Quando pensamos em construção civil, é impossível não visualizarmos imediatamente as grandes obras pelas quais passamos nas ruas e entendermos, organicamente, que pela quantidade de insumos utilizados em projetos como estes, que há uma grandiosidade presente ali, e que ela impacta tanto o país e a economia como um todo, quanto o setor de transporte rodoviário de cargas.
Afinal, os insumos deste mercado vem e vão de alguma forma, né?! E tendo o transporte rodoviário como responsável por cerca de 61% do trânsito de cargas no país, além de ser o modal mais indicado para o transporte de materiais da construção civil, já se vê a importância do assunto para quem trabalha no setor.
Vamos deixar mais claro ainda? Segundo a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 10% das pessoas empregadas no país são da construção civil, 9% dos tributos são gerados pelo setor, 7% do PIB (Produtor Interno Bruto) vem deste mesmo mercado e 62 atividades econômicas da nossa indústria são realizadas pelo setor.
Muita coisa né?! Então bora com a gente aprender mais sobre este segmento promissor, saber de algumas curiosidades, cuidados no transporte deste tipo de produto, dicas e muito mais pra te ajudar a dar aquele gás na sua operação ou até pra você embarcar de vez neste mercado com muita informação valiosa.
A importância da construção civil no transporte rodoviário de cargas
Além dos números que já mostramos acima, vale citarmos também como o transporte destes produtos se comportaram dentro da 7ª Edição do Relatório Fretebras.
Este estudo apurou o movimento do transporte de cargas na nossa plataforma comparando o 1º trimestre de 2021 com o 1º trimestre de 2020 e, mesmo com a pandemia em altos índices de preocupação, na época, vimos números muito significativos.
Os fretes publicados que continham como carga insumos da construção civil totalizam 13,6% do montante geral. Em dinheiro, foram R$ 2,4 bi distribuídos pelas nossas estradas e o aumento do volume de fretes entre os períodos totalizou 68,5%. Dados que sustentam ainda mais a visão promissora deste segmento pro país como um todo.
Agora, sabe o que é melhor? A 8ª edição do nosso relatório Fretebras está quase saindo do forno e você vai poder conferir, em breve, novos estudos com parâmetros e informações do nosso segmento, seja você de uma transportadora, caminhoneiro, porte pequeno, médio, grande, pra todos.
E tudo com uma linguagem fácil, leve e simples de entender. Continue acompanhando nossas comunicações e aguarde!
Os tipos de veículos mais utilizados
Há inúmeros tipos de insumo para construção civil e, com isso, diferentes tipos de caminhão envolvidos nestes transportes. De forma geral, os modelos de caminhão mais utilizados no deslocamento de produtos dentro deste segmento, são:
Caminhão basculante
Além da sua função importantíssima para a retirada de entulhos em obras, este tipo de caminhão também é comumente utilizado para o transporte de areia, brita, cimento, entre outros.
Entre os tipos de basculantes, temos: toco (semipesado), truck, (pesado) e bitruck.
Caminhão grade baixa e graneleiro
Estes tipos de caminhão são utilizados, respectivamente, para o transporte de cimento (ensacado e paletizado) e matéria prima a granel (argila, gesso, calcário, escória siderúrgica, entre outros).
Caminhão comboio
Este caminhão tem a missão de transportar líquidos inflamáveis, como combustível e lubrificantes, insumos indispensáveis para obras, pois costumam ter muitas máquinas operando a todo vapor e que precisam deles para seguir trabalhando.
Caminhão guindaste
Com papel fundamental em grandes obras, o caminhão guindaste tem a função, não só de içar, mas também de carregar máquinas com peso superior ao que guindastes comuns conseguiriam.
Sua versatilidade permite que o trabalho seja feito com mais precisão e agilidade, além de operar muito bem em solos irregulares.
Construção civil: transporte de cargas pesadas
Quando pensamos em construção civil, talvez venha à nossa mente, de cara, insumos como, areia, pedra, cimento, entre outros. Mas, quando nos aprofundamos no assunto, vemos que a maioria dos transportes se tratam de cargas pesadas, muito diferentes destes materiais que citamos. Olha só:
- Vagões e contêineres;
- Silos e reservatórios;
- Motores e geradores;
- Transformadores e equipamentos elétricos;
- Máquinas e veículos pesados;
- Postes e estruturas metálicas;
- Equipamentos agrícolas e/ou industriais.
Junto com esta necessidade, que é transportar cargas extremamente pesadas, porém necessárias para quem trabalha no setor, surgem dificuldades, como estar na mira de criminosos, pois muitos destes equipamentos são caros, necessidade de veículos específicos para o transporte, além de lidar com custos mais altos pelo frete como um todo e doses extras de burocracia.
Pra te ajudar nessa, aqui ficam algumas dicas para evitar esses probleminhas:
- Selecione o tipo certo de veículo para cada carga. Não se apresse e nem “dê um jeitinho” se quiser alcançar o objetivo esperado. Se planeje com antecedência.
- Falando em planejamento, planeje rotas e itinerários com antecedência. As opções para cargas pesadas são ainda mais limitadas, fique de olho.
- Planeje os tempos e movimentos de carga e descarga e envolva uma equipe capacitada para tal. Os erros neste processo para cargas pesadas podem dar mais dor de cabeça do que se imagina.
- Escolha motoristas capacitados. Para equipe própria, fique de olho e disponibilize treinamentos, quando necessário. Para autônomos, escolha meios de confiança para contratação.
E lá vai uma dica extra. Aqui na Fretebras é possível encontrar este perfil de motorista com agilidade e segurança. Basta anunciar sua carga com todas as informações corretas que você receberá sugestões dos melhores caminhoneiros pra você.
Conheça nossos planos e soluções e experimente grátis.
Materiais mais carregados para construção civil
Conforme contamos pra vocês acima, as nossas edições do Relatório Fretebras trazem muitas informações sobre o nosso segmento, considerando a abrangência da nossa plataforma, que hoje conta com, aproximadamente, +18 mil empresas, +740 mil caminhoneiros e +1 milhão de fretes publicados por mês.
Entre indicadores, informações e curiosidades, na nossa última edição (7ª), temos o total de produtos transportados na categoria dentro da nossa plataforma, que são:
- Cimento (campeão!);
- Telha;
- Pisos;
- Pedra;
- Vidro.
Além destes, no mercado como um todo, não podemos esquecer o transporte de máquinas e veículos, que estão muito presentes na construção civil. Nós os citamos no tópico anterior, mas vamos relembrar ;)
- Vagões e contêineres;
- Silos e reservatórios;
- Motores e geradores;
- Transformadores e equipamentos elétricos;
- Máquinas e veículos pesados;
- Postes e estruturas metálicas;
- Equipamentos agrícolas e/ou industriais.
Dicas sobre o transporte de produtos para construção civil
Fique de olho nas instruções do fabricante
As instruções de uso e manuseio de um produto não são pensadas e estampadas nas embalagens à toa, é?! E quando falamos de materiais sensíveis, como telhas, vidros e pisos, por exemplo, é indispensável ficar de olho nelas.
Assim, além da eficácia do transporte, você pode, também, identificar um defeito pelo qual o material possa ser devolvido sem custos, e, quanto à embalagem, conseguir reaproveitá-las, pois, por muitas vezes, elas são projetadas para auxiliar no transporte.
Cuidado com o armazenamento
Em muitas situações, a empresa que realizará o transporte também armazenará os materiais por determinado período. Mas, aí surge o problema da umidade e calor em excesso, pois, nem sempre estes galpões estão preparados para evitar que as cargas passem por isso.
Mas, é possível adaptar estes espaços e nós vamos deixar algumas dicas:
- Tintas: deixá-las em lugares arejados e longe de fontes de calor, pois muitas são tóxicas e/ou inflamáveis.
- Telhas cerâmicas e equivalentes: em lugares abertos, desde que cobertos por lona ou qualquer outro meio de proteção da chuva.
- Elétricos, hidráulicos e tubos: de preferência, dentro de caixas, sob um abrigo coberto e seco.
- Materiais agregados: devem ser alocados respeitando o espaço entre finos e grossos, para evitar que se misturem.
Planeje bem o acondicionamento na carroceria do caminhão
Um dos principais problemas no transporte deste tipo de material é a perda de parte da mercadoria, porque quebraram no caminho. Por isso, reserve tempo e um espaço confortável para o carregamento, evite espaços entre caixas e faça o que for preciso para que não revire o que tem dentro delas e para evitar que tombem.
Cimento, vento e umidade não combinam
Sabia que se você empilhar os sacos de cimentos direto no chão, eles podem absorver a umidade e estragar? Assegure-se de que isso não aconteça e de que eles também sejam alocados bem próximos uns dos outros, para evitar o ressecamento, além da preferência pelo empilhamento em cruz e somente entre 8 e 10 sacos, para diminuir as chances de acidente.
Amarração dos materiais
Cada material vai exigir um tipo de amarração diferente e deve ser levado em consideração a presença de bordas afiadas, espaços entre as caixas (que podem ser preenchidos com sacos infláveis), peso, forma, além de características específicas que vão ditar a fragilidade e regras de amarração para cada carga.
Este é um segmento que carrega muitos detalhes e cuidados consigo, em relação ao transporte de cargas, mas, ao mesmo tempo, é extremamente promissor, por isso, vem com a gente nestas dicas, nunca deixe de aprender e pesquisar ainda mais informações sobre o setor e prepare-se para ir sempre mais longe.
Se para deixar sua operação ainda mais afiada para o transporte de cargas para construção civil sua empresa esteja precisando de um parceiro de confiança na gestão de fretes como um todo, não deixe de conhecer nossas soluções.
Continue acompanhando o Blog Fretebras. Aproveite para assinar nossa newsletter e até a próxima!
Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?
Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.
Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.