O seu veículo merece viver por muitos e muitos anos. Ele é o seu companheiro de trabalho, tá sempre contigo, não reclama e tem uma disposição invejável. Mas você tem que aprender como aumentar a vida útil do seu caminhão para que tudo continue assim.

A gente vai te ajudar nessa. Temos um inimigo comum: a depreciação da frota. A boa notícia é que estamos com a vantagem porque descobrimos a fórmula da juventude no transporte de cargas. Seu caminhão precisa aproveitar!

Aumentar a vida útil do veículo ajuda o gestor da frota

Além do motorista, o gestor da frota também recebe os benefícios diretos do cuidado com os veículos. Afinal, como há muitos caminhões para gerenciar, ele não tem tempo de ficar remediando falhas ou cobrindo prejuízos. Um processo bem estruturado é a solução para quem quer evitar dor de cabeça nas viagens.

Práticas essenciais em pequenas e grandes frotas

Monte o seu checklist de preservação de veículos! Vamos falar de dicas práticas que vão além da rotina de manutenção. O objetivo deste texto é chamar atenção para pontos extras que talvez você ainda não tenha olhado com atenção.

Avalie o combustível

Abastecer com combustível de baixa qualidade ou adulterado traz sérios problemas ao veículo. Se o motor for comprometido, o que é uma possibilidade, o caminhão perde a potência e alguns anos de vida. É o famoso barato que sai caro. Por isso, desconfie de preços baixos demais e sempre escolha postos confiáveis. Troque ideias com colegas para fazerem uma rede de indicações.

Cuidado com os pneus

Os pneus carregam os caminhões nas costas. Não deve ser fácil dar conta daquele peso todo por longos períodos. Então, você deve fazer a sua parte e aliviar para eles. Pode começar com a calibragem semanal, mesmo que eles não pareçam estar murchos. Aproveite e confira se as rodas estão alinhadas, o que vai dar mais estabilidade e segurança. Você nota que algo está errado quando a direção puxa para um dos lados.

Outra recomendação é ficar atento ao nível do desgaste dos pneus e fazer a troca ou a recapagem preventiva, sem esperar que um acidente aconteça. Eles vão dar sinais pedindo ajuda. Observe se a profundidade de sulco atingir o limite de 1,6 milímetro, deixando as faixas transversais mais visíveis.

Também é muito importante fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros rodados. A prática prolonga a vida útil do caminhão em geral, além de possibilitar o desgaste uniforme das peças, compensando falhas sutis.

Contar com seguro é essencial

O transporte de cargas tem os próprios riscos inerentes da atividade: roubos, acidentes, quebra de componentes e falhas. Muitas dessas situações são imprevisíveis e podem significar um prejuízo gigantesco ao seu negócio. Sem o seguro, interromper a sua operação torna-se uma possibilidade. Não compensa arriscar. A paz que um caminhão segurado transmite não tem preço.

Não esqueça da troca de óleo

Em geral, mecânicos recomendam que a troca de óleo seja feita após o caminhão percorrer entre 10 e 50 mil quilômetros. No entanto, os valores são apenas um referencial. É preciso ficar de olho no que cada fabricante indica, na qualidade do produto e no nível de armazenamento. De tempos em tempos, dá um confere lá, beleza? A gente indica retirar toda a quantidade de óleo velho antes da troca e não misturar marcas.

Cuide da refrigeração do veículo

É o líquido de arrefecimento que ajudará a manter o motor na temperatura ideal, sem aquecer demais. Antes de cada viagem, dá uma checada se o volume dele está no ponto indicado.

Quando o produto é insuficiente, o motor é quem paga o preço. Em geral, as montadoras indicam a troca do fluido a cada dois anos, mas a proporção correta de água/aditivo tem que ser acompanhada regularmente.

Tenha atenção dobrada com os filtros de ar, óleo e combustível

O motor é o coração do caminhão. Proteja ele com os filtros para evitar o infarto do veículo.

Filtro de ar

Depois de uma longa viagem, principalmente com algumas condições ruins das estradas, vale dá um confere no filtro de ar. Ele impede que impurezas de diversos tipos cheguem até o motor e comprometam a eficiência dele. Caso isso aconteça, as peças se desgastam e o consumo de combustível sobe.

Filtro de óleo

A regra é muito clara: o filtro de óleo deve ser substituído sempre que haja troca de óleo em seu caminhão. O papel dele é impedir que impurezas causem fricções e danos nas peças do motor.

Filtro de gasolina

Ele cuida do sistema de injeção ao reter impurezas do combustível. Com a peça em ordem, os bicos injetores não entopem, prevenindo falhas. Profissionais sugerem a troca a cada 15 mil quilômetros rodados.

Percebeu como aumentar a vida útil do seu caminhão não é um bicho de sete cabeças? São procedimentos que provavelmente você conhece, mas não sabia qual era a frequência indicada nem como incluir as recomendações em sua rotina.

Agora, é colocar a mão na massa e evitar a depreciação do seu veículo. Quer aprender mais? Baixe o nosso guia de boas práticas no transporte rodoviário.

Compartilhe: