Com os avanços da tecnologia, cadastrar fretes se transformou em uma tarefa mais fácil em plataformas especializadas como a FreteBras. Porém, embora os responsáveis pelas cargas das empresas transportadoras consigam fazer isso com apenas alguns cliques, ainda há quem deixe as informações incompletas, reduzindo assim a agilidade da contratação. 

Contar com a publicação ilimitada de fretes na ferramenta ajuda bastante, principalmente se essas publicações trazem informações importantes para quem vai recebê-las, ou seja, os 640 mil caminhoneiros cadastrados na plataforma. Acontece que como o volume é grande – são mais de 17 mil empresas cadastradas que publicam em torno de 900 mil fretes por mês – , as publicações mais focadas e informativas podem ter melhor proveito. 

Afinal, quem não quer ver um frete fechado e saber que está a um passo de ser carregado e seguir viagem?

Na verdade, cadastrar fretes não é um bicho de sete cabeças e reservar um tempinho para essa tarefa pode ser considerado um investimento no que diz respeito ao andamento das operações. 

 

Para auxiliar as transportadoras na tarefa de cadastrar fretes, separamos algumas dicas práticas de passo a passo:

 

Informações atualiazadas

1 – O primeiro ponto que merece atenção redobrada da transportadora, antes de cadastrar fretes, é a importância de manter os dados da empresa transportadora sempre atualizados. Informações como razão social, localização e o contato (e-mail, telefone comercial e WhatsApp) devem estar sempre em dia, pois são as que o motorista vai utilizar para entrar em contato;

 

Cadastro de carga

2 – O cadastro da carga na verdade é o passo mais importante da publicação. Comece informando origem e destino, ou seja, cidade e estado de onde ela vai partir e onde deve ser entregue; 

 

Informações sobre a carga

3 – Insira outras informações importantes, como o produto a ser transportado, se ele deve seguir em sacos, a granel ou embalado, se o carregamento necessita ou não de rastreamento, entre outras;

 

Informações sobre carga complemento

4 – Quem vai fazer o cadastro dos fretes precisa informar também se há uma carga complemento, o volume, peso e peso unitário para que o caminhoneiro saiba quanto ela vai ocupar do caminhão;

 

A importância de selecionar o tipo de veículo e carroceria

5 – Selecione o tipo de veículo adequado à carga que quer transportar, bem como o tipo de carroceria;

 

Não esqueça do preço do frete!

6 – Preencha o campo de preço do frete. Essa é uma informação muito importante ao cadastrar fretes para o caminhoneiro e torna a publicação mais atrativa;

 

Detalhar os componentes o preço do frete

7 – Informe o que estará incluso na composição do preço do frete, como o pedágio, por exemplo. Vale lembrar que o valor cheio é o mais procurado pelos motoristas;

 

Informações adicionais do embarque

8 – Preencha com atenção as informações adicionais do embarque, com mais elementos sobre o frete, como, por exemplo:

  • Peso
  • Volume
  • Roteiro

Esses detalhes juntos, também contribuem para tornar o frete mais atrativo;

 

Possibilidade de editar informações sobre o frete

9 – Edite as informações ao cadastrar fretes, caso haja algo incorreto. Também é pode excluir a publicação e ela sai da plataforma e do histórico, ou desativar a carga que passa a compor a lista dos desativados da empresa;

 

Possibilidade de ativar/desativar fretes recorrentes

10 – Reative a carga, se necessário, ou use o modo ativar/desativar para cargas recorrentes, sem ter que cadastrar fretes tudo de novo.

A ferramenta permite. A não ser que se a carga seja diferente, daí é necessário cadastrar novamente. 

 

Análise de rota

11 – Consulte o recurso que fica disponível na ferramenta ao cadastrar fretes, a Análise de Rota. Ela mostra um histórico de preços dos fretes publicados na plataforma e gera gráficos com uma média para o trajeto específico, bem como o preço cheio publicado, o que torna possível uma análise por caminhão.

 

Revisar o frete antes da publicação

12 – Por fim, vale reler tudo o que fez ao cadastrar fretes, lembrando que quanto mais dados forem inseridos na publicação sobre a carga, mais ela se destaca e fica atrativa para o caminhoneiro autônomo, que precisa de elementos para negociar com a empresa. 

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