A ideia de inovação no transporte de cargas está plugada diretamente no movimento de transformação digital do setor de transportes

A era digital trouxe inovação e soluções para todo o mercado e o setor de transportes de carga não poderia ficar de fora dessa evolução.

A conectividade em alta, os novos modelos de consumo e a competitividade cada vez mais acirrada definem, a partir de um atendimento cada vez mais rápido às expectativas dos clientes, o caminho para o sucesso das empresas atualmente. 

Inovação no transporte de cargas

Inovação no transporte de cargas é uma questão estratégica, principalmente no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudam a otimizar os processos.

As mudanças vêm contribuindo para tornar as empresas mais eficientes, não só no que diz respeito às operações, mas também quanto às finanças, colaborando com a redução de custos.

Embora o setor logístico brasileiro ainda tenha o pé no off-line, um grande movimento online vem tomando conta, trazendo mais confiança e inovação no transporte de cargas, digitalizando os serviços com o objetivo de aumentar a velocidade de processos, reduzir custos e gerar eficiência. 

Os exemplos podem variar desde o canhoto digital e outros documentos relativos à realização de fretes que antes eram em papel e agora passam à validação online, até a parametrização de sistemas para cobrir todas as necessidades tributárias da empresa transportadora, inclusive a folha de pagamento de funcionários e motoristas autônomos.

No caminho do aumento de confiança no online, um passo importante é em direção à automação. Automatizar processos manuais, sem desvalorizar o trabalho intelectual, é a grande tendência, principalmente na área de logística.

Vale ressaltar que a inovação traz também a necessidade de capacitar funcionários para lidar com as novas tecnologias.

Entre as soluções que envolveram inovação no transporte de cargas, as que têm sido utilizadas com maior frequência são as seguintes:

Gerenciamento de transportes (TMS)

O sistema fornece um panorama das operações, permitindo acesso – tanto do gerente como dos demais envolvidos – a dados importantes para a melhoria dos transportes.

A ideia dessa foi controlar o desempenho das operações em tempo real com informações fornecidas por GPS.

A solução permite apurar a quilometragem percorrida por rota, o consumo de combustível, a velocidade mantida e quantidade de paradas realizadas durante o trajeto. 

Planejamento de rota

O sistema tem como principal função a otimização das rotas de viagens, fornecendo as melhores alternativas de trajetos com base em mapas digitais.

Essa geolocalização evita que caminhões transitem por locais perigosos, ajuda a desviar de trechos em más condições e rotas mais longas ou que possam gerar maior gastos de combustível, pedágios, além do desgaste do caminhão.

Essa inovação no transporte de cargas simplificou os cálculos de frete e prazo de entrega.

QUIZ: VOCÊ ESTÁ POR DENTRO DA TECNOLOGIA?

Rastreamento e monitoramento

As melhores transportadoras já fazem uso dessa possibilidade e têm como resultado as entregas mais rápidas e seguras, bem como maior controle das mercadorias.

Os módulos rastreadores via satélite estabelecem uma conexão contínua durante os deslocamentos enquanto um software analisa todas as informações fornecidas, tornando possível acompanhar o tráfego, a velocidade média e instantânea, o tempo gasto nas paradas, o consumo de combustível, entre outros.

Além disso, esses sistemas garantem a segurança da carga e do motorista, pois tornam mais difícil a atuação de criminosos especializados em furtos e roubos de cargas.

Transformação digital nas estradas

O transporte rodoviário de cargas predomina no Brasil e dois milhões de caminhoneiros carregam quase tudo o que a população consome atualmente, e o que vai para o exterior.

O tema inovação no transporte de cargas têm tido grande impacto para os caminhoneiros na medida em que a transformação digital chega também às estradas.

Tanto é verdade que startups e grandes transportadoras vêm criando soluções para tornar a experiência dos motoristas mais próxima da tecnologia e levar mais eficiência para a rotina desses profissionais.  

De acordo com dados da Pesquisa CNT Perfil do Caminhoneiro 2019, da Confederação Nacional do Transporte, 87,8% dos caminhoneiros fazem uso de notebook, smartphones ou tablet para acessar informações relevantes para o seu trabalho. Na verdade, esses dispositivos para acesso à internet se transformaram em uma ferramenta de trabalho importante para esses profissionais de transportes. 

Os aplicativos são muito úteis para o motorista nas situações do cotidiano, mas o principal benefício que eles trazem é o acesso à informação sobre fretes, cálculos financeiros, postos com melhores preços, reparos e trajetos alternativos, por exemplo.

Veja também – Fretebras: tecnologia e segurança no transporte de cargas

 

Destacamos 5 exemplos de aplicativos usados pelos caminhoneiros: 

1 – Busca de frete

Procurar trabalho é essencial e isso agora pode ser feito apenas com um clique. A Fretebras criou uma plataforma de busca de fretes e conecta os caminhoneiros autônomos às empresas cadastradas para oferta de cargas em qualquer localização do País.

Assim, ao entregar uma carga ao destinatário, o motorista já busca outra no aplicativo para Android e consegue garantir a próxima viagem, mesmo que seja de retorno.

Com uma frota virtual de mais de 700 mil caminhões e uma base com 17.00 empresas, a Fretebras usa a tecnologia para unir as duas pontas. A negociação fica a cargo das partes interessadas. 

 

2 – Gestão financeira 

O Drivvo é um aplicativo para Android, gratuito e simples, que auxilia quem tem dificuldades em gerir as finanças do caminhão.

Com ele é possível registrar todos os gastos e organizá-los facilmente, evitando multas por atrasos.

Assim, despesas com consumo de combustível, manutenção, impostos, seguros, entre outras, podem ser acompanhadas de perto para que o caminhão não se torne um peso no orçamento.

3 – Previsão do tempo

Com a rotina exaustiva, os caminhoneiros nem sempre conseguem acompanhar o noticiário para conferir como estará o tempo no dia seguinte.

O aplicativo AccuWeather, disponível para Android e iOS, informa se vai chover ou não e apresenta alguns dados detalhados, como: umidade do ar, temperatura estimada e sensação térmica.

Ele colabora para o planejamento da viagem, de acordo com as condições climáticas. Se houver previsão de chuva, por exemplo, o motorista pode evitar um trajeto perigoso pelo período necessário.

4 – Oficinas à disposição

Um dos melhores amigos do caminhoneiro é o Guia de Oficinas.

Quando surgem os imprevistos na estrada, o app auxilia na localização de oficinas e lojas de peças automotivas próximas ao local em que o motorista se encontra.

5 – Combustível

Disponível na Google Play e App Store, o Gasspass é uma plataforma colaborativa que permite ao motorista consultar os preços dos combustíveis nos postos mais próximos, por meio de localização GPS.

O aplicativo tem abrangência nacional e ainda oferece tíquetes de desconto que podem ser utilizados em postos parceiros. 

Hoje, é indiscutível o impacto positivo proporcionado pelos recursos tecnológicos na rotina das empresas de transporte, melhorando a eficiência dos deslocamentos, tornando as operações menos onerosas e mais ágeis.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: