Alinhar a estratégia escolhida para a frota da sua transportadora com o cenário do negócio, segurança, oportunidades e expectativa de lucro, não é uma tarefa simples.

Qual é a melhor? Qual opção é a mais segura? Posso ter as duas? Neste conteúdo vamos trazer particularidades, pontos positivos e principais objetivos de cada uma para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Vamos lá?!

Vantagens da frota própria

Fazer propaganda da marca

Com caminhões próprios, a possibilidade de fazer a sua marca rodar pelas estradas e cidades é muito maior, pois as carrocerias podem ser personalizadas com nome e logo da sua empresa.

Há outras maneiras, ainda mais na era da tecnologia, de popularizar a marca e benefícios do seu negócio por aí, mas esta pode sim ser mais uma delas.

Autonomia no atendimento ao cliente

Se surgir uma particularidade no atendimento de algum cliente ou uma mudança de última hora, ter uma frota própria pode ajudar no tempo de reação.

Atitudes pró-ativas também podem se desenvolver melhor, em busca do fortalecimento da relação com o cliente. Entregas antecipadas, revisões de rota de última hora, entre outros.

Controle da gestão de frota

A proximidade com os colaboradores, veículos e processos dá a gestão do transporte um “quê” a mais de controle. Através de ferramentas e planilhas, é possível concentrar números e probabilidades, além de tomar decisões rápidas quando houver imprevistos.

Também é possível treinar os motoristas da forma como desejar, os deixando direcionados às necessidades específicas do negócio e clientes, principalmente daqueles que mais demandam.

Veja também – Guia completo para gestão de frota de caminhão

 

Flexibilidade nos horários e ajustes de rota

A imprevisibilidade dentro de uma transportadora é inevitável, pode ser controlada, mas ainda assim o dinamismo deste mercado pode te pegar em cheio. Pensando nisso, a frota própria proporciona maior controle de horários e reajuste nas rotas quando desejar.

Estando “tudo à mão”, você ganha celeridade e maior controle do dia a dia e suas surpresas.

 

Vantagens da contratação de caminhoneiros autônomos

Custos previsíveis

Ao fechar contrato com um caminhoneiro autônomo, além de ter a certeza do valor fechado no negócio, você também não tem a preocupação de ter que, possivelmente, arcar com problemas mecânicos do veículo.

E, de maneira ampla, também é possível fazer um planejamento prévio dos custos por trimestre, semestre, ano e tendo maior previsibilidade financeira.

Maior foco no estratégico

No caso das transportadoras, ao evitar preocupações com veículos e equipe própria, já que o negócio é muito volátil, a gestão consegue ganhar tempo para estudos e decisões mais estratégicas.

É possível rever o escopo do negócio, produto, novas possibilidades para a operação, entre outros pontos, com muito mais tranquilidade.

Flexibilidade conforme a demanda

Quando uma transportadora opta por uma frota de caminhoneiros autônomos, as possibilidades de abraçar altas demandas esporádicas se tornam uma realidade muito mais próxima, já que ela não terá que arcar com custos fixos (e altos) após o momento passar.

Vale ressaltar que este tipo de situação não se dá apenas em datas sazonais, mas também com aumentos súbitos de cargas de clientes que já são da casa e podem contar com você para novos desafios.

Ajustar a agilidade com o apoio da tecnologia

Mesmo o fator agilidade sendo um dos grandes fortes da frota própria, ele não deixa de existir também na frota terceirizada, porém, é preciso contar com um empurrãozinho da tecnologia.

Optando pela contratação de caminhoneiros autônomos em plataformas como a da Fretebras, onde você pode localizar um motorista dentro do perfil da sua carga em até 3 minutos, mesmo com uma frota terceirizada você pode incluir o fator agilidade na sua estratégia e atender a imprevistos e oportunidades normalmente.

Veja também – Fretebras: tecnologia e segurança no transporte de cargas

 

Aumentar as operações com menor custo

Seguindo a ideia de atender a altas de demandas de clientes fixos, sazonalidades e surpresas do dia a dia, a frota terceirizada também permite o aumento da sua operação com custo reduzido.

Mesmo antes da inflação que vivemos hoje, resultado da pandemia causada pelo Coronavírus, a aquisição de caminhões e sua manutenção que já era de custo altíssimo para uma transportadora, hoje se tornam ainda mais nocivas às despesas. Por isso, com a frota terceirizada é muito mais viável aumentar os custos sem elevar os gastos.

Redução de voltas vazias e ociosidade

Uma das grandes preocupações dentro de uma frota própria é arcar com voltas vazias e ociosidade dos veículos, problema que pode ser evitado com uma frota autônoma.

Nesta estratégia, você contrata apenas sob demanda, ou seja, incluindo exclusivamente o trecho necessário para o transporte da mercadoria e trazendo ainda mais redução de custos para dentro da sua empresa.

Frota própria ou caminhoneiro autônomo: qual a opção mais lucrativa e segura?

Se você preza mais pela centralização e proximidade das atividades dentro do seu negócio e esse é um fator estratégico para garantir lucro, então a frota própria pode ser a melhor opção.

Porém, agregar uma frota formada por caminhoneiros autônomos não precisa sair de questão. Assim, você atende suas necessidades e abre possibilidades.

Agora, se o seu foco maior é ter flexibilidade e aumentar os lucros sem elevar gastos, então a contratação de caminhoneiros autônomos é o caminho.

Com esta estratégia você pode ampliar e reduzir seu atendimento quando desejar e, somada a dica da tecnologia que demos acima, ainda manter os processos centralizados e com gestão próxima.

E o quesito segurança, hein? Para ambas as estratégias, é necessária a busca por parceiros que forneçam serviços para tal, como rastreamento de cargas, consulta de documentos, entre outros.

Agora é só colocar as vantagens e pontos de atenção na balança, comparar com os objetivos da sua transportadora e seguir rumo ao sucesso dos negócios!

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo e que continue com a gente para conferir os próximos. Até mais 😉

Você já conhecia os benefícios da Fretebras?

Ao optar pela estratégia de contratação de caminhoneiros autônomos (frota terceirizada), você pode contar com a nossa plataforma para entregar tudo o que a sua transportadora precisa.

Você estará dentro de uma base com mais de 700 mil caminhoneiros onde, em até 3 minutos, pode encontrar o perfil certo para a sua carga, além de contar com serviços como Conta Digital, Clube de Vantagens, prêmios e muito mais.

Para acessar outros conteúdos sobre as tendências do transporte rodoviário de cargas no Brasil, acesse o Blog Fretebras. Ficou com alguma dúvida? Clique abaixo e veja como a Fretebras pode ajudar você a pegar a estrada!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: