Você tem alguma ideia de quais são os tipos de carroceria de caminhão mais frequentes nas estradas do país? A gente foi atrás dessa resposta para acabar, de uma vez por todas, com a sua curiosidade. Não só listamos, como também trouxemos as características de cada uma porque aqui o serviço é completo. Pega o seu café e bora com a gente descobrir!

Graneleiro ou grade alta

A carroceria de um caminhão graneleiro é projetada para transportar materiais secos em grandes quantidades, geralmente tendo forma cônica ou cilíndrica. Ela tem uma tampa superior que pode ser aberta para permitir o carregamento e descarregamento da carga.

Grade baixa

Os caminhões de grade baixa são aqueles com carroceria mais baixa do que as tradicionais. Eles são projetados para transportar cargas mais volumosas e pesadas, como maquinaria, equipamentos de construção e até mesmo veículos. A principal vantagem é a capacidade de carregar cargas maiores e mais pesadas, pois possuem uma base mais larga e estável.

Além disso, eles são geralmente mais fáceis de carregar e descarregar devido à altura. No entanto, contam com menos espaço interno para armazenamento e geralmente são mais caros do que os caminhões tradicionais.

Basculante

A carroceria basculante facilita o descarregamento por causa de um mecanismo que faz a parte traseira da carroceria se inclinar para baixo. Isso é útil para transportar cargas volumosas, como areia, pedra, entulho e outros materiais pesados.

Por isso, os caminhões basculantes são amplamente utilizados em aplicações de construção civil, mineração e transporte de materiais. Eles são projetados para suportar cargas pesadas, sendo equipados com sistemas hidráulicos que auxiliam o basculamento.

Os veículos permitem adicionar um eixo traseiro adicional para suportar cargas ainda maiores e dispositivos de segurança adicionais, como travas, para evitar acidentes.

Baú

É a carroceria mais comum, utilizada para transportar cargas secas, como produtos industrializados, eletrônicos e até mesmo animais. Ela é composta por um compartimento fechado que pode ser aberto para carregar e descarregar a carga.

A estrutura é feita de aço ou alumínio e pode ser encontrada em diferentes tamanhos e capacidades de carga. Alguns modelos também possuem características adicionais, como refrigeração ou iluminação interna.

Sider

A carroceria de caminhão sider é uma estrutura adicional instalada sobre a carroceria básica de um caminhão. Ela é composta por laterais dobráveis ou removíveis, e é utilizada para transportar cargas volumosas e compridas, como madeira, tubos, vigas, entre outros.

Esse tipo de carroceria oferece maior segurança e proteção, sem contar que é possível aumentar a capacidade de carga do caminhão, graças ao comprimento adicional da carroceria.

Frigorífica

A carroceria de caminhão frigorífico é usada para transportar mercadorias que precisam ser mantidas em temperatura controlada, como alimentos e medicamentos. Para cumprir sua função, ela é constituída de materiais isolantes, como espuma de poliuretano, que mantêm a temperatura interna estável, e geralmente tem um sistema de refrigeração que pode ser ligado ou desligado. Alguns modelos também têm painéis solares.

Tanque

Os caminhões tanque são veículos usados para transportar líquidos inflamáveis, tóxicos ou outros materiais perigosos. Eles possuem uma carroceria especial projetada para armazenar e transportar esses materiais de maneira segura.

O tanque é geralmente feito de aço inoxidável ou alumínio, sendo possível isolá-lo termicamente para manter os materiais na temperatura adequada. Também possui válvulas e dispositivos de segurança para evitar vazamentos e outros acidentes. Eles são muito usados ​​em indústrias como petróleo, gás e química, mas também podem executar operações de transporte de água potável ou outros líquidos não perigosos.

Prancha

A carroceria de caminhão prancha é montada sobre a estrutura do caminhão para transportar cargas planas e grandes, como maquinário, containers e outros itens volumosos. Sua estrutura consiste em uma plataforma plana, sem laterais ou cobertura, fixada no veículo. Como característica, é muito versátil, podendo ser usada no transporte de cargas, construção, mineração e outras indústrias.

Plataforma

Esta carroceria consiste em uma grande plataforma plana, sem laterais ou teto, usada para transportar cargas volumosas e grandes. É muito usada para transportar materiais de construção, equipamentos pesados e móveis.

Porta container

Esta carroceria, como o próprio nome já sugere, é projetada para transportar contêineres. Ela é composta por uma estrutura metálica fixada na parte traseira do caminhão, facilitando a carga e a descarga. Ela é uma das opções mais populares entre os transportadores de cargas devido a sua capacidade de transportar vários contêineres de uma só vez.

Agora, você é expert sobre quais são os tipos de carroceria mais utilizadas no Brasil. Mais que saber sobre as estruturas, é importante ficar ligado que o que manda mesmo na escolha do caminhão é o produto a ser transportado. Afinal, cada item tem necessidades especiais. Não dá para colocar máquinas em um graneleiro, certo?

Para saber mais sobre tipos de carroceria, deixa a nossa playlist tocar. Nosso Canal do YouTube está sempre atualizado com vídeos curtos e ricos para aumentar ainda mais seu conhecimento. Acesse!

Compartilhe: