A safra recorde impulsionou a demanda de fretes para o transporte rodoviário de trigo, principalmente no Rio Grande do Sul; o preço médio do frete do trigo também aumentou 25% no período.
Dados da Fretebras, – do Grupo Frete.com – maior plataforma de transporte rodoviário de cargas da América Latina, mostram crescimento de 57% no volume de fretes no 1° trimestre de 2023 na comparação com igual período de 2022. O movimento foi puxado em grande parte pelo Rio Grande do Sul, onde a expansão atingiu 70%. Em relação ao preço médio do frete por tonelada do trigo, a plataforma também registrou alta de 25% no período.
“Esse aumento da produção reflete no aumento do volume de fretes do trigo em nossa plataforma. Com a necessidade de escoar maior quantidade do produto, as transportadoras do agro buscam soluções digitais como a Fretebras para contratar caminhoneiros que realizam o transporte do trigo de forma mais rápida e eficaz e garantir o escoamento das cargas”, diz Bruno Hacad, Diretor de Operações da Fretebras.
Hacad explica que o preço do frete é impactado por oferta e demanda e quando há um aumento no volume de cargas é natural que o preço do frete também suba. Por isso, utilizar plataformas de fretes, como a da Fretebras, é um bom caminho para gerar mais economia e garantir o cumprimento dos contratos pelas transportadoras.
Outro fator que influencia no preço do frete é o diesel. Mas, com as recentes quedas, o insumo está com um valor somente 5% mais alto no 1° trimestre deste ano comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto o preço do frete do trigo por tonelada aumentou 25%, cinco vezes mais. Isso reforça o aumento expressivo de oferta versus demanda do produto e traz uma boa notícia para os motoristas, que passam a trabalhar com margens melhores nos fretes que realizam.
Quanto aos Estados produtores, o Rio Grande do Sul obteve a sua maior safra. A área cultivada do trigo foi a maior em 42 anos, segundo a Emater. Já o Paraná sofreu com excesso de chuvas e foi passado em volume produtivo pelo Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o Brasil atingiu uma produção 24% maior em relação à temporada anterior, de acordo com a Embrapa Trigo.
Esse aumento se reflete diretamente no transporte de cargas rodoviário, pois é necessário um volume maior de caminhoneiros para escoar a produção. Além do crescimento de 70% no volume de fretes de trigo na plataforma da Fretebras, o Rio Grande do Sul aumentou sua representatividade do produto em 7 p.p, demonstrando esse protagonismo do Estado na produção do cereal.
“O ano começou bem para o trigo em nossa plataforma, com muita demanda de fretes ainda decorrentes da produção recorde da safra anterior, com estoques e necessidade de escoamento. Para a próxima safra esperamos resultados similares, com a força do Rio Grande do Sul e mais protagonismo do Paraná”, afirma Hacad.
Segundo a consultoria StoneX, as projeções para a próxima safra do trigo são de 11,3 milhões de toneladas produzidas, cerca de 3% a mais em relação à temporada passada.
Você já confundiu ou não faz ideia o que significam safra e safrinha? Então, você…
A carroceria baú é um tipo de compartimento de carga. Basicamente, estamos falando de um…
Eles funcionam muito bem para entregas rápidas em áreas urbanas, são fáceis de manobrar, são…
Boa notícia para os caminhoneiros! Motoristas profissionais, em breve, poderão fazer o exame toxicológico gratuito…
Você é que tipo de transportador de cargas? Usa caminhão leve, médio ou pesado? Já…
Por que falar de prevenção ao roubo de cargas? A resposta é bastante óbvia. Porque…
This website uses cookies.