Com os avanços da tecnologia, cadastrar fretes se transformou em uma tarefa mais fácil em plataformas especializadas como a FreteBras. Porém, embora os responsáveis pelas cargas das empresas transportadoras consigam fazer isso com apenas alguns cliques, ainda há quem deixe as informações incompletas, reduzindo assim a agilidade da contratação.
Contar com a publicação ilimitada de fretes na ferramenta ajuda bastante, principalmente se essas publicações trazem informações importantes para quem vai recebê-las, ou seja, os 640 mil caminhoneiros cadastrados na plataforma. Acontece que como o volume é grande – são mais de 17 mil empresas cadastradas que publicam em torno de 900 mil fretes por mês – , as publicações mais focadas e informativas podem ter melhor proveito.
Afinal, quem não quer ver um frete fechado e saber que está a um passo de ser carregado e seguir viagem?
Na verdade, cadastrar fretes não é um bicho de sete cabeças e reservar um tempinho para essa tarefa pode ser considerado um investimento no que diz respeito ao andamento das operações.
1 – O primeiro ponto que merece atenção redobrada da transportadora, antes de cadastrar fretes, é a importância de manter os dados da empresa transportadora sempre atualizados. Informações como razão social, localização e o contato (e-mail, telefone comercial e WhatsApp) devem estar sempre em dia, pois são as que o motorista vai utilizar para entrar em contato;
2 – O cadastro da carga na verdade é o passo mais importante da publicação. Comece informando origem e destino, ou seja, cidade e estado de onde ela vai partir e onde deve ser entregue;
3 – Insira outras informações importantes, como o produto a ser transportado, se ele deve seguir em sacos, a granel ou embalado, se o carregamento necessita ou não de rastreamento, entre outras;
4 – Quem vai fazer o cadastro dos fretes precisa informar também se há uma carga complemento, o volume, peso e peso unitário para que o caminhoneiro saiba quanto ela vai ocupar do caminhão;
5 – Selecione o tipo de veículo adequado à carga que quer transportar, bem como o tipo de carroceria;
6 – Preencha o campo de preço do frete. Essa é uma informação muito importante ao cadastrar fretes para o caminhoneiro e torna a publicação mais atrativa;
7 – Informe o que estará incluso na composição do preço do frete, como o pedágio, por exemplo. Vale lembrar que o valor cheio é o mais procurado pelos motoristas;
8 – Preencha com atenção as informações adicionais do embarque, com mais elementos sobre o frete, como, por exemplo:
Esses detalhes juntos, também contribuem para tornar o frete mais atrativo;
9 – Edite as informações ao cadastrar fretes, caso haja algo incorreto. Também é pode excluir a publicação e ela sai da plataforma e do histórico, ou desativar a carga que passa a compor a lista dos desativados da empresa;
10 – Reative a carga, se necessário, ou use o modo ativar/desativar para cargas recorrentes, sem ter que cadastrar fretes tudo de novo.
A ferramenta permite. A não ser que se a carga seja diferente, daí é necessário cadastrar novamente.
11 – Consulte o recurso que fica disponível na ferramenta ao cadastrar fretes, a Análise de Rota. Ela mostra um histórico de preços dos fretes publicados na plataforma e gera gráficos com uma média para o trajeto específico, bem como o preço cheio publicado, o que torna possível uma análise por caminhão.
12 – Por fim, vale reler tudo o que fez ao cadastrar fretes, lembrando que quanto mais dados forem inseridos na publicação sobre a carga, mais ela se destaca e fica atrativa para o caminhoneiro autônomo, que precisa de elementos para negociar com a empresa.
Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
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