O caminhão basculante é um veículo de carga pesada utilizado, principalmente, no transporte de materiais de construção, como areia, pedra, cimento e outros.

O veículo leva esse nome devido à sua característica mais distintiva, que é a caçamba basculante na parte traseira. Ela pode ser inclinada para descarregar o material transportado, facilitando todo o processo. A seguir, você conhece mais sobre esse tipo de caminhão. Boa leitura!

Principais modelos de caminhão basculante

Existem diversos modelos de caminhão basculante, mas os mais comuns são os de 6×4, 8×4 e 10×4, que se referem à quantidade de eixos e rodas do veículo. Eles são os mais utilizados devido à versatilidade e alta capacidade de carga, podendo transportar até 40 toneladas de carga.

Como é a estrutura desse tipo de veículo de carga?

A estrutura do caminhão basculante é reforçada para suportar o peso da carga e as forças aplicadas durante o transporte, favorecendo o basculamento da caçamba.

Se você ainda não sabe, o basculamento da caçamba é a manobra que faz com que a carroceria desse tipo de caminhão se levante para despejar a carga.

Caçamba do caminhão basculante

A caçamba é operada por um sistema hidráulico que permite incliná-la para descarregar o material transportado. Alguns modelos possuem uma caçamba com compartimentos múltiplos, possibilitando carregar vários tipos de carga ao mesmo tempo, separadas e protegidas.

Tamanho, peso e potência

O caminhão basculante se difere de outros veículos de carga pelo seu tamanho, peso e potência. Eles são geralmente muito grandes, podendo ter um comprimento de até 16 metros. Também são extremamente pesados, chegando até 40 toneladas. Além disso, possuem motores potentes, geralmente movidos a diesel, para suportar o peso da carga e do próprio veículo.

Suspensão

A suspensão também é reforçada para suportar o peso da carga e garantir a estabilidade do veículo durante o transporte.

Capacidade de transportar ampla variedade de cargas

O caminhão basculante é capaz de transportar uma ampla variedade de cargas, incluindo lixo, entulho e até mesmo veículos. No entanto, ele é mais comumente utilizado para o transporte de materiais de construção, como areia, pedra, cimento e outros.

Alguns modelos possuem uma caçamba especialmente adaptada para o transporte de lixo, com compartimentos múltiplos para separar diferentes tipos de resíduos e uma tampa hidráulica para facilitar o descarregamento.

Outra característica que difere o caminhão basculante de outros veículos de carga é a sua alta manobrabilidade.

O caminhão basculante é um grande parceiro do caminhoneiro porque facilita muito o processo de descarga. Basta uma simples manobra para que a carga seja despejada no destino. Apesar de poder ser utilizado na movimentação de vários produtos, os materiais de construção são o tipo de insumo mais comum nesse veículo.

Compartilhe: