Todos os caminhoneiros que saem para fazer uma entrega acabam se preocupando com a possibilidade de ter que voltar com o caminhão vazio.

Tal situação acontece, pois, o entregador consegue fechar uma viagem de ida, mas, algumas vezes, não consegue nenhuma empresa de entrega para voltar com carga. Foi pensando em contratempos como esse que a Fretebras lançou sua plataforma de cargas, na qual você pode anunciar fretes de forma bem rápida.

Lembrando que estamos falando de um recurso de divulgação excelente para as empresas, mas também para os caminhoneiros, já que vão ficar mais tranquilos ao fechar uma viagem, podendo encontrar o que precisam ao alcance de um clique.

Quer saber mais sobre a funcionalidade da plataforma e como você pode anunciar fretes? Então continue acompanhando os próximos tópicos e aproveite! Boa leitura!

O que é a Fretebras?

A Fretebras é uma empresa totalmente focada no desenvolvimento de soluções para o setor de transporte. Bom, no ano de 1998, surgiu a ideia de desenvolver uma plataforma on-line de modo a divulgar fretes, produtos, veículos e serviços do setor de transporte rodoviário de cargas. Tal projeto recebeu o nome de Fretenet, sendo lançado em 2000.

Naquele tempo, a Internet ainda não tinha um alcance muito grande, e o projeto foi interrompido. No ano de 2006, a ideia foi resgatada com um nome novo, Fretebras. O crescimento exponencial da Internet, tecnologias, mídias sociais e a popularização dos smartphones permitiram a consolidação da marca e também a difusão dos serviços. Sendo assim, em 2008, o site foi lançado. Após 5 anos, em 2013, o aplicativo Fretebras Checkin foi criado e, por fim, em 2015, foi lançado o primeiro site do setor dedicado para celular.

Hoje a Fretebras tem uma plataforma online para publicação de cargas, que é muito bem posicionado em alguns critérios, como velocidade de resposta a um frete publicado e tamanho da base de caminhoneiros. Há uma oferta de serviços que agrega valor para as operações e também há muita seriedade na qualificação dos usuários cadastrados.

Estamos falando aqui de uma solução completamente pronta para assegurar que o tempo de resposta ao frete publicado pelas empresas seja, de fato, extremamente eficiente e rápido. Além disso, trata-se de uma empresa que conta com uma área de operações para investigar e validar tanto as corporações quanto os caminhoneiros que realizam o cadastro.

Como a plataforma funciona?

Bom, podemos resumir o funcionamento da plataforma com os seguintes passos:

  • a empresa assinante anuncia o frete no site da Fretebras;
  • o caminhoneiro seleciona o local onde deseja carregar;
  • o motorista visualiza as cargas próximas à sua localização;
  • o caminhoneiro entra em contato com a empresa;
  • por fim, a empresa e caminhoneiro negociam diretamente o frete, sem intermediários.

É importante mencionar que, a fim de atender à principal proposta de valor da Fretebras para a transportadora — que é conseguir um bom caminhão rapidamente para atender a demanda — é totalmente possível receber ligações por parte dos motoristas que têm interesse ou entrar em contato com eles. Assim que o caminhoneiro acessa o aplicativo, ele tem a opção de realizar o check-in, deixando clara sua disponibilidade naquele momento.

Dessa forma, assim que uma empresa faz o cadastro da sua carga, ela consegue receber ligações e ainda pegar uma lista de motoristas indicados e fazer ligações para eles. Essa recomendação se baseia na localização do caminhoneiro, indicação de disponibilidade e seu tipo de veículo e carroceria.

Do mesmo modo, há uma forma de a própria transportadora se comunicar com o motorista para fazer uma proposta ativa aumentando as chances de ter um caminhão ideal para a sua carga. O resultado de tudo isso: é possível agilizar bastante o frete.

Como se cadastrar e utilizar a plataforma?

O cadastro de uma empresa na Fretebras é extremamente simples. Algumas informações da transportadora são solicitadas, tais como CNPJ, e-mail, endereço e telefones de contato. Após o preenchimento, o cadastro passa por uma análise e validação pela equipe da empresa. Caso esteja tudo certo com os dados, a empresa estará totalmente apta para começar a utilizar a plataforma. 

É importante mencionar que esse processo todo leva no máximo um dia. Para assinar a Fretebras, a empresa pode escolher um plano de acordo com suas necessidades e, ao ser validada, consegue publicar quantas cargas desejar no mês, tendo ainda acesso a várias outras funcionalidades.

Quem define o valor do frete na hora de publicar?

É a própria empresa. Inclusive, elas podem definir como “a combinar”, caso prefiram não divulgar o valor e negociá-lo diretamente com os motoristas. Lembrando que, visando facilitar a precificação dos fretes, existe uma funcionalidade chamada “análise de rotas”, que é simplesmente um histórico médio do preço do frete para determinada rota e tipo de produto.

Assim que a empresa publicar o frete, ele ficará visível para os caminhoneiros da plataforma. Logo, a empresa vai começar a receber ligações por parte desses caminhoneiros interessados pela carga. A vantagem disso é que apenas caminhoneiros que realmente estão disponíveis e próximos da carga ligarão para a empresa, tornando o processo de busca de caminhoneiros algo bem rápido e eficiente.

Como é feita a validação do perfil dos caminhoneiros na plataforma?

Ao baixar o aplicativo da Fretebras, o caminhoneiro terá que passar por um cadastro e validação, assim como as empresas. No cadastro, dados como telefone celular, placa, RNTRC, tipo de veículo e carroceria são solicitados.

A validação das informações do caminhoneiro é feita junto à ANTT para garantir que trata-se de um caminhoneiro válido e habilitado para fazer o carregamento. Importante deixar claro que não há nenhum custo para o caminhoneiro utilizar o aplicativo e encontrar as melhores cargas para seu caminhão.

O caminhoneiro pode negociar o frete anunciado ou ele precisa aceitar o valor proposto?

Uma das principais missões da FreteBras é empoderar o caminhoneiro para escolher os fretes que mais interessam. Isso envolve permitir que o caminhoneiro negocie o preço do frete diretamente com a empresa.

Como existe uma grande quantidade de fretes, o caminhoneiro consegue inclusive comparar os fretes publicados para ver os preços sendo praticados e, assim, ter maior embasamento para negociar. Isso oferece muito mais flexibilidade e autonomia para o caminhoneiro e para a empresa que vai anunciar fretes.

Como funciona o suporte da ferramenta?

Há uma equipe de atendimento pronta para atender os usuários a qualquer momento.

A segurança dos usuários da Fretebras é uma grande preocupação da empresa e, por isso, são realizadas as validações tanto das empresas como dos caminhoneiros que utilizam a plataforma. No entanto, é fato que eventuais problemas podem acontecer. Para auxiliar nesses casos, a Fretebras tem uma área de ouvidoria, que é responsável exclusivamente por tratar reclamações dos usuários. Há, portanto, uma classificação de gravidade dos problemas, podendo até levar à exclusão de um usuário da plataforma.

Por conta de toda a praticidade e confiabilidade que a Fretebras passa durante todos esses anos, hoje em dia é a mais antiga e a principal plataforma de publicação de fretes do Brasil. A empresa conta com uma base de mais de 640 mil caminhoneiros cadastrados e mais de 9 mil empresas para anunciar fretes.

Isso permite que a empresa entregue um serviço único e muito eficiente tanto para os caminhoneiros em busca de cargas, quanto para as empresas em busca de caminhoneiros. Ao anunciar frete na Fretebras, você evita a perda de negócios e de oportunidades, aumentando cada vez mais a capacidade da frota.

Se você quer aproveitar todos esses benefícios e diferenciais da Fretebras, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para anunciar fretes!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: