Você, transportador, que está dando os primeiros passos no grande universo logístico, precisa cuidar muito bem do seu caixa, se quiser sobreviver e crescer no mercado. Mas por onde começar a fazer isso? Bora aprender sobre gestão financeira para novas transportadoras. Vamos te guiar por esse universo, mostrando quais indicadores você deve prestar atenção!
A gestão financeira para transportadoras envolve o controle e planejamento do seu caixa, ou seja, tudo que entra e sai de dinheiro na sua operação. Ela reúne aspectos como controle do fluxo, redução de custos, definição de metas e o uso de tecnologia para otimizar processos. Tudo isso para proporcionar o crescimento sustentável e a solidez do negócio.
Outros benefícios da gestão financeira para a sua transportadora:
- Planejamento estratégico;
- Maior eficiência operacional;
- Controle do fluxo de caixa;
- Resolução de problemas;
- Melhoria na negociação;
- Crescimento sustentável.
Vem aprender como conseguir isso!
Gestão financeira para transportadoras: por onde começar?
O ponto de partida é entender o cenário e o momento específico da sua transportadora. Você precisa começar entendendo muito bem sobre dois fatores muito importantes: a maturidade de sua operação e o seu segmento de atuação. Cada indicador financeiro torna-se mais relevante dependendo dessas variáveis.
O segundo passo é definir metas claras. Não adianta analisar números sem um propósito definido e não adianta ter um grande propósito se você não consegue comunicá-lo de forma simples e clara a sua equipe, de modo que todos entendam os desafios e seu papel para superá-los.
Qual é o foco do ano? Expansão ou maior lucratividade? Prospecção de clientes de novos nichos. Essas metas precisam ser traduzidas para a operação e não ficar só no papel. É preciso ir além dos indicadores macro. Os objetivos devem se tornar metas operacionais.
Passo a passo da gestão financeira para novas transportadoras
- Registre suas finanças: identifique receitas, despesas, fluxo de caixa e indicadores financeiros para obter uma visão clara da situação financeira atual.
- Defina metas financeiras: estabeleça objetivos claros e específicos, como redução de custos, aumento de receita ou lucratividade, para orientar o crescimento da transportadora.
- Organize processos: escolha boas políticas de crédito (aqui tem um ótimo conteúdo sobre o assunto), controle de estoque (peças de caminhão, se tiver frota própria), fluxo de caixa, contas a pagar e a receber para manter a saúde financeira.
- Invista em tecnologia: use sistemas digitais automatizados, como os Sistemas de Gestão de Transporte e emissão de documentos fiscais (TMSs), para reduzir erros, aumentar a produtividade e facilitar a tomada de decisões financeiras. Essas plataformas digitais te possibilitam fechar mais negócios e encontrar melhores fornecedores.
- Monitore sempre: a gestão financeira é dinâmica. Por isso, exige o monitoramento constante e ajustes conforme a evolução do mercado e da transportadora.
- Controle os dados de caixa e operações: registre todas as operações financeiras em uma plataforma digital, atualizando constantemente dados como recebimentos, pagamentos e custos.
Para qual indicador olhar?
Agora, vamos falar de indicadores financeiros, o coração da gestão financeira para transportadora. Se você está no início da operação, com pouco fluxo de caixa, tentando equilibrar custos operacionais e despesas enquanto busca uma expansão rápida, alguns indicadores estarão em destaque.
Para esse momento inicial, além dos registros de entradas e saídas, recomendamos prestar atenção nos indicadores de maior impacto em sua operação, que podem ser acompanhados por meio da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), balancetes e balanço, como o faturamento, receita, despesas e custos.
À medida que sua operação se consolida, a atenção se volta para indicadores mais específicos como, custo de aquisição, markup, margem e receita operacional, EBITDA entre outros.
A importância de cada indicador varia de acordo com o momento da transportadora. Faturamento, receita, lucro, custos operacionais ou despesas… Todos são importantes, mas alguns ganham maior evidência em determinados estágios do seu negócio.
Indicadores financeiros
Se liga nos principais indicadores financeiros para a sua transportadora ficar de olho!
Receita bruta ou faturamento
A receita bruta é a soma dos valores arrecadados pela empresa em um determinado período, referente a prestação de serviços ou venda de produtos. O indicador é o ponto de partida para avaliar o desempenho financeiro da transportadora.
Receita líquida
A receita líquida representa o valor que a empresa efetivamente recebe, tirando os impostos, descontos, devoluções, comissões e multas. Para fazer o cálculo, é só subtrair esses elementos da receita bruta. É uma medida mais precisa do dinheiro que efetivamente entra no caixa da transportadora.
Lucro bruto e Lucro líquido
O lucro bruto é a diferença entre a receita líquida e os custos diretos associados à prestação de serviços (como o custo com combustível e/ou contratação de motoristas terceiros).
O lucro líquido, por outro lado, é o resultado financeiro após a dedução de todas as despesas operacionais, impostos, juros e outros custos não relacionados diretamente à operação. Ele é o verdadeiro ganho da empresa na linha final. Veja como calculá-lo:
Lucro líquido = receita total – custos e despesas totais
Margem de lucro
A margem de lucro é o percentual que a diferença entre o preço que ela cobra pelo serviço de transporte e os custos envolvidos nesse serviço. Calculada tanto de forma bruta quanto líquida, é uma métrica básica para estabelecer estratégias de precificação. Se liga em como encontrar a sua margem:
Margem bruta: (lucro bruto / receita líquida) x 100
Margem líquida: (lucro líquido / receita líquida) x 100
Ticket médio
O tíquete médio revela o valor médio pago por cliente ou em cada transação. É calculado dividindo o faturamento total pelo número de vendas ou clientes. Ele é essencial para estratégias de precificação e planejamento de vendas.
Quais são os problemas da falta de gestão financeira?
Sem gestão financeira, a sua transportadora pode fechar! E, até chegar a esse ponto, outros problemas comuns podem fazer parte da sua rotina. Olha só!
Operação sem escalabilidade ou lucratividade
Sem uma boa organização financeira e operacional que inclui a gestão de caixa, processos e precificação, você pode ter muita dificuldade em crescer seu negócio ou você pode até crescer, mas estar perdendo dinheiro
Atrasos nos pagamentos
A falta de organização no fluxo de caixa pode resultar em atrasos nos pagamentos, prejudicando a relação com funcionários e fornecedores.
Inadimplência e dificuldade para crescer
Ter um controle ruim de entradas e saídas de recursos pode gerar problemas de liquidez para superar dificuldades, como a falta de pagamento de clientes ou mesmo conseguir absorver os custos de uma nova operação.
Como acompanhar os indicadores?
Existem algumas ferramentas disponíveis para acompanhar esses indicadores. O sistema de gerenciamento de transporte (TMS) destaca-se por ser acessível, fácil de usar e muito completo. Ele proporciona uma visibilidade mais ampla da parte financeira da sua transportadora. Conheça o TMS Fretebras!
Mas um ponto importante: ter visibilidade não é suficiente se você não souber onde quer chegar. Então, defina e distribua metas para a equipe antes de avançar para a etapa de acompanhamento.
Agora que você já sabe a real importância de fazer a gestão financeira para novas transportadoras, a gente vai te dar uma mãozinha. Conheça o TMS Fretebras e faça a gestão completa da sua transportadora em um só lugar!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.