Bora se atualizar nas principais tendências para caminhões em 2023? A gente foi atrás das principais novidades que vão impactar o transporte de cargas, já a partir dos próximos dias.

Quer spoiler? A tecnologia vem com tudo. A sustentabilidade e a eficiência operacional, com a maior capacidade de transporte e carrocerias mais leves, também ganham destaque. Acompanhe o texto até o final para não perder nenhum detalhe!

Principais tendências para caminhões

Curte uma novidade? Então vai gostar do que separamos! Fique de olho em cada item que detalhamos para você.

Veículos mais econômicos

O preço dos caminhões aumentou muito nos últimos anos. Isso é reflexo da inflação, da crise de semicondutores (escassez da peça indispensável ao veículo) e até do aumento do combustível. Para compensar um investimento tão alto, ele tem que ser compensatório economicamente no dia a dia.

Nesse sentido, as novas tecnologias podem ajudar a poupar o diesel gasto em até 20%. Isso é possível com o controle de aceleração e a troca de marchas inteligente, além da aprendizagem do trajeto para atingir a máxima performance de acordo com a estrada, aclives e particularidades da viagem.

Sustentabilidade

A busca por alternativas para diminuir a emissão de poluentes vem com tudo em 2023. Nessa linha, temos algumas alternativas. O biodiesel, por exemplo, é um combustível não tóxico e pouco poluente (72% menos que o combustível tradicional). Ele pode substituir total ou parcialmente o consumo do diesel, além de aumentar a vida útil do motor.

Também ganham destaque outras alternativas que dispensam o petróleo.

  • Caminhão elétrico: funciona com motor elétrico e baterias.
  • Caminhão híbrido: traz dois motores, um elétrico e outro a diesel, possibilitando que o motorista escolha qual usar.
  • Caminhão a gás: conta com sistema de injeção diferenciado e pode ser abastecido com gás natural ou biometano, reduzindo em até 90% a emissão de poluentes.

Normas de emissão Euro 6

Para você que ainda não sabe, o sistema Euro 6 reúne um conjunto de normas voltadas para diminuir a emissão de poluentes gerados pelos veículos movidos a diesel. Um verdadeiro compromisso com a sustentabilidade no trânsito.

Em 1º de janeiro de 2023, temos a substituição do Euro 5 pelas novas medidas no Brasil. Por aqui, adequamos os direcionamentos à nossa legislação própria: o Proconve P-8.

Mas quem vai fiscalizar o cumprimento? O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o órgão responsável por monitorar as atividades para reduzir a poluição.

As fabricantes de veículos devem ficar atentas! Veja algumas disposições:

  • Diminuição de 72% da emissão de hidrocarbonetos (limite de 0,09 gramas para cada cavalo de potência e hora de funcionamento do motor).
  • Limite de 0,01 ppm na emanação de enxofre.
  • O óxido de nitrogênio (NOx) passa a ser proibido em quantidade maior que 0,29 g/cv.
    Recomendação para o uso de combustível mais limpo, como o diesel S-10.

Tecnologias são indicadas ao atendimento das normas, tais como a Redução Catalítica Seletiva (SCR), para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio, e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR), que funciona contra a geração de fumaças pretas.

Além dos gases, os ruídos também foram regulamentados pelo Euro 6. Agora, temos o limite de 72 decibéis.

Investimento em veículos mais seguros

O setor de transporte está atento tanto à segurança do motorista quanto à proteção da carga contra furtos e roubos. Para isso, a tecnologia desempenha um papel muito importante. Há os sinais visuais que auxiliam o caminhoneiro na hora fazer curvas, se manter na velocidade e na via correta durante o trajeto.

O sistema de monitoramento que avisa em caso de sinais de cansaço e distração do condutor também merece destaque. Agora, os recursos tecnológicos dão uma forcinha para que ele não insista na direção quando precisar dormir.

Por fim, a black box (caixa preta) passa a integrar o veículo, que é um dispositivo de gravação e transmissão de informações da frota, muito parecido com o usado em aviões. Em uma plataforma de gestão, é possível analisar os dados de ocorrências, desempenho do motorista e da frota, infrações, entre outras eventualidades.

Capacidade de carregamento

A preocupação em transportar mais cargas em menos viagens motiva o desenvolvimento de soluções para 2023. É justamente com esse pensamento que a linha Constellation da Volkswagen, por exemplo, apresenta ao mercado modelos com maior capacidade. Veja:

  • Modelos 26.260 e 26.320 6×2 vem com mais 1.500 kg de capacidade de carga e peso bruto total (PTB) técnico de 25.600 kg.
  • Modelo 18.210 4×2 ganhou 500 kg de carga técnica.
  • Modelo 27.260 6×2 carrega mais 800 kg.

A tendência também é seguida por outras montadoras, afinal, levar mais carga em menos tempo é um dos maiores desejos de quem trabalha nas estradas — e você sabe bem disso!

Investimento em carrocerias mais leves

Outra entre as diversas tendências para caminhões é o investimento em carrocerias mais leves que podem reduzir o peso do caminhão em até 1 tonelada. Como vantagem, há mais eficiência no transporte, com menor gasto de combustível.

As carrocerias de alumínio aparecem como excelentes alternativas nesse sentido. Elas usam fixadores da indústria aeroespacial, são livres de corrosão, resistentes, modernas e dispensam reapertos.

Já esperava por essas tendências para caminhões em 2023? A gente resume tudo em quatro palavras: tecnologia, economia, eficiência e sustentabilidade. Conseguir combinar todas elas em um caminhão será a fórmula de sucesso para agradar quem trabalha com o transporte de cargas. Já que falamos muito de modernização e melhorias, a gente te convida a conhecer a digitalização de fretes, que também segue fortíssima no próximo ano!

Compartilhe: