Tem dúvida em relação a como escolher o tipo de veículo ideal para a sua carga? Vem com a gente que iremos falar como isso impacta diretamente na sua operação e quais são as vantagens de optar pelo veículo certo. Vamos lá?

 

Operação logística e tipo de veículo

Pra quem viaja despretensiosamente no dia a dia pode ser uma simples curiosidade, porém, pra quem trabalha diretamente com transporte de cargas, definir o tipo de veículo ideal para a operação logística é uma questão importantíssima e que interfere diretamente no dia a dia.

Até porque, quem dera se a principal preocupação se resumisse única e exclusivamente ao tipo de veículo, mas sabemos que algumas questões como tipo de carga, peso, carroceria, pneus, entre outros itens são imprescindíveis para garantir que a sua carga chegue no destino final conforme o planejado.

Por isso, no artigo de hoje explicaremos sobre a importância de escolher o veículo certo para o transporte da sua carga.

 

Opções de tipo de veículo

Na hora de planejar o transporte da sua carga é importante escolher o veículo que possua os requisitos básicos para garantir a segurança e integridade do motorista e da carga transportada.

Resumidamente, temos 3 categorias de carrocerias utilizadas para o transporte de cargas, sendo

 

Carroceria aberta

As carrocerias abertas possuem um compartimento descoberto e são recomendadas para cargas que não exigem uma proteção reforçada durante o transporte, como materiais de construção, tubos de aço, cargas paletizadas, tambores ou caixas em geral, por exemplo.

 

Carroceria fechada

Ao contrário da carroceria aberta, essa modalidade é ideal para as cargas que necessitam de um cuidado adicional.

Como é o caso das cargas transportadas no baú (popularmente conhecido como furgão), que consistem em sua grande maioria em cargas secas, térmicas ou frigorificadas.

O baú tem aderência em diversos veículos que vão desde caminhões a caminhonetes.

 

Carrocerias especiais

As carrocerias especiais são para cargas específicas, como, por exemplo, o transporte de bovinos e outros animais grandes, levados em carrocerias boiadeiras adaptadas aos veículos como caminhão truck e toco.

Outras carrocerias bem conhecidas que pertencem a essa categoria são a basculante e canavieira, ideais para o transporte de materiais a granel e cana-de-açúcar, respectivamente.

E se você quiser saber detalhadamente sobre veículos pesados, rodotrem, bitrem e outros tipos de veículos, temos um artigo completo em nosso blog. É só clicar aqui!

 

Qual o impacto da escolha do veículo para o transporte de cargas?

Como vimos anteriormente, existem diversos opções de tipo de veículo e carroceria no mercado.

Cada um foi projetado para transportar um tipo de carga. Até porque, você não conseguiria transferir a carga de um rodotrem cheio para uma fiorino.

Além das divergências relacionadas ao tamanho de cada veículo e carroceria, também existem diversos detalhes que fazem toda a diferença para a segurança da sua carga, do veículo, e claro, do motorista.

Como no caso do agronegócio no transporte de cargas a granel que utilizam caminhões truck, carretas e as graneleiras.

Todo o processo de transporte considera os requisitos básicos para manter a integridade da carga, disposição, armazenamento e o planejamento da rota para comportar o peso e tamanho do veículo.

Todo esse planejamento, por mais que possa parecer complexo, acaba proporcionando mais segurança e eficiência para toda a operação.

Pode não parecer, mas se uma transportadora utilizar um veículo para transportar cargas acima de seu peso ou que não possua a estrutura adequada para garantir a fixação da carga, além de possíveis empecilhos com a fiscalização de órgão públicos, pode ocasionar possíveis acidentes, colocando em risco não somente toda a carga transportada, mas também a vida do motorista e de outros condutores na estrada.

 

Planejamento é a chave para ter mais eficiência e segurança

Até agora já vimos que existem dezenas de veículos no mercado e que cada um é recomendado para um tipo de carga, por isso o planejamento é essencial para o sucesso da sua operação.

No próximo parágrafo, iremos listar algumas dicas para que não ocorra alguns imprevistos que acabam dando dor de cabeça para as transportadoras.

 

Reduza perda e acidentes com a sua carga

Para isso é imprescindível que você conheça a rota para evitar estradas sem estrutura necessária, perdas da sua carga e possíveis acidentes.

Nesse outro artigo em nosso blog, você confere mais informações sobre a segurança da carga e rotas seguras.

 

Transporte cargas com mais eficiência

Ter sempre em mente o tamanho do veículo e o percurso a ser percorrido proporciona a oportunidade de otimizar a sua operação e reduzir custos, transportando suas cargas com mais inteligência e consequentemente eficiência.

 

Tenha mais segurança na estrada

A compatibilidade do motorista e do veículo com a sua operação é determinante para a segurança de ambos. Por isso, seguir os requisitos básicos determinados por agências reguladoras, como o limite de peso, é um dos diversos elementos que determinam a integridade da carga e segurança do motorista.

Vamos colocar em prática tudo que vimos sobre o planejamento e veículo ideal para o transporte de cargas?

Colocar tudo isso em prática não é algo de outro mundo.

O primeiro passo é determinar a rota da sua carga, o que será transportado e quais são os requisitos básicos para manter a integridade do produto.

Separamos algumas perguntas básicas para te ajudar:

  • É necessário algum cuidado especial?
  • O produto é sensível a temperaturas muito altas?
  • Qual é a estrutura e a amarração adequada para que nada saia do lugar?

Feito isso, você já terá percorrido metade do caminho para determinar o tipo de veículo ideal para transportar a sua carga, já que nesse momento você deverá determinar se será uma caçamba, baú ou basculante e entre outros?

Por último tem a combinação com o motorista e o veículo que atende a todos os requisitos básicos do seu frete.

Inclusive, na Fretebras você encontra o motorista e o veículo ideal para a sua carga rapidinho e economiza ainda mais tempo na hora de contratar um caminhoneiro autônomo. Além de ter acesso a um ecossistema completo para que a sua transportadora tenha uma operação eficiente, otimizada e segura.

Gostou do artigo, parceiro? Estamos sempre trazendo conteúdos incríveis para você, e para ter acesso em primeira mão, o que acha de assinar a nossa newsletter?

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.

 


Compartilhe: