Quem trabalha com logística sabe que a segurança dos caminhões não é só uma preocupação, é uma questão de sobrevivência de toda a operação. Nesse sentido, a manutenção de frotas vai garantir que os veículos continuem sempre transportando, com mínimas chances de falhas durante a direção.

Mas olha, a gestão da manutenção não é só sobre trocar um óleo aqui ou ajustar um freio ali. É um verdadeiro quebra-cabeças para garantir que sua frota esteja sempre pronta para encarar a estrada sem perrengues. Isso porque você precisa de estratégia para avaliar todas as peças e encaixá-las em perfeito estado no seu caminhão.

Primeiro, vamos falar de grana, porque a gente sabe que o dinheiro não cresce em árvore. Os gastos com manutenção podem variar, mas seguir uma rotina de cuidados pode fazer com que esses gastos fiquem na faixa dos 10% do preço total do caminhão

Agora, se a ideia é deixar a manutenção de lado, a conta pode chegar a assustadores 70% do valor do veículo (em casos de problemas mais sérios, como danos no motor). E não queremos ninguém levando esse prejuízo todo, né? Então, segura essas dicas que a gente garimpou para você começar uma verdadeira revolução na manutenção de frotas!

Integre os tipos de manutenção

Pensa comigo, a manutenção de frotas é como cuidar da saúde. Você faz exercícios preventivos, come direito, faz check-up e, se rolar algum problema, trata na hora. Com a gestão de caminhões, é a mesma pegada. Temos três tipos de manutenção: a preditiva, a preventiva e a corretiva.

Preditiva

Ela faz uma avaliação completa do caminhão no estado em que ele se encontra, independentemente de um cronograma definido para trocas de peças. Aqui, o mecânico olha a eficiência de cada componente do caminhão, sem se importar com o tempo de uso de cada um. O ideal é aproveitar para fazer a manutenção preditiva no intervalo entre uma viagem e outra.

Então, a prática consegue evitar problemas e é essencial quando a frota não pode parar nem por um segundo durante a atividade. São usados recursos tecnológicos para fazer uma análise aprofundada do veículo, como câmeras, sensores, rastreadores e testes de vibração.

Preventiva

Essa manutenção segue prazos definidos de avaliação, geralmente recomendados pelos fabricantes. O mecânico cumpre uma rotina de trocas a partir do que ele observa sobre o desgaste das peças. A manutenção preventiva, como o nome já sugere, te ajuda a agir antes que algo dê errado. 

Corretiva

É a que menos gostamos, porque acontece quando não rolou a manutenção preditiva, nem a preventiva. Aí, já era. É pagar mais caro para consertar o estrago.

Defina um cronograma de manutenção de frotas

Bora construir um calendário com as manutenções preditivas e preventivas? Cada caminhão tem suas necessidades, então não rola um esquema único. 

Coloque no papel os dias e horários das avaliações, cruzando com os momentos em que os veículos passam pela garagem. Disciplina é a chave do sucesso na estrada!

Para as manutenções preventivas, siga as recomendações de trocas dos fabricantes das peças. Já em relação à manutenção preditiva deve acontecer sempre que o caminhão rodar entre 10 e 15 mil quilômetros.

Monte uma lista de itens para conferir

Você presta atenção aos detalhes? Para te ajudar, criamos um checklist completo de manutenção de frotas. Bora avaliar direitinho:

  • Estado dos pneus e freios em dia?
  • Fluidos e temperatura do motor na medida certa?
  • Emissões de CO₂ sob controle?
  • Luzes e faróis funcionando direitinho?
  • Bateria com carga total?
  • Nada solto por aí?
  • Óleo no ponto certo?

Vale olhar também se tem danos, trincos ou arranhões que podem complicar a sua viagem. E não esquece: a qualidade das peças faz toda a diferença. Escolha fornecedores confiáveis, porque na hora do aperto, não dá para esperar muito.

Faça o Raio-x da sua frota

Construa um registro de cada veículo. Nele, você vai atualizar os dados de “vida útil” do caminhão para saber se o desempenho dele está dentro do esperado ou se os problemas estão excessivos. 

Comece pela idade, marca e modelo do veículo. Depois, passe para o consumo de combustível. Anote as datas e locais de abastecimento, a quantidade abastecida e os custos. Depois, isso vai ser útil para comparar com a distância rodada e chegar ao consumo.

Em seguida, acrescente informações de utilização. Registre quem são os condutores responsáveis, as datas de uso e a quilometragem de suas viagens. Aproveite para também ter sempre acessível à documentação do motorista, com a validade da CNH e as certificações do profissional.

Na mesma ficha, compile as informações de manutenção planejada e os reparos não programados. Não se esqueça das datas, das peças utilizadas e dos custos.

Por fim, deixe o espaço para as ocorrências nas estradas. Além de detalhar o que aconteceu, inclua datas, horários, locais e a possível causa de todos os acidentes, junto às informações relacionadas ao acionamento do seguro.

Siga todas as dicas e comece a cuidar da manutenção de frotas do jeito certo. Afinal, caminhão seguro é caminhão que não te deixa na mão. E para sempre ficar ligado nas novidades do mundo do transporte de cargas, siga a Fretebras no Instagram. Tá cheio de conteúdo que vai facilitar a sua vida!

 

 

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