O transporte rodoviário de carga é responsável por 61,8% da carga transportada no Brasil. O setor abastece o país com insumos da indústria, do agronegócio, da construção civil e promove desenvolvimento.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 2 milhões de caminhões registrados na ANTT e que transportam atualmente.
Existem diversos tipos de veículos de carga e é sobre esse tema que vamos falar. Vamos juntos?
Veículo de carga é todo aquele que transfere mercadorias de um local a outro. O CNT (Conselho Nacional de Trânsito) é a entidade que determina as dimensões e pesos máximos destes veículos.
A largura máxima é de 2,60 metros; a altura máxima é de 4,40 metros e o comprimento permitido é de 19,80 metros, considerando veículos articulados. Em relação ao peso máximo, depende do tipo de veículo e do número de eixos.
Para dar vazão aos insumos que citamos no início do texto, é necessário que o transportador tenha o veículo certo, seguindo padrões sanitários e de segurança.
Para transportar cargas perigosas, por exemplo, é preciso ter uma estrutura específica para o transporte e o manuseio.
Veja também – Como funciona o transporte de cargas perigosas?
Você conhece todos os tipos de veículos de carga? Listamos abaixo todos os exemplos e vamos mostrar para que serve cada um deles.
Os veículos pesados têm peso bruto de 3,5 toneladas e são micro-ônibus, tratores, caminhões, carretas, ônibus, motorhomes e veículos leves com reboque.
Abaixo vamos trazer os veículos pesados mais utilizados no transporte de cargas.
O rodotrem é uma combinação de dois semi-reboques composta por 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total combinado de 74 toneladas.
A combinação dos semi-reboques só pode ser tracionada por um cavalo mecânico 6×4 e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).
Já o bitrem é um conjunto que possui duas articulações – quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro. Sua capacidade máxima de carregamento é de 57 toneladas.
A carreta Vanderleia possui 3 eixos, que têm distanciamento menor entre os três, distribuindo melhor o peso do que uma carreta convencional. O peso máximo permitido é de 46 toneladas.
A carreta LS tem o eixo duplo no cavalo mecânico, sendo que um deles é tracionado. A capacidade máxima permitida pela ANTT é de 41,5 toneladas.
A carreta é um veículo articulado que tem como principal característica o fato de ser dividido em duas partes: o cavalo e a carroceria. O peso máximo permitido é de 46 toneladas.
O caminhão bitruck tem 4 eixos, dois traseiros e dois dianteiros. Um eixo dianteiro é direcional e o traseiro é tracionado. Este tipo de veículo é muito utilizado para transportar mercadorias a granel ou servindo como caminhão-tanque, suportando até 22 toneladas.
Também conhecido como 6×2, o caminhão truck possui 3 eixos, sendo um frontal e dois traseiros. Um dos eixos traseiros é tracionado.
Sua carroceria pode ser de diversos tipos, como baú, graneleira, grade baixa, entre outros. O peso máximo permitido é de 23 toneladas.
São os que fazem o transporte de cargas mais leves e com fretes um pouco menores. Geralmente são entregas de e-commerces e do varejo de uma forma geral.
O caminhão toco é ideal para transportar cargas em perímetros urbanos. Ele possui dois eixos com tração na dianteira, tendo a capacidade de transportar até 6 toneladas.
Também conhecido como VUC (Veículo Urbano de Carga), este caminhão também é indicado para circular em áreas urbanas. Seu peso com carga não pode passar das 3 toneladas.
O Veículo Leve de Cargas é um caminhão leve de 2 eixos, com capacidade de carregamento de até 4 toneladas.
Fiorino é o menor veículo utilizado para transporte de cargas, tendo excelente participação no mercado como utilitário. Por ser um furgão, tem dois eixos e capacidade de suportar cargas de até 1 tonelada.
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