No artigo de hoje você poderá ler sobre o crescimento do transporte de pequenas cargas, quais são os veículos e cargas ideais e como tirar o melhor proveito dessa oportunidade. Confira!

O transporte de pequenas cargas vem ganhando cada vez mais espaço nas estradas brasileiras e um dos principais motivos está no uso da internet no dia a dia dos brasileiros.

Mas, calma, você deve estar se perguntando qual é a relação entre os dois, não é? Bom, a resposta é bem simples.

As pessoas vêm utilizando cada vez mais a internet para ações do dia a dia, como, por exemplo, a compra variada de produtos.

É aí que entram as empresas que atuam no segmento de frete e transporte de pequenas cargas que por meio de veículos de pequeno porte, como utilitários e caminhões menores, ficam responsáveis por entregar e distribuir as mercadorias em todo país.

Esses veículos, característicos por sua estrutura pequena, são ideais para o perímetro urbano e para os fretes que exigem mais rapidez, praticidade e custo mais acessível.

Logo, tendo isso em vista, podemos observar o porquê de sua preferência para utilização dessa modalidade de transporte para empresas que atuam com lojas virtuais, o popular e-commerce.

 

Qual é a importância dos veículos utilitários?

Os veículos utilitários são modelos que servem tanto para levar pessoas como para o transporte de cargas.

Muitas vezes quando pensamos em transporte de cargas, a primeira imagem que vem à cabeça são os enormes caminhões que vão de norte a sul do Brasil. Porém, devido à versatilidade dos veículos utilitários, muitas vezes eles estão logo ao nosso lado no trânsito do dia a dia.

Isso ficará ainda mais evidente se falarmos sobre os tipos de veículos utilitários, vamos lá?

Veículos utilitários tradicionais

São geralmente utilizados para transportar cargas leves, ideais para fretes menores com diversas entregas residenciais. Os veículos mais populares são vans, furgões, Fiorinos e entre outros.

Veículos utilitários esportivos

Geralmente são utilizados como veículos de passeios, como as SUVs e picapes. Entram na classificação de utilitários por poderem trafegar em ambientes que possuem difícil acesso e por possuírem uma estrutura espaçosa.

Veículos urbanos de carga (VUCs)

Esses veículos estão mais vinculados à imagem que costumamos ter ao pensar em transporte de cargas por serem veículos maiores e por poderem transportar até 03 toneladas.

Quais as cargas que podem ser transportadas por utilitários?

Agora que já falamos sobre a demanda do transporte de pequenas cargas e os veículos recomendados, abordaremos detalhadamente quais as cargas que podem ser transportadas por esses veículos, olha só:

Cargas pequenas

Os veículos utilitários são ideais para transportar cargas pequenas ou médias que necessitam de determinada urgência para serem entregues, tendo em vista que os veículos possuem livre acesso a áreas urbanas.

Cargas fracionadas

Chamamos de cargas fracionadas aquelas que não ocupam a capacidade de um veículo e que podem dividir o espaço com outros produtos dentro de um mesmo veículo, proporcionando mais agilidade de entrega, otimização e economia de custos.

Produtos perecíveis

Mercadorias que envolvem produtos perecíveis estão sujeitos a diversos fatores que determinam a sua integridade como tempo, temperatura, resistência e entre outros. Por isso, o veículo que reúne os requisitos mínimos e que conciliam tempo e fácil acesso urbano para a entrega são os Veículos Urbanos de Cargas (VUC).

Produtos de alto valor agregado

Essa categoria abrange diversos produtos, os mais populares estão relacionados a produtos eletrônicos e medicamentos, por exemplo. Em sua grande maioria também requerem alguns requisitos como segurança, entrega rápida e mobilidade urbana, itens que são facilmente atendidos por alguns modelos de veículos para o transporte de pequenas cargas.

O transporte de pequenas cargas pode ser uma boa oportunidade para o seu negócio

Como vimos anteriormente, o mercado de pequenas cargas é abrangente e tende a se expandir ainda mais sendo impulsionado pelo mercado de compras online.

Isso fica ainda mais claro em determinados períodos do ano marcados por datas comemorativas, como, por exemplo, o dia das mães e o Natal, datas em que grande parte das pessoas buscam presentes e lembranças para os seus familiares ou entes queridos.

Esse tipo de transporte é ideal para quem deseja transportar as suas cargas de modo ágil, seguro e com custo acessível.

O melhor é que dependendo da sua necessidade, aqui na Fretebras, você encontra o veículo ideal para o seu frete e de acordo com as necessidades da sua carga, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja ter mais eficiência para a sua operação e poder alcançar os quatro cantos do Brasil com praticidade e segurança.

Além disso, damos dicas incríveis para que transportadoras pequenas possam aumentar a sua demanda e sair na frente dos concorrentes

Gostou desse conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter e seja um dos primeiros a acessar os conteúdos que são publicados no Blog Fretebras.

Compartilhe: