O transporte rodoviário de carga é responsável por 61,8% da carga transportada no Brasil. O setor abastece o país com insumos da indústria, do agronegócio, da construção civil e promove desenvolvimento.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 2 milhões de caminhões registrados na ANTT e que transportam atualmente.

Existem diversos tipos de veículos de carga e é sobre esse tema que vamos falar. Vamos juntos?

 

O que é considerado veículo de carga?

Veículo de carga é todo aquele que transfere mercadorias de um local a outro. O CNT (Conselho Nacional de Trânsito) é a entidade que determina as dimensões e pesos máximos destes veículos.

A largura máxima é de 2,60 metros; a altura máxima é de 4,40 metros e o comprimento permitido é de 19,80 metros, considerando veículos articulados. Em relação ao peso máximo, depende do tipo de veículo e do número de eixos.

 

A importância de ter o tipo de veículo aderente à carga

Para dar vazão aos insumos que citamos no início do texto, é necessário que o transportador tenha o veículo certo, seguindo padrões sanitários e de segurança.

Para transportar cargas perigosas, por exemplo, é preciso ter uma estrutura específica para o transporte e o manuseio.

Veja também – Como funciona o transporte de cargas perigosas?

 

Tipos de veículos de carga

Você conhece todos os tipos de veículos de carga? Listamos abaixo todos os exemplos e vamos mostrar para que serve cada um deles.

 

Veículos pesados

Os veículos pesados têm peso bruto de 3,5 toneladas e são micro-ônibus, tratores, caminhões, carretas, ônibus, motorhomes e veículos leves com reboque.

Abaixo vamos trazer os veículos pesados mais utilizados no transporte de cargas.

 

Rodotrem

O rodotrem é uma combinação de dois semi-reboques composta por 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total combinado de 74 toneladas.

A combinação dos semi-reboques só pode ser tracionada por um cavalo mecânico 6×4 e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

 

Bitrem

Já o bitrem é um conjunto que possui duas articulações – quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro. Sua capacidade máxima de carregamento é de 57 toneladas.

 

Vanderleia

A carreta Vanderleia possui 3 eixos, que têm distanciamento menor entre os três, distribuindo melhor o peso do que uma carreta convencional. O peso máximo permitido é de 46 toneladas.

 

Carreta LS

A carreta LS tem o eixo duplo no cavalo mecânico, sendo que um deles é tracionado. A capacidade máxima permitida pela ANTT é de 41,5 toneladas.

carreta-ls

Carreta

A carreta é um veículo articulado que tem como principal característica o fato de ser dividido em duas partes: o cavalo e a carroceria. O peso máximo permitido é de 46 toneladas.

carreta

Bitruck

O caminhão bitruck tem 4 eixos, dois traseiros e dois dianteiros. Um eixo dianteiro é direcional e o traseiro é tracionado. Este tipo de veículo é muito utilizado para transportar mercadorias a granel ou servindo como caminhão-tanque, suportando até 22 toneladas.

 

Truck

Também conhecido como 6×2, o caminhão truck possui 3 eixos, sendo um frontal e dois traseiros. Um dos eixos traseiros é tracionado.

Sua carroceria pode ser de diversos tipos, como baú, graneleira, grade baixa, entre outros. O peso máximo permitido é de 23 toneladas.

BAIXE AGORA: CALCULADORA DE FROTA FRACIONADA

 

Veículos leves

São os que fazem o transporte de cargas mais leves e com fretes um pouco menores. Geralmente são entregas de e-commerces e do varejo de uma forma geral.

veiculos-leves

Toco

O caminhão toco é ideal para transportar cargas em perímetros urbanos. Ele possui dois eixos com tração na dianteira, tendo a capacidade de transportar até 6 toneladas.

 

¾ ou VUC (Veículo Urbano de Carga)

Também conhecido como VUC (Veículo Urbano de Carga), este caminhão também é indicado para circular em áreas urbanas. Seu peso com carga não pode passar das 3 toneladas.

 

VLC

O Veículo Leve de Cargas é um caminhão leve de 2 eixos, com capacidade de carregamento de até 4 toneladas.

 

Fiorino

Fiorino é o menor veículo utilizado para transporte de cargas, tendo excelente participação no mercado como utilitário. Por ser um furgão, tem dois eixos e capacidade de suportar cargas de até 1 tonelada.

Aqui na Fretebras, a categoria Fiorino agora também faz parte do nosso portfólio de veículos de carga!

Já são mais de 700 mil caminhoneiros cadastrados para atender empresas de todos os segmentos e portes.

 

Fretebras entregando o melhor para a sua empresa

Sabia que além de publicar cargas e encontrar caminhoneiros em minutos, sua empresa conta com diversas vantagens, como nosso programa de fidelidade e a possibilidade de acessar uma linha de crédito exclusiva?

É que a gente entende dos desafios que você, empresário, tem para resolver o transporte de cargas. Por isso, estamos prontos para te ajudar em cada etapa. Venha conhecer todos os benefícios da Fretebras para a sua empresa! Nós te ajudamos a pegar a estrada com mais autonomia e menos burocracia.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: