Você está preparado para viver a transformação digital na logística? Esse processo impacta toda a cadeia de transporte de cargas, facilita a busca e o acesso a mercadorias que precisam de frete e proporciona atendimento rápido e surpreendente aos consumidores com entregas no estilo vapt-vupt.
Dá para fazer toda a gestão na palma da sua mão, com a emissão de documentos de transporte instantânea, acompanhamento de entregas, cadastro de pedidos, motoristas, pagamentos, averbação automática de seguros e muito mais.
Com o avanço da tecnologia, você pode até operar uma transportadora sem nenhum caminhão. E é muito mais barato! Essa adaptação tecnológica não é exclusiva do setor, é uma necessidade em todas as áreas, especialmente num mercado altamente competitivo.
Aqueles que não se atualizam correm o risco de ficar para trás, tornando a inovação uma condição para a sobrevivência. E aí? Vai agarrar a boia da transformação digital ou vai morrer afogado no mar de concorrência?
Muitas são as diferenças entre uma transportadora digital e a tradicional. Para começar, a segunda conta com processos burocráticos e manuais. Há lentidão, dependência de mão de obra in loco para que todas as tarefas sejam executadas.
Os gestores precisam focar em cada uma das atividades a fim de que elas sejam efetivadas, reduzindo o tempo disponível para prospecção de novos clientes. Nada acontece se não for executado “à maneira antiga”.
Na gestão de transportadoras digitais, a otimização de tarefas é protagonista. Sobra tempo para o fechamento de novos negócios, já que muitas atividades podem acontecer de forma terceirizada, sem passar por um processo burocrático.
Exemplo disso é a emissão da documentação obrigatória de transporte, como Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe) diretamente pelo software TMS da Fretebras para a sua transportadora em menos de um minuto.
Com a transformação digital na logística, também é possível fazer a averbação automática de seguros, realizar a gestão de pedidos e de motoristas, monitorar a carga em trânsito, ter uma parceira de confiança para gerenciar os riscos do transporte, fazer o cadastro e a consulta de caminhoneiros autônomos de forma digital (que vai te dar a certeza que eles são confiáveis e compatíveis com a sua demanda) e muito mais.
Todo esse movimento, que envolve TMS, gerenciamento de riscos e, principalmente, a contratação de profissionais autônomos para fazer o frete para a sua empresa, é rápido, seguro e eficiente. Você pode acessar os dados da sua empresa em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar. Assim, fica fácil tomar decisões embasadas em dados e sempre fechar boas negociações.
As transportadoras tradicionais têm receio de investir em tecnologia, já que não sabem medir o retorno, além de ainda estarem aprendendo ou terem resistência de utilizá-la. O contato com o cliente é feito pessoalmente, por telefone ou por e-mail — fato que dificulta e deixa a atividade bem lenta.
No ato da contratação, o interessado precisa ligar, checar a disponibilidade e, então, receber a contação. As transportadoras digitais, por outro lado, contam com apps de comunicação instantânea, além de formulários digitais que agilizam muito a cotação.
As transportadoras que acompanham a evolução do mercado também oferecem navegador GPS e monitoramento de carga em tempo real. A realidade é completamente diferente da gestão que lança mão de recursos manuais e demorados que não dão conta de atualizar o contratante sobre a posição das mercadorias. Ficou com dúvidas sobre qual caminho seguir?
O primeiro passo para iniciar o processo é entender os ganhos da prática e querer aproveitá-los. Afinal, será necessária uma mudança de cultura em seu ambiente de trabalho, com a substituição de mão de obra operacional e a forte presença da tecnologia no processo.
Vale ressaltar que o treinamento da equipe a cada nova alteração será primordial. Só dará conta de oferecer um bom atendimento e o serviço de qualidade, quem dominar as novas práticas, entendendo a importância vital delas ao negócio.
Em seguida, recomendamos a montagem de um site para contato, relatando a história do negócio, mostrando os serviços oferecidos, com destaque a alguns dos trabalhos já realizados. Lembre-se que o leitor precisará confiar em você após o acesso.
O custo do serviço inicia-se em R$2.500, com adicionais por complexidade da página. Também será necessário pagar uma taxa de até R$400 mensais de manutenção e R$40 anuais do registro do domínio.
A criação de perfis, bem como a gestão deles, nas redes sociais ajudarão a trazer ainda mais pessoas interessadas ao setor de atendimento. Contudo, o sucesso na estratégia dependerá da recorrência nas postagens, com conteúdo atualizado constantemente (no mínimo duas vezes por semana).
Você pode tanto se especializar, cursos básicos custam a partir de R$500 (serão necessários vários e muita prática), terceirizar o serviço ou contratar um profissional para cuidar da comunicação digital da sua transportadora. Os salários variam de acordo com o estado, qualificação do empregado e porte da empresa (média R$2.014. Fonte: Vagas).
Também recomendamos investir em e-mails contendo “iscas digitais” aos potenciais consumidores, produção de textos para blogs com conteúdo de valor ao consumidor, e-books, infográficos e outros conteúdos relevantes ao seu potencial cliente.
Eles vão ver a credibilidade, fornecer os dados em troca de conteúdo e dar abertura para uma comunicação estratégia em direção ao fechamento do negócio. Nessa etapa, também será necessário o apoio de uma agência de publicidade, um freelancer ou um analista de marketing digital que domine os processos (média R$3.147. Fonte: Glassdoor).
Em seguida, sugerimos investir na modernização dos processos internos. Adquira computadores com capacidade de executar os processos digitais (média de R$4 mil cada desktop eficiente).
Para viver a transformação digital, você poderá acompanhar pedidos em tempo real, calcular rotas, emitir documentação de transporte, fazer o cadastro dos clientes, pedidos e motoristas, elaborar o gerenciamento de riscos, contratar o seguro de cargas, monitorar o transporte e cuidar da gestão financeira.
A boa notícia é que existem softwares que te ajudam com essas tarefas: o TMS (ou Sistema de Gerenciamento de Transporte). A solução é completa e nasceu para revolucionar a forma como você trabalha. Aproveite para ganhar tempo, eliminando a burocracia para focar no que realmente é importante: o fechamento de novos negócios.
A tecnologia surgiu para facilitar a sua vida, trazer mais credibilidade, segurança e eficiência para o seu dia a dia. Existem várias maneiras por onde começar a transformação digital. Sugerimos fazer a gestão completa da sua transportadora em um só lugar, com o TMS Fretebras!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Como o pessoal da sua transportadora encontra carroceria munck para os fretes? Essa etapa de…
Conseguir carroceria silo para frete é um desafio para a sua transportadora? Sabemos que encontrar…
Quais são as regiões mais importantes do agronegócio? O que elas produzem? Se você trabalha…
Vai um arroz aí? Sabia que a safrinha de arroz pode ser bastante lucrativa para…
Trabalha com transporte de grãos e quer saber como aproveitar o melhor de cada época?…
Você tem ou já teve problemas para colocar uma carga na estrada pela sua transportadora?…
This website uses cookies.