Ter mais cargas para caminhões VUC ou VLC pode ser uma dor de cabeça para quem não sabe como e onde procurar. Mas chegou a hora de descomplicar isso para você!
Não sabe por onde começar? Sem problemas! Veja a seguir o que é VUC ou VLC e confira as 6 dicas que separamos para você conseguir mais cargas.
O que é VUC ou VLC?
Para começar, as siglas VUC e VLC são usadas para caminhões ou veículos menores que fazem transportes de pequenas cargas. “VUC” significa “Veículo Urbano de Carga”. Já “VLC” quer dizer “Veículo Leve de Carga”.
Mas sabia que não é qualquer veículo que pode ser VUC ou VLC? Ele precisa seguir algumas exigências. As medidas máximas são 6,30 m de comprimento, 2,20 m de largura e capacidade de carga de 3 toneladas. Tem uma diferença para os fretes em São Paulo. Lá o comprimento máximo permitido é de 7,20 m.
Como conseguir mais cargas?
Se acabaram as ideias para conseguir fretes para um veículo VUC ou VLC, chegou o momento de mudar isso! Saiba o que mais você pode fazer.
1. Aproveite as entregas que você já faz
As entregas são os momentos perfeitos para “vender o seu peixe”. Então, sempre se apresente e procure causar uma boa impressão.
Se for possível, deixe um cartão de visita e salve o contato do cliente. Assim, ele vai saber como falar com você quando precisar.
2. Crie uma rede de contatos
Montar e fortalecer seu networking, ou rede de contatos, é ideal para aumentar as opções de trabalho.
Então, troque contatos com profissionais do ramo e outros motoristas e peça indicações para conhecidos de possíveis clientes.
3. Fique de olho nas notícias
Quer saber quais locais têm mais oportunidades? Então aproveite para se informar sobre o cenário do frete aqui no Brasil.
Para isso, entenda bem as opções de cargas que você pode transportar e quais são as regiões que mais precisam do seu serviço. Isso vai te mostrar onde dá para concentrar melhor seus esforços.
Acompanhe ainda as notícias do que está em alta. Por exemplo, houve um aumento de fretes no primeiro semestre de 2024, mas ele não aconteceu em todos os setores. Assim, quem sabe o que acontece pode se adaptar melhor de acordo com o que o mercado está precisando.
Ainda sobre as notícias, entender bem as necessidades de cada época do ano ajuda a aproveitar melhor as oportunidades. É o caso da Black Friday e da safra e safrinha, por exemplo.
Se informe também sobre assuntos que sejam interessantes para a sua área, como a rota de trigo no Brasil, a rota do milho, a rota do fertilizante, a rota de produtos industrializados etc.
E saiba que aqui na Fretebras você pode pesquisar essas regiões e entender mais da demanda para cada localidade. O melhor é que dá para fazer isso direto no aplicativo!
Além disso, acompanhar quem entende do assunto pode te ajudar a ter uma boa visão do negócio, ou até mesmo novas ideias. Para começar, confira o podcast Rota do Sucesso, idealizado pela Fretebras. Cada episódio conta com uma entrevista de pessoas importantes do ramo.
4. Adesive seu caminhão
Se você é um motorista autônomo, ou MEI, adesive seu veículo. Para isso, prefira materiais de qualidade, que sejam mais resistentes. Não se esqueça de colocar no adesivo seu telefone ou outros meios de contato.
5. Cadastre-se na Fretebras
Falando em aplicativos de frete, a plataforma da Fretebras é ideal nessa jornada! De cada 10 caminhoneiros, 8 estão cadastrados na Fretebras. Sabe o motivo dessa preferência? Ela te ajuda a conseguir mais clientes!
Para começar, faça um cadastro gratuito. Depois disso, não se esqueça de conferir algumas dicas para seu perfil de motorista se destacar na Fretebras, combinado? Você pode começar por:
Preencher todos os campos
Não deixe de preencher nenhuma área. Outra dica é conferir se colocou todos os documentos certos.
Colocar uma foto profissional
Como está sua imagem profissional? Ela faz toda a diferença para passar profissionalismo e credibilidade. Não estamos falando de aparência, mas de uma presença marcante que passe confiança para quem precisa te contratar.
Cuide da sua reputação
Tenha como prioridade fazer um bom trabalho para conseguir avaliações positivas. Com isso, aumentam as chances de contratação para futuros serviços e o nível de confiança.
Depois de preencher o seu perfil, é só buscar as opções mais próximas de você ou que sejam do seu interesse. Você tem liberdade de escolha garantida!
6. Aproveite melhor o tempo
Sabemos que “tempo é dinheiro”. Pensando nisso, como você pode usar bem seu tempo? Escolha bem o que fazer tanto no momento das viagens como nas horas em que não está na estrada.
Seja organizado: separe um tempo para focar em cuidar e divulgar seu negócio. Deixe um espaço na sua agenda para enviar mensagens, responder os pedidos de orçamentos e tirar dúvidas.
Outra dica importante é procurar sempre buscar um frete para a volta. Essa otimização de tempo nas viagens faz toda a diferença nos custos.
Resumindo
Viu só? Tem muitas ideias para conseguir mais cargas VUC ou VLC. Se percebeu que ainda não segue todas essas dicas, não se preocupe. Vá fazendo uma por vez, começando pelo que é mais fácil e prático para você aplicar.
É possível ser um caminhoneiro autônomo e faturar mais. Mas de nada adianta conseguir mais cargas se não souber como economizar combustível do seu caminhão. Assim, você vai aproveitar melhor os recursos e trabalhar com menos preocupações!