Se você é responsável por gerenciar veículos, sabe que lidar com a frota ociosa é um problema comum. Além de não trazer faturamento, pode ser caro mantê-los. Mas não se preocupe, existem maneiras de evitar o problema e, é claro, que a gente te conta tudo na sequência. Continue a leitura para acabar, de vez, com os caminhões parados no galpão!

Quais são os prejuízos da frota ociosa?

As frotas ociosas podem causar muito prejuízo a uma empresa. A gente separou as principais para você entender como o problema é sério para iniciarmos a conversa.

Manutenção

Os veículos ociosos ainda precisam ser mantidos, o que inclui pagamento de seguros, licenças, combustível, manutenções preventivas e limpeza.

Armazenamento

O espaço de armazenamento para veículos ociosos também pode ser caro, especialmente se for preciso alugar um local para guardá-los.

Depreciação

Os caminhões sem utilização perdem valor rapidamente, causando uma depreciação no valor total da frota.

Oportunidades perdidas

Se você não tomar nenhuma atitude para resolver o problema dos veículos ociosos, a sua empresa perde a oportunidade de alugá-los ou vendê-los, o que pode ser uma fonte de renda extra.

Prejuízo na sua reputação

Os veículos estacionados por longos períodos podem causar a impressão de ineficiência, prejudicando a imagem do seu negócio.

Como você pode resolver o problema?

Depois de conhecer os prejuízos, a vontade de dar um basta no problema de frota ociosa aumentou, né? Se você ainda não sabe o que fazer, calma que a gente já te mostra!

Planejamento e monitoramento

Antes de tomar qualquer atitude corretiva, faça um planejamento detalhado da sua frota, identificando quais veículos são necessários e quando serão utilizados. Assim, você vai estar com uma visão bem realista do problema para agir com estratégia.

Mantenha também um controle constante do uso de cada veículo (índice de produtividade) para identificar aqueles que estão ficando ociosos. São eles que vão merecer um cuidado especial.

Aluguel

Cogite a hipótese de alugar veículos quando eles não estiverem sendo usados, assim você pode complementar a sua frota e reduzir os veículos ociosos.

Venda

Se um veículo estiver ficando ocioso por um período prolongado, considere vendê-lo. Isso pode ser uma boa opção se o caminhão não for mais necessário na sua frota.

Contratação de motoristas autônomos

Manter uma frota própria é uma decisão que merece ser analisada com cuidado. Afinal, são muitos os custos envolvidos para adquirir e manter os caminhões. E essa conta só aumenta. Quer ver só? Tem os gastos trabalhistas com os profissionais envolvidos, o valor com combustível, pedágios, impostos e a situação de voltar vazio da operação. Para completar, também tem o local de armazenamento.

Com o caminhoneiro autônomo não existe nada disso. Sem obrigatoriedade de vínculo empregatício, nem os gastos com combustível ou manutenção, tampouco o armazenamento do caminhão, a opção é bastante vantajosa. É tudo responsabilidade do profissional contratado.

O seu único compromisso é com o valor do frete e dos impostos no trecho contratado. O esquema é o seguinte: precisou, contratou sob medida!

Na Fretebras, a gente divulga as oportunidades de frete no país inteiro e ainda te conecta a mais de 820 mil veículos cadastrados, de profissionais validados para oferecer a segurança e qualidade que você merece. Teste gratuitamente a nossa plataforma e acabe de uma vez por todas com o problema da frota ociosa.

Na Fretebras, a gente divulga as oportunidades de frete no país inteiro e ainda te conecta a mais de 820 mil veículos cadastrados, de profissionais validados para oferecer a segurança e qualidade que você merece.

Compartilhe: