Fizemos este conteúdo como um guia do transporte de cargas na construção civil. Vamos falar sobre a logística, principalmente relacionada à distribuição, no setor. Em seguida, traremos informações sobre os veículos mais utilizados, as especificidades dos materiais de construção e, por fim, dicas para otimizar o seu trabalho. Continue com a gente para ficar bem informado sobre o assunto!
Como funciona o transporte de cargas de construção civil?
Construção civil e desenvolvimento caminham lado a lado. A partir de estruturas metálicas, de concreto armado ou de madeira, projetos dão vida a edificações, infraestruturas diversas e até obras de arte. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a expectativa é que a atividade cresça 3,5% em 2022. A demanda é alta. Basta olhar ao redor e observar o número de pontes, túneis, prédios, estradas, casas, lojas e shoppings surgindo constantemente.
No entanto, o sucesso do setor está diretamente relacionado ao transporte de materiais de construção e equipamentos específicos. São os caminhões de frete que distribuem os diversos insumos da fábrica, tornando-os acessíveis em todo o Brasil. Cada tipo de carga tem suas características, as quais necessitarão de veículos e condições especiais nas viagens.
Além disso, grandes obras demandam máquinas pesadas, que são geralmente locadas. Somente as transportadoras especializadas, com capacidade de movimentar itens gigantes como escavadeiras, e possuem frota adequada à distribuição de variadas cargas atenderão bem a esse mercado.
Tipos de veículos mais utilizados
A escolha do veículo a ser utilizado no transporte de cargas de construção civil vai depender da natureza do material. A Combinação Veicular de Carga (CVC), composta pela cabine e seus implementos (reboques ou semirreboques) e a carreta rodotrem funciona muito bem com a madeira. Como medida de proteção, você deve imobilizar as toras com as escoras, cabos e cintas.
O transporte de areia, brita e cimento, por exemplo, vai muito bem no caminhão basculante (também chamado de caminhão caçamba). Isso porque a movimentação de descarga é facilitada por sua carroceria retrátil. Ele também suporta alto volume e, com sua estrutura metálica rígida, oferece mais segurança ao impedir que a carga ultrapasse as laterais da caçamba.
Sobre os equipamentos pesados, existem diferentes tipos de veículos indicados. Afinal, as dimensões e o peso das máquinas variam. Pode ser o caminhão plataforma, com rampas traseiras e pé de apoio que, carretas com dois ou três eixos, cavalo mecânico, cavalo trucado, bitrem e rodotrem. O comprimento e capacidade vão definir a melhor escolha.
Transporte de cargas pesadas
Grande parte do material de construção transportado é formado por cargas pesadas, como máquinas indispensáveis ao trabalho. Trator, pá carregadeira e escavadeira ilustram o que estamos falando. O primeiro passo para o transporte desses itens é encontrar um parceiro que seja capaz de executá-lo com total segurança.
Utilizar um tipo de veículo compatível com a especificidade da tarefa é fundamental. São necessários caminhões com alta força mecânica, carroceria resistente, que ofereça proteção ao item, e capacidade de acessar os canteiros de obra. Como boa prática, a recomendação é distribuir bem o peso dos equipamentos pelo caminhão.
No aspecto da legislação, quando as dimensões estabelecidas para as cargas comuns é ultrapassado, a fiscalização exige o porte de Autorizações Especiais de Trânsito (AETs), emitidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Fora isso, fique de olho nas determinações específicas dos lugares por onde passar, uma vez que cada cidade e estado têm suas próprias determinações — horário permitido de acesso, sinalização, necessidade de batedores.
Exemplos de carregamento de construção civil
A lista de materiais de construção é grande. Confira alguns deles abaixo.
- Cimento;
- Argamassa;
- Tijolo;
- Pedra (brita);
- Areia;
- Gesso;
- Madeira;
- Concreto;
- Aço (vigas, chapas);
- Cal;
- Gesso;
- Telha;
- Tinta;
- Máquinas (trator, escavadeira, pá carregadeira etc.);
- Materiais hidráulicos e elétricos.
Perda de produtos durante o trajeto
O desperdício do material de construção durante o transporte pode representar grandes prejuízos durante o transporte. Trata-se, geralmente, de itens caros, com alto valor agregado. Desse modo, todo cuidado é pouco no sentido de garantir a integridade da carga. A maior parte dela é composta por mercadorias pesadas e secas. Portanto, caminhões com carrocerias abertas são comumente utilizados na atividade. O que é um erro. Recomendados veículos fechados e lonados que impeçam infiltrações e qualquer tipo de umidade ou ação do sol.
A fim de evitar o desperdício pelas estradas, o indicado é treinar bem os motoristas sobre manobras de segurança, substituindo as freadas bruscas. Utilizar artifícios de proteção como: malhas metálicas, lonas bem conservadas na carroceria, cordas de imobilização, tiras e escoras pode ser uma boa ideia.
Dicas para otimizar o transporte
Veja, na sequência, algumas dicas simples que vão otimizar o transporte de material de construção.
Planejamento de rota
Não dá para negligenciar, em hipótese alguma, o estudo da melhor rota para o transporte de cargas de construção civil. Você deve levar em conta a dimensão e altura do caminhão, a legislação vigente (permissões) nos locais que ele deve passar, a altura de túneis e viadutos, bem como as condições da estrada. Nesse caso, nem sempre o caminho mais curto será o melhor.
Utilize veículos fechados
Escolha os veículos fechados, em ótimas condições, que possam oferecer total proteção ao material transportado. Evitar o contato com o sol e a chuva vai preservar a integridade dos itens durante a viagem. Como vantagem adicional, esse tipo de caminhão apresenta mais segurança no que diz respeito ao desperdício de carga a granel (sem embalagem) no transporte.
Frete CIF e frete FOB
Neste outro artigo, aqui, falamos sobre os diferentes tipos de frete, incluindo o CIF e o FOB. A diferença entre eles está em quem assume a responsabilidade pela mercadoria. Enquanto no CIF (custo, seguro e frete), o remetente é quem gerencia os riscos até o recebimento, no FOB (livre a bordo), é o comprador da mercadoria que cumpre esse papel.
Você deve estar se perguntando qual deles é o melhor no transporte de material de construção. Depende. Em lugares de fácil acesso e que demandam alto volume de itens, o CIF pode ser melhor. Assim, a logística é facilitada com a entrega completa direto no canteiro de obras. No entanto, em espaços de difícil acesso, o frete dos diferentes materiais pode encarecer o orçamento. Aí, o FOB surge como alternativa para trazer mais flexibilidade ao processo.
Ao longo deste artigo, você aprendeu como funciona o transporte de cargas na construção civil. Procuramos trazer dados sobre a atividade, com informações completas, pensando no sucesso de sua operação. Queremos otimizar a prática, eliminando o desperdício de material de construção durante a viagem. Se curtiu o texto, vale a pena acessar o Blog Fretebras e se cadastrar na nossa newsletter!
Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?
Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.
Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.