Logística e Transportes

Como faturar mais com a frota de caminhões? Descubra agora!

O transporte de cargas é um dos principais desafios e também uma das atividades cotidianas das transportadoras. Isso porque há uma ampla gama de produtos a serem transportados, e cada tipo apresenta necessidades diferentes, ou seja, demanda uma atenção personalizada e diferenciada.

De forma simultânea, também é muito importante apostar em estratégias que possam aumentar o faturamento com a frota de caminhões da empresa e, assim, otimizar os resultados. 

Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post, forneceremos algumas dicas que o ajudarão a aumentar os lucros com a frota de caminhões. Continue lendo!

Como aumentar os lucros com a frota de caminhões?

Existem diversas práticas que podem ser mantidas com a intenção de aumentar o faturamento com a frota de caminhões. Entre elas, estão o planejamento de rotas, o controle de combustível, a diversificação dos serviços e os aplicativos de frete. Abordaremos essas questões detalhadamente na sequência. Confira!

Faça o planejamento de rotas

Trata-se de uma das práticas mais eficazes utilizadas com a intenção de aumentar os lucros. Isso ocorre porque, com o planejamento, as distâncias percorridas com as viagens ficam reduzidas. Além disso, é possível fazer mais entregas em menos tempo.

Como consequência dessa questão, há a economia de combustível, pois as viagens serão mais curtas, e a frota apresentará uma menor quilometragem. Essas questões, somadas, contribuem para a redução do consumo de combustível e também auxiliam a reduzir os gastos.

Controle o combustível

Não é segredo para ninguém que o combustível é bastante oneroso nas operações das transportadoras. Por esse motivo, é muito importante controlar o consumo. Isso pode ser feito por meio de diversas ações. Entre elas, estão o planejamento de rotas e o treinamento dos motoristas para maior controle deste consumo.

Diversifique os serviços

A diversificação dos serviços é uma ótima estratégia para aumentar o faturamento com os caminhões. Isso acontece porque, com a diversificação, a sua empresa conseguirá atrair mais clientes, pois atenderá aos interesses de uma gama maior de consumidores. Por conta disso, essa é uma das melhores táticas para otimizar os lucros da frota.

Nesse contexto, a sua transportadora pode optar, por exemplo, por transportar diversos tipos de produtos. Entre eles, estão alimentos perecíveis, cargas perigosas, aço, vidro, papel etc. Dessa forma, a sua organização tende a atender a mais empresas, o que contribui para o aumento do faturamento.

Use plataformas de publicação de cargas online 

Sem dúvidas, essa é uma das melhores táticas para aumentar o faturamento com a frota de caminhões. A plataforma de publicação de cargas da Fretebras conta com uma funcionalidade exclusiva para empresas disponibilizarem suas frotas (frotas ociosas) para que outras transportadoras possam carregar fretes. 

Dessa forma, a transportadora pode usar a plataforma Fretebras para encontrar caminhoneiros para os seus fretes e, também, para faturar com uma possível frota parada. Todas essas questões ajudam a otimizar a produtividade e permitirão que o seu negócio foque outros aspectos estratégicos.

Vale destacar que é muito importante analisar o resultado de todas essas ações e adotar melhorias de acordo com eles. Isso porque, a identificação de gargalos é uma ótima oportunidade para a sua empresa solucionar os problemas existentes e se aperfeiçoar no mercado.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas com a intenção de aumentar o faturamento com a frota de caminhões. Basta ter planejamento e organização com algumas questões. Esse processo pode ser complicado no início, no entanto, trará ótimos retornos para o seu negócio.

Este post sobre frota de caminhões foi útil? Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Entre já em contato com a gente. Estamos dispostos a ajudar a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema. Será um grande prazer auxiliá-lo.

Mais pessoas podem aprender. Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =