Te convidamos a bater um papo sobre um assunto que pode mudar o jogo da sua transportadora: a gestão de transporte de cargas. Vamos explorar cada detalhe do processo e entender por que ele é tão necessário para o seu sucesso. 

E a gente não economizou nas informações, viu? Tem explicação do conceito, as vantagens dele e a apresentação de uma solução para facilitar a gestão de toda a sua operação. Por fim, tem um guia mostrando por onde começar. Pegue seu café e aproveite!

O que é gestão de transporte de cargas?

Bora entender o que significa esse termo? A gestão de transporte de cargas é todo o processo de planejamento, organização e controle das atividades relacionadas à operação de transportes. Estamos falando do que acontece desde a origem até o destino de uma viagem. 

Quais são as vantagens desse processo?

Basicamente, a gestão de transporte é responsável por garantir que os produtos cheguem aos seus destinos de forma rápida, segura e rentável . Se liga em algumas das vantagens que ela proporciona!

Redução de custos

Uma boa gestão de transporte de cargas otimiza o uso de recursos, reduzindo gastos com combustível, na contratação de motoristas, manutenção de veículos e até mesmo multas por atrasos ou problemas no transporte.

Entregas mais rápidas

Com um planejamento adequado e o uso de tecnologias de monitoramento e o planejamento de rotas inteligentes, as entregas são realizadas dentro dos prazos estabelecidos. Dessa forma, há o aumento da satisfação dos clientes e a melhoria na reputação da empresa.

Maior controle do transporte

Com o uso de sistemas de gestão de transporte, como o TMS, é possível ter um controle total sobre as operações, desde a origem até o destino. O monitoramento do frete traz maior visibilidade sobre o status das entregas e a capacidade de tomar decisões rápidas em caso de imprevistos.

Viagens eficientes

Uma gestão bem executada permite identificar gargalos e oportunidades de melhoria nos processos logísticos, com acesso a relatórios de desempenho. Então, é só usar essa informação para aumentar a produtividade da empresa como um todo e acelerar a distribuição de produtos.

E tem mais! A gestão de transporte te ajuda a escolher o caminhão mais adequado (considerando a capacidade e as especificidades da carga), precificar seus fretes de forma mais rentável e cuidar de toda a documentação fiscal em um só lugar.

Fortalecimento da relação com os clientes

Entregas rápidas, pontuais e sem problemas são essenciais para manter os clientes satisfeitos e fieis à empresa. Uma boa gestão contribui para fortalecer essa boa relação com fornecedores e clientes, além de aumentar a fidelização.

Como o TMS pode ajudar?

Agora que entendemos a importância da gestão de transporte, vamos falar sobre o Sistema de Gestão de Transporte (TMS). Se liga porque essa ferramenta pode ser uma aliada poderosa na forma como você cuida da movimentação de cargas na sua operação.

O TMS é uma ferramenta tecnológica que integra e automatiza todas as etapas do transporte de cargas. Isso acontece desde o planejamento das rotas até o monitoramento em tempo real das entregas. Com o TMS, é possível:

  • Emitir documentos fiscais obrigatórios no transporte de cargas
  • Gerenciar informações e documentos relacionados ao transporte de forma organizada e segura.
  • Facilitar processos operacionais e burocráticos tais como cadastros, faturamento, contas a pagar e a receber, averbação de seguro entre outros.
  • Analisar dados e métricas de desempenho para identificar oportunidades de melhoria e otimização dos processos.

O TMS é uma ferramenta indispensável para quem busca uma gestão de transporte de cargas completa em um só lugar! O que acha de centralizar todas as operações da sua transportadora em um único sistema, facilitando o controle e a organização das atividades? 

Na Fretebras isso é possível! Além de postar seus fretes, agora você pode ter acesso ao TMS com o melhor custo benefício do mercado.

Diferenciais do TMS Fretebras

Veja o que podemos fazer por você!

Automatização da averbação de seguros

Realize a averbação automática de seguros de carga, agilizando o processo e garantindo a segurança das operações.

Praticidade na emissão de documentos

Preencha automaticamente o CT-e importando o arquivo XML. Isso deixa o processo de emissão de documentos mais rápido e eficiente. Você emite o CT-e e o MDF-e em menos de 1 minuto.

Controle de pagamentos dos motoristas em um só lugar

Gerencie o pagamento dos motoristas de forma integrada, proporcionando mais segurança e organização financeira.

Acesso 100% on-line

Acesse o sistema de qualquer dispositivo com acesso à internet. Tenha mais flexibilidade e praticidade para gerenciar sua transportadora de onde estiver.

Emissão integrada de CIOT

Emita CIOT de forma integrada com operadoras de cartões, garantindo conformidade com a legislação e praticidade nas operações.

Sistema prático e rápido

Conte com as principais funções de um sistema de gestão de transporte, simplificando o controle de cadastro, financeiro e operacional do seu negócio.

Integração com a Fretebras

O TMS Fretebras te permite administrar o cadastro de motoristas, veículos e empresas. Lá, você construirá sua própria rede de contatos e a consultará regularmente a cada novo serviço de transporte. É possível monitorar o histórico, adicionar observações e tomar decisões fundamentadas com base nos registros disponíveis.

Também temos integração com o gerenciamento de risco por meio da Fretebras. Ele foi pensado para trazer um nível de segurança altíssimo para sua operação. Afinal, contamos com o cadastro e a consulta de motoristas mais em conta e seguro do mercado.

O cadastro e a consulta de motoristas (entenda a diferença aqui) vão determinar se um caminhoneiro, veículo e seu proprietário representam algum risco para sua operação, através da verificação de documentos essenciais para o transporte. Além disso, o resultado indica se o profissional possui as qualificações necessárias para realizar o transporte da carga específica.

Como implementar uma boa gestão de transporte de cargas?

Bora para a parte prática? Conheça algumas práticas essenciais para implementar uma gestão de transporte eficiente!

Identificação e avaliação de riscos

É importante identificar e avaliar os riscos associados ao transporte, como acidentes, roubos e avarias. Feito isso, a tarefa é desenvolver planos de prevenção para evitar esses problemas. O gerenciamento de risco pode ajudar! Entenda mais sobre o assunto aqui!

Uso de tecnologias de rastreamento

Use tecnologias de rastreamento, como GPS, para monitorar a localização dos veículos em tempo real e garantir a conformidade com os prazos de entrega. É sua função sempre saber exatamente onde cada caminhão está, em tempo real. A boa notícia é que ficou fácil fazer esse acompanhamento!

Na Fretebras, você pode acompanhar o andamento da sua viagem diretamente no painel de viagens, na nossa central do assinante. Lá, exibimos a localização do caminhoneiro em tempo real através do GPS do celular. Além disso, temos a confirmação de coleta e entrega e o registro de ocorrências durante a viagem, que podem ser informadas diretamente pelo caminhoneiro no nosso aplicativo.

Análise de desempenho 

Faça análises regulares do desempenho do transporte, considerando indicadores-chave (como tempo gasto e custos do seu processo). Os relatórios gerados no seu TMS te informam isso te ajudam a tomar decisões embasadas em dados. Além disso, você pode usar essas informações para buscar oportunidades de melhoria e otimização dos processos.

Investimento em capacitação

Forneça o treinamento adequado para a equipe envolvida na gestão de transporte, garantindo que todos estejam preparados para lidar com os desafios do dia a dia e contribuir para o sucesso da operação.

Deu para perceber como uma gestão de transporte de cargas eficiente está relacionada ao sucesso da empresa? Com planejamento, organização, o uso de tecnologias avançadas e práticas sólidas de gestão, é possível garantir que as operações de transporte sejam realizadas de forma rápida, segura e econômica. E lembrem-se: o TMS Fretebras está aí para te ajudar nessa jornada. Conheça!

 

Compartilhe: