As transportadoras estão sempre presentes nas vidas das pessoas, principalmente agora com o crescimento do e-commerce, mas pouca gente sabe como funciona o trabalho no setor.

Conquistar clientes, reduzir custos, enfrentar a concorrência acirrada, a falta de segurança nas estradas, são alguns dos desafios que o setor de transportes enfrenta diariamente. Por isso, o trabalho em transportadora precisa sempre buscar metodologias que ajudem no crescimento da atividade, com inovação.

Como é o dia a dia de uma transportadora?

Mas falar sobre o trabalho em transportadora vai além das entregas para os clientes, contemplando detalhes importantes, processos específicos e profissionais encarregados de cuidar dos produtos. 

A começar pelos colaboradores, que desenvolvem atividades importantes para movimentar o transporte de mercadorias, trazendo mais agilidade aos serviços. A quantidade de profissionais e as funções que exercem, em função do trabalho em transportadora, variam conforme a empresa, principalmente no que diz respeito ao porte.

Entre os principais profissionais de uma transportadora, é possível citar:

Supervisores, gerentes e coordenadores

Encarregados de cuidar da gestão, controlar e monitorar todo o processo, do pedido à entrega das mercadorias.

Analistas

Esse grupo executa atividades de nível tático, ajudando os profissionais da gestão a formular estratégias para fretes mais rápidos e econômicos, e na tomada de decisão.

Assistentes

Os assistentes realizam atividades que envolvem documentos, como emissão de notas fiscais, ordem de serviço, contato com os clientes e fornecedores, concluir o cálculo dos fretes.

Auxiliares

O grupo de auxiliares é responsável por separar, organizar e carregar as mercadorias até o caminhão.

Conferentes

Frente encarregados da conferência das cargas e de todo o processo de movimentação.

Motoristas profissionais

Profissionais responsáveis pelo transporte das mercadorias até o destinatário;

Quais são as atividades diárias de uma transportadora?

Manutenção

Uma das atividades mais importantes, a manutenção refere-se aos cuidados com a qualidade e o funcionamento dos veículos, máquinas, equipamentos e das próprias instalações. Isso ajuda a diminuir custos com paradas por reparos inadequados e os atrasos nas entregas. Muitas transportadoras adotam a rotina de manutenção de frota de forma preditiva, preventiva e corretiva. A gestão da manutenção garante o bom funcionamento da empresa.

 

Consolidação das cargas 

A cadeia de processos no setor de transporte de carga inclui o processo de consolidação das cargas, que pode ser traduzido como um agrupamento dos pedidos com base na localização dos destinatários, ou seja, a organização de tudo o que têm de entrega na mesma região. Esse processo tem o objetivo de tornar o transporte de carga mais eficiente, ampliando o aproveitamento da capacidade dos veículos e criando rotas otimizadas. 

 

Planejamento de rotas

O planejamento de rotas também faz parte do dia a dia, pois ajuda a reduzir boa parte dos custos.

Ele define os percursos de entrega com base na quantidade de paradas, na distância percorrida, no combustível gasto, nas restrições de trânsito e clientes. Assim a empresa consegue elaborar um roteiro econômico, reduzindo o tempo de transporte das mercadorias e o preço para os clientes.

 

Monitoramento

Outra ação que faz parte desse fluxo de atividades é o monitoramento da entrega das mercadorias. Geralmente elas investem em equipamentos que ajudam a acompanhar as entregas e conferir credibilidade ao serviço, identificar problemas no trajeto e garantir que os destinatários acompanhem o produto em tempo real.

Para isso, as transportadoras utilizam rastreadores, telemetria ou seus próprios aplicativos.

 

Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é um dos itens essenciais na logística, pois garante a segurança das mercadorias e a vida dos motoristas. A empresa analisa as possibilidades de riscos e estabelece práticas que minimizam as chances de perdas, roubos, extravios ou outros problemas que possam danificar a carga. Os riscos incluem os sinistros, como acidentes, incêndios e quebra dos veículos.

 

Cobrança de frete

A cobrança de frete garante que a transportadora funcione. Essa cobrança deve contemplar o peso dos produtos, o valor da mercadoria, a distância a ser percorrida e as taxas.

Além disso, o cálculo toma por base, as restrições municipais e as informações sobre a localidade do destinatário, se há horário de recebimento ou agendamento de entrega, se a área tem alto risco ou dificuldades de acesso, se há tempo de permanência para descarga, paletização, separação por SKU, seguros obrigatórios e facultativos, cubagem, necessidade de equipamentos para manuseio da carga, equipe para a operação e etc.

 

Rotina de trabalho em transportadora: como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia pode ajudar de várias maneiras, facilitando o trabalho e evitando erros que trazem prejuízos ao transporte de cargas. São elas:

Roteirizador

Software que planeja rotas inteligentes com base em variáveis, como gasto com combustível, trajeto mais rápido, trânsito, segurança, necessidades do cliente, entre outras.

Transportation Management System (TMS)

Software completo, voltado à gestão de transportes, utilizado para gerenciar todas as rotinas, como controle de frota, tabela de fretes, manutenções, gestão de custos etc. O TMS automatiza os processos de transporte, garantindo agilidade, segurança e maior produtividade.

Warehouse Management System (WMS)

Pode ser utilizado para otimizar a separação de pedidos e as operações nos estoques e armazéns. Conta com uma série de hardwares para a segurança e precisão, bem como para redução de perdas e erros como picking por voz, por exemplo.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Programa muito utilizado para a gestão empresarial, que pode ser aplicado na instituição de forma geral pois ajuda a aprimorar o controle e a comunicação de dados.

Plataforma de Fretes 

Associar-se a uma plataforma de fretes como a da Fretebras coloca à disposição da transportadora 450 mil caminhoneiros autônomos cadastrados para contratação. A ferramenta auxilia a empresa em várias tarefas que envolvem a gestão de cargas, inclusive disponibilizar seus veículos ociosos para fretes de outras empresas ou a até mesmo trabalhar sem frota própria, reduzindo custos que essa operação envolve.

Gostou do artigo? Saber como funciona o trabalho em transportadora parece coisa simples, mas na verdade é algo bem complexo, com vários detalhes importantes. Leia mais, no Blog.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: