O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e é responsável por posicionar o Brasil como um dos principais produtores de grãos do mundo. Dessa forma, ao longo desse artigo você irá descobrir como funciona o transporte de grãos no Brasil, quais os tipos de veículos utilizados para distribuição e dicas de como evitar perdas durante o transporte. Vamos lá?
Não é segredo que o agronegócio é essencial para a economia do país e até para o mundo, para termos uma ideia, de acordo com o Conab (Conselho Nacional de Abastecimento), a projeção de grãos para a safra de 2022/23 está estimada em 308 milhões de toneladas. Muita coisa, não é mesmo?
Agora, você já imaginou como todo esse material é distribuído e entregue até o seu destino final? É aí que entra a logística do transporte como uma etapa essencial para o transporte de grãos.
Atualmente, o modal rodoviário é responsável por 61,1% do transporte de grãos, seguido do ferroviário, 20,7%; o aquaviário, 13,6%; o dutoviário, 4,2% e o aeroviário possui apenas 0,4%, segundo os dados da Confederação Nacional do Transporte.
Executivos da indústria de caminhões estimam que mais de 30% das vendas hoje são para empresas que atendem o agronegócio. Afinal, tendo em vista a quantidade de grãos que são transportados dentro do país, esse resultado não poderia ser diferente.
É até por isso que o transporte de grãos é feito preferencialmente por cavalos mecânicos que possuem uma boa potência para puxar o bitrenzão. Além de possuir tecnologia moderna e cabines confortáveis para que os caminhoneiros tenham mais conforto pelas estradas do Brasil, que convenhamos, não é um país nada pequeno em relação à extensão territorial.
Segundo o Contran, órgão regulador do setor no Brasil, o transporte desse tipo de carga deve ser feito por meio de carrocerias com guardas laterais fechadas ou com telas metálicas com malhas de dimensões que impeçam o desperdício do material durante a viagem.
Inclusive, nós temos outro artigo completo onde falamos sobre os tipos de carrocerias disponíveis. Se quiser saber mais, salve o link que iremos deixar aqui e corre lá após terminar essa leitura, tudo bem?
A carga também precisa estar coberta por uma lona ancorada na carroceria do veículo e em bom estado.
O modelo mais utilizado para o transporte de grãos é o caminhão graneleiro, já que esse tipo de carroceria possui grades laterais altas, auxiliando no armazenamento da mercadoria durante a viagem.
Outra possibilidade para esse tipo de carga é a caçamba basculante, que é muito utilizada para transportar terra e areia, mas também pode ser eficiente no transporte de carga a granel.
O Brasil é um dos principais produtores de grãos no mundo devido ao clima favorável e solo fértil. Inclusive, o cultivo de soja é responsável por posicionar o Brasil como segundo maior produtor do mundo.
Mas, que tal vermos as principais variedades de grãos para exportação e algumas dicas para transportá-los? Vem com a gente:
Os principais grãos para exportação são:
O transporte de soja deve ser feito com a carroceria bem vedada e de preferência em uma rota do qual a carga não tenha contato com chuva ou água para evitar o surgimento de microorganismos.
O transporte do milho requer um estudo logístico para encontrar a melhor rota, verificação da presença de pragas e fungos na carreta e atenção redobrada no peso e na amarração da carga.
O trigo apresenta um desafio para ser transportado, já que ele não pode ficar muito tempo em trânsito pois é muito sensível às condições climáticas.
Anteriormente vimos algumas dicas específicas sobre como evitar a perda de grãos durante o transporte, porém, tem algumas regras que se aplicam de modo geral a qualquer operação que envolva o transporte de carga a granel. Confira:
A carroceria adequada ao tipo de grão que será transportado faz toda a diferença na hora do transporte e armazenagem. Por isso, a carroceria basculante ou graneleira são ideais para o transporte de grãos.
A distribuição dos grãos deve ser feita de modo adequado para evitar que o caminhão perca o controle e acabe se desequilibrando. Para evitar que isso aconteça o recomendável é evitar a sobrecarga.
Pode parecer óbvio, porém, uma lona frouxa pode fazer com que o caminhão acabe desperdiçando a carga ao longo de todo o trajeto, o que pode causar um baita prejuízo no final da rota.
Identificar o percurso mais adequado para o transporte da carga é essencial para manter a integridade da carga, do veículo e do motorista. Tendo em vista que uma rota bem planejada evita trechos precários e perigos.
Se você chegou até aqui, então já sabe que o processo que envolve o transporte de grãos no Brasil é bem mais complexo do que poderíamos imaginar.
O agronegócio vai muito além da distribuição de alimentos nas mesas dos brasileiros.
Por trás dos bastidores identificamos que existem diversos obstáculos relacionados à infraestrutura, transporte e alguns cuidados que devem ser tomados.
Contudo, com a utilização dos veículos e carrocerias adequadas, podemos ao menos amenizar o risco de perdas durante a viagem.
Além disso, um bom planejamento da viagem, organização da carga e das estradas por onde ela irá passar pode fazer toda a diferença para que chegue até o destino final sem nenhum imprevisto.
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