Na hora de resolver seus fretes, uma das informações mais importantes sobre a carga é o seu tipo e o seu peso cubado. Muita gente confunde essa informação com o peso da mercadoria e isso impacta diretamente nos valores negociados com os motoristas. Existem algumas ferramentas que podem ser usadas pra fazer os cálculos diretamente, mas você já sabe o que considerar nesse cálculo da cubagem? Vem com a gente pra saber tudo sobre esse assunto e evitar problemas com o preço do seu frete!

Bora lá?

 

O que é cubagem na logística?

Cubagem é uma medida que leva em consideração o peso e o volume da carga a ser transportada. A cubagem indica a quantidade de espaço que será usada dentro do caminhão, para que a empresa e o transportador tenham a dimensão real da quantidade de carga que caberá naquela carroceria.

Pensa na diferença entre carregar uma caixa com isopor e uma caixa com barras de ferro. Não é só o peso que muda drasticamente, mas também a maneira de sobrepor as caixas dentro do caminhão, por exemplo.

Inclusive, tem dois conceitos importantes relacionados à cubagem: o fator de cubagem e o peso cubado. Mais pra frente vamos nos aprofundar neles, ok?

 

Qual a importância da cubagem no setor de transporte?

A importância da cubagem no setor de transporte é bem grande, porque ela te ajuda a ter o controle da quantidade de mercadoria que realmente cabe dentro do caminhão, evitando avarias na carga, espaços mal utilizados ou multas por excesso de peso.

Outro motivo para ter atenção é que o preço dos fretes varia de acordo com o cálculo. Então, não dá pra deixar passar batido!

 

O que é fator de cubagem e como ele funciona?

O fator de cubagem é um termo importante, porque ele é um valor constante definido pela ANTT e que equivale ao peso recomendado para cada 1m³. Ele leva em consideração a capacidade de transporte de carga de cada modal de transporte.

Em outras palavras, já existem os valores de peso indicados para cada 1m³ nos diferentes modais. Olha só:

  • Fator rodoviário: 1m³ = 300 kg
  • Fator aéreo: 1m³ = 166,7 kg
  • Fator marítimo: 1m³ = 1.000 kg

O fator de cubagem é utilizado no cálculo de peso cubado para cargas completas e cargas fracionadas.

 

Como fazer o cálculo da cubagem corretamente?

Bom, agora que você já viu a importância da cubagem na logística, vamos falar sobre como fazer o cálculo corretamente. Como dissemos no início, muitas empresas já utilizam sistemas TMS que geram o cálculo diretamente, mas aqui vamos detalhar os fatores que são considerados nesse cálculo.

 

A fórmula para o cálculo é a seguinte:

Comprimento x Altura x Largura x Quantidade de mercadorias x Fator de cubagem

Se a sua mercadoria tiver algum dos valores em centímetros, não se esqueça de converter para metros, já que o peso que você terá como resultado é equivalente a 1m³, beleza?

 

Como fazer o cálculo de cubagem para cargas fracionadas?

No caso das cargas fracionadas, você pode utilizar a mesma fórmula para o cálculo de cubagem, mas, ao invés de considerar o fator de cubagem de 300kg, a ANTT considera uma variação entre 200 e 250kg. Então anote aí:

Fator de cubagem para cargas fracionadas: 1m³ = 200 ou 250kg

 

Como a cubagem influencia no cálculo do preço do frete?

Para que a conta feche, é preciso entender qual tipo de caminhão e de carroceria faz sentido para transportar a sua mercadoria. Por exemplo, um caminhão ¾ (baú) pode transportar até 21.648 m³.

Se a sua carga não couber em um determinado tipo de caminhão, talvez você precise contratar mais motoristas e assim por diante.

Portanto, o preço do frete tá relacionado com o peso cubado da carga, uma vez que ele vai determinar se o caminhão estará completo ou não para aquele trajeto.

Para calcular a capacidade volumétrica do caminhão, é só multiplicar os fatores: Altura x Largura x Profundidade

 

Como usar o fator de cubagem para calcular o preço do frete?

Para calcular o valor do frete, o primeiro passo é utilizar a tabela da ANTT como referência. Também é importante considerar que se o peso original da sua carga for maior que o que você obteve calculando o peso cubado, faz mais sentido considerar o peso original na hora de anunciar o frete.

Afinal de contas, ninguém quer ter a sua carga comprometida por causa de excessos, não é, parceiro?

 

Conclusão

Calcular o peso cubado das suas cargas vai te ajudar no dia a dia a entender qual é o tipo de caminhão e a quantidade certa deles para o transporte das suas mercadorias. Também vimos que o valor do frete é diretamente influenciado pelo cálculo do peso cubado.

Nossa plataforma concentra os motoristas ideais com as mais diversas carrocerias, espalhados por todo o Brasil. São mais de 720 mil caminhoneiros pra você acelerar o seu frete sem dor de cabeça.

Ficou interessado em saber mais? Clique aqui e conheça a maior plataforma de transporte de cargas da América Latina!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.
Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: