sua frota. E para que serve?

Economizar combustível, evitar multas, acidentes, e muito mais. Assim, você pode, tanto proteger seus colaboradores e veículos, quanto otimizar gastos.

 

6 – Ofereça treinamentos à sua equipe

Empresas são ecossistemas cheios de direcionamentos e estratégias que só funcionam quando estão alinhados com todos. Além disso, também exige conhecimentos técnicos específicos para que o dia a dia funcione como se espera.

Por isso, não existe em proporcionar treinamentos periódicos à sua equipe e também procure por profissionais que já tenham experiência no setor.

Isso evitará erros, perdas, trará mais chances de excelência no serviço prestado e também deixará seu time mais preparado para propor ideias e agarrar novas oportunidades.

Vamos juntos na rodagem rumo ao sucesso do seu negócio! Esperamos ter contribuído para o planejamento estratégico da sua frota e identificação de novas oportunidades.

Falando nisso, temos uma para você! Se você vai dar um check na frota autônoma ao desenhar a estratégia do seu negócio, conheça nossa plataforma e encontre caminhoneiros de forma ágil e segura. Fale com um dos nossos especialistas e confira todas as soluções que temos para a sua transportadora.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: