Logística e Transportes

Rotas de fertilizantes no Brasil: de onde vêm e para onde vão?

Sobe no caminhão que a viagem vai ser boa! Vamos, juntos, conhecer as rotas de fertilizantes no Brasil, entendendo de onde esses insumos vêm e para onde vão em nosso país.

Além de falar de estradas, portos e estados importantes para a movimentação de fertilizantes, vamos dar dicas sobre como fazer o transporte do jeito certo. Pega a visão porque tá imperdível. Bora conferir!

Fertilizantes no Brasil

Você sabia que o Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes que consome? Nossas indústrias só dão conta de uma pequena parte de toda a demanda que as lavouras têm. Também, com uma produção agrícola, principalmente de grãos, tão gigantesca quanto a nossa (320 milhões de toneladas anuais), precisaríamos de muitas empresas dedicadas ao produto. 

Como você já deve imaginar, os fertilizantes são uma parte essencial do agronegócio. Afinal, eles dão tudo o que a planta precisa para crescer forte e saudável. Consequentemente, a produção vai lá nas alturas.

Importação de fertilizantes

De onde vem todo o fertilizante que consumimos?

  • Rússia (23%)
  • China (14%)
  • Canadá (11%)
  • Marrocos (9,8%)
  • EUA (5,6%)

Principais rotas de fertilizantes no Brasil

Bora explorar algumas das principais rotas usadas no transporte de fertilizantes. Primeiro, vamos falar da importação e da movimentação nos portos, onde a grande quantidade do insumo chega ao país. Em seguida, a gente mostra a distribuição dele pelas rodovias. Se liga!

Arco Norte

O eixo logístico do Arco Norte se destaca como uma alternativa estratégica para o transporte de fertilizantes no Brasil. Essa rota ganhou relevância, especialmente após a conclusão da BR-163, uma via que conecta o Sul ao Norte do país, passando por áreas agrícolas importantes.

Esse eixo logístico abrange sete portos brasileiros, sendo o Porto de Itaqui, no Maranhão, o único localizado no Nordeste, e os demais distribuídos na região Norte: Porto Velho, Miritituba, Santarém, Barcarena, Itacoatiara e Manaus.

Portos

Porto de São Francisco do Sul (Santa Catarina)

  • Este porto movimentou cerca de US$ 800 milhões (R$ 4 bilhões) em 2023.
  • Recebeu 1,9 milhão de toneladas de adubo nos primeiros nove meses do ano (2023), representando 7% do total importado pelo país.
  • Em 2023, abriu um novo acesso, aumentando a capacidade de movimentação de caminhões em 1,5 mil veículos por dia, agilizando a descarga em 30%.

Portos de Paranaguá e Antonina (Paraná)

  • Os portos de Paranaguá e Antonina são responsáveis por 27% de todos os fertilizantes que chegam ao Brasil.
  • Eles são considerados a principal porta de entrada desses insumos no país.
  • A capacidade estática de armazenagem nos portos do Paraná ultrapassa 3 milhões de toneladas de fertilizantes.
  • Em setembro de 2023, foram movimentadas 1.038.445 toneladas de fertilizantes nos portos do Paraná, representando um crescimento de 84,5% em relação a setembro de 2022.

Porto de Santos (São Paulo)

  • Importação de fertilizantes em 2023 totalizou 670,8 mil toneladas, 4,1% superior a abril de 2022.
  • O fertilizante foi a carga mais significativa nas importações.

Porto de Itaqui (Maranhão)

  • Sua localização estratégica, a 15 dias de distância da Europa, contribui para sua posição de destaque.
  • Em 2023, a movimentação de fertilizantes, essencial para o agronegócio, registrou um notável aumento de 22%, em comparação com 2022, totalizando 3.599.111 toneladas.
  • O Porto do Itaqui celebrou diversas conquistas em 2023, incluindo a movimentação de 100 mil toneladas de fertilizantes.

Rodovias

BR-163

Uma rodovia crucial que conecta o Centro-Oeste ao Norte do Brasil, passando por áreas agrícolas significativas. Ela é fundamental para o acesso e distribuição da produção do agronegócio.

BR-364

Essa rota liga Mato Grosso a Rondônia, sendo vital para o transporte de produtos agrícolas entre esses estados.

BR-050

Uma rodovia essencial que conecta o Triângulo Mineiro a diversas regiões do país, facilitando o transporte de insumos agrícolas.

PR-151, BR-376 e BR-277

As estradas dos Campos Gerais, no Paraná, são importantes rotas de fertilizantes no Brasil. Juntas, elas formam os maiores corredores de exportação agrícola da América Latina.

Estados

Mato Grosso

Um dos principais estados produtores de grãos, depende fortemente do transporte de fertilizantes para impulsionar sua agricultura.

Goiás

Com forte presença agrícola, Goiás está conectado a várias rotas de transporte, desempenhando um papel vital nessa logística.

Paraná e Rio Grande do Sul

Estados agrícolas importantes no Sul do Brasil, eles apresentam demanda considerável por fertilizantes.

Minas Gerais e Bahia

Na plataforma da Fretebras, estes dois estados se destacam como pontos de origem no transporte de fertilizantes. Empresas produtoras sediadas em MG e BA são os motivos desse movimento.

Obviamente, existem rotas de fertilizantes em todo o país. Aqui, fizemos alguns destaques e pontuações para que você entenda a relevância do assunto.

Transporte rodoviário de fertilizantes

Quando se trata de movimentar esses insumos do ponto de importação até as áreas agrícolas, é o caminhão que consegue dar conta do recado. Entenda quais os cuidados a tomar durante o transporte de fertilizantes pelas rodovias.

Escolha do veículo

Caminhões basculantes são frequentemente utilizados para o transporte de fertilizantes a granel, proporcionando uma descarga eficiente. Caminhões-tanque também são empregados quando o transporte é de líquidos.

É importante considerar o volume de fertilizantes a ser transportado e escolher veículos com capacidade suficiente para atender à demanda. Isso vai garantir a segurança de todos.

Armazenamento

Se o transporte envolver sacos, use um caminhão com sistemas de amarração seguros para evitar danos e manter tudo bem fixo.

Vale também cobrir bem a carroceria do caminhão, se for basculante, para proteger os fertilizantes de condições climáticas adversas (chuva ou sol em excesso), garantindo a qualidade do produto ao chegar ao destino.

Planejamento

Não esqueça de planejar rotas eficientes, considerando estradas em boas condições para minimizar o tempo de viagem sem perder segurança.

Documentação

Por fim, obedeça às regulamentações de transporte de produtos perigosos, se aplicável ao fertilizante em questão, e garanta que toda a documentação esteja em ordem. Aqui, você entende melhor sobre o assunto.

Curtiu conhecer as rotas de fertilizantes no Brasil? E é assim que esses insumos chegam até as nossas plantações, cruzando oceanos e percorrendo rodovias em todas as regiões. Se quiser saber mais detalhes sobre o transporte de cargas, siga a Fretebras no Instagram!

 

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Ramon Freitas

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