O nosso convite é para você desvendar a diferença entre o cadastro e a consulta de motoristas em uma gerenciadora de risco. A seguir, a gente vai dar uma olhada, juntos, nesses processos e entender quando eles devem ser feitos e por que eles são tão importantes para a segurança das operações de transporte.

Tanto o cadastro (também chamado de pesquisa) quanto a consulta vão identificar se um possível caminhoneiro, veículo e seu respectivo proprietário representam risco à sua operação, a partir da validação de documentos indispensáveis no transporte. 

E mais que isso: o resultado vai mostrar se o profissional está qualificado para fazer o transporte daquela carga específica. Afinal, tem que rolar aquele match, né? Bora entender!

Cadastro de motoristas pela gerenciadora de risco

O cadastro de motoristas, veículos e seus respectivos proprietários no transporte rodoviário é um procedimento básico e obrigatório de segurança para as empresas de transporte, conduzido pelas gerenciadoras de risco. Sua missão é certificar-se de que o profissional seja adequadamente qualificado para desempenhar o serviço

Isso significa que, após analisar os dados do caminhoneiro, a gerenciadora de risco comprova a conformidade com os requisitos estipulados pelas seguradoras nas apólices de seguro de Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário (RC-DC).

Para realizar um cadastro de motorista de maneira correta, é necessário fornecer dados específicos sobre o motorista, veículo(s), proprietário(s) e detalhes da viagem envolvidos na operação (daqui a pouco falamos sobre elas), para que as validações aconteçam corretamente. 

O principal objetivo dessa pesquisa é garantir que tanto o motorista quanto o veículo estejam em condições adequadas para o transporte, sem quaisquer obstáculos, pendências financeiras ou de outras obrigações. Isso contribui para minimizar riscos, que vão desde a possível apreensão do veículo durante abordagens policiais até o perigo de envolvimento em sinistros, como roubos de carga e acidentes causados por imprudência.

Consulta de motoristas pela gerenciadora de risco

A “consulta de motoristas” é, em muitos aspectos, parecida com o cadastro. No entanto, a principal diferença está no fato de que a consulta se baseia em resultados de cadastros já existentes. Isso te ajuda a avaliar, de forma ágil, o perfil cadastral de caminhoneiros e veículos, determinando se eles são adequados para uma carga específica.

Para você ter uma ideia, o cadastro faz a varredura dos perfis nas bases do governo e de outras fontes públicas para garantir a máxima segurança para você. Afinal, você quer ter a garantia de quem assumiu o frete é realmente confiável. Então, posteriormente, a consulta vai verificar os resultados dos cadastros que ainda estão válidos na base.

No caso de o caminhoneiro não ter um cadastro ativo, será necessário fazer isso antes para habilitar a posterior realização de consulta.

Diferença entre cadastro e consulta de motoristas

Aqui está a parte chave: o cadastro é uma pesquisa inicial e completa, enquanto a consulta é uma verificação subsequente (posterior) com base em dados previamente cadastrados. As regras para a realização de ambos os procedimentos, cadastro e consulta, são estipuladas nas apólices de seguro da transportadora, mas seguem geralmente o seguinte padrão:

  • Motoristas de frota: Necessidade de um cadastro a cada 12 meses.
  • Motoristas agregados: Necessidade de um cadastro a cada 6 meses.
  • Motoristas autônomos: Necessidade de uma consulta antes de cada embarque. 
  • Se o motorista não tiver um cadastro válido, é necessário cadastrá-lo antes da consulta.

Para ter certeza dos prazos, consulte sua apólice de seguro. Se ela exigir, você deve seguir os prazos estipulados para cada tipo de motorista. Ignorar esses procedimentos pode colocar em risco sua cobertura de seguro, bem como a segurança da operação e comprometer a saúde financeira da empresa.

Documentos necessários para o cadastro e consulta

Para conduzir o processo de cadastro e consulta, é necessário fornecer e registrar os seguintes dados:

Motorista

  • Todos os dados disponíveis na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Número de telefone celular do motorista.
  • Endereço completo do motorista.

Veículo

  • Tipo/modelo da composição do veículo, que pode incluir categorias como truck, carreta, bitrem, ou rodotrem.
  • Detalhes do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de cada unidade veicular da composição. No caso de uma carreta, é necessário fornecer os dados tanto do cavalo mecânico quanto da carreta.

Proprietário

  • CPF ou CNPJ e razão social do proprietário.
  • Endereço completo do proprietário.
  • Número do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) e proprietário do RNTRC.

Viagem

  • Tipo de mercadoria que será transportada.
  • Valor total da carga.
  • Cidade e o estado de origem da carga.
  • Cidade e o estado de destino da carga.

O cadastro e consulta de motoristas ajudam a reduzir o risco de roubos, perdas e sinistros de maneira geral, além de garantir que toda documentação, experiência e certificações do motorista estejam em conformidade ao transporte rodoviário de cargas.

Não encare esses processos como burocracia desnecessária porque não são! As tarefas são simples e eficientes que auxiliam na contratação do profissional confiável e adequado para a carga certa. Melhor prevenir do que remediar!

Você já entendeu qual é a função do cadastro e consulta de motoristas em uma gerenciadora de risco, certo? Como não dá para ignorar esses processos, você pode escolher a melhor opção do mercado para comprovar a credibilidade do caminhoneiro! Experimente a consulta de motoristas da Fretebras.

 

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