Quem trabalha com logística sabe que a segurança dos caminhões não é só uma preocupação, é uma questão de sobrevivência de toda a operação. Nesse sentido, a manutenção de frotas vai garantir que os veículos continuem sempre transportando, com mínimas chances de falhas durante a direção.
Mas olha, a gestão da manutenção não é só sobre trocar um óleo aqui ou ajustar um freio ali. É um verdadeiro quebra-cabeças para garantir que sua frota esteja sempre pronta para encarar a estrada sem perrengues. Isso porque você precisa de estratégia para avaliar todas as peças e encaixá-las em perfeito estado no seu caminhão.
Primeiro, vamos falar de grana, porque a gente sabe que o dinheiro não cresce em árvore. Os gastos com manutenção podem variar, mas seguir uma rotina de cuidados pode fazer com que esses gastos fiquem na faixa dos 10% do preço total do caminhão.
Agora, se a ideia é deixar a manutenção de lado, a conta pode chegar a assustadores 70% do valor do veículo (em casos de problemas mais sérios, como danos no motor). E não queremos ninguém levando esse prejuízo todo, né? Então, segura essas dicas que a gente garimpou para você começar uma verdadeira revolução na manutenção de frotas!
Pensa comigo, a manutenção de frotas é como cuidar da saúde. Você faz exercícios preventivos, come direito, faz check-up e, se rolar algum problema, trata na hora. Com a gestão de caminhões, é a mesma pegada. Temos três tipos de manutenção: a preditiva, a preventiva e a corretiva.
Ela faz uma avaliação completa do caminhão no estado em que ele se encontra, independentemente de um cronograma definido para trocas de peças. Aqui, o mecânico olha a eficiência de cada componente do caminhão, sem se importar com o tempo de uso de cada um. O ideal é aproveitar para fazer a manutenção preditiva no intervalo entre uma viagem e outra.
Então, a prática consegue evitar problemas e é essencial quando a frota não pode parar nem por um segundo durante a atividade. São usados recursos tecnológicos para fazer uma análise aprofundada do veículo, como câmeras, sensores, rastreadores e testes de vibração.
Essa manutenção segue prazos definidos de avaliação, geralmente recomendados pelos fabricantes. O mecânico cumpre uma rotina de trocas a partir do que ele observa sobre o desgaste das peças. A manutenção preventiva, como o nome já sugere, te ajuda a agir antes que algo dê errado.
É a que menos gostamos, porque acontece quando não rolou a manutenção preditiva, nem a preventiva. Aí, já era. É pagar mais caro para consertar o estrago.
Bora construir um calendário com as manutenções preditivas e preventivas? Cada caminhão tem suas necessidades, então não rola um esquema único.
Coloque no papel os dias e horários das avaliações, cruzando com os momentos em que os veículos passam pela garagem. Disciplina é a chave do sucesso na estrada!
Para as manutenções preventivas, siga as recomendações de trocas dos fabricantes das peças. Já em relação à manutenção preditiva deve acontecer sempre que o caminhão rodar entre 10 e 15 mil quilômetros.
Você presta atenção aos detalhes? Para te ajudar, criamos um checklist completo de manutenção de frotas. Bora avaliar direitinho:
Vale olhar também se tem danos, trincos ou arranhões que podem complicar a sua viagem. E não esquece: a qualidade das peças faz toda a diferença. Escolha fornecedores confiáveis, porque na hora do aperto, não dá para esperar muito.
Construa um registro de cada veículo. Nele, você vai atualizar os dados de “vida útil” do caminhão para saber se o desempenho dele está dentro do esperado ou se os problemas estão excessivos.
Comece pela idade, marca e modelo do veículo. Depois, passe para o consumo de combustível. Anote as datas e locais de abastecimento, a quantidade abastecida e os custos. Depois, isso vai ser útil para comparar com a distância rodada e chegar ao consumo.
Em seguida, acrescente informações de utilização. Registre quem são os condutores responsáveis, as datas de uso e a quilometragem de suas viagens. Aproveite para também ter sempre acessível à documentação do motorista, com a validade da CNH e as certificações do profissional.
Na mesma ficha, compile as informações de manutenção planejada e os reparos não programados. Não se esqueça das datas, das peças utilizadas e dos custos.
Por fim, deixe o espaço para as ocorrências nas estradas. Além de detalhar o que aconteceu, inclua datas, horários, locais e a possível causa de todos os acidentes, junto às informações relacionadas ao acionamento do seguro.
Siga todas as dicas e comece a cuidar da manutenção de frotas do jeito certo. Afinal, caminhão seguro é caminhão que não te deixa na mão. E para sempre ficar ligado nas novidades do mundo do transporte de cargas, siga a Fretebras no Instagram. Tá cheio de conteúdo que vai facilitar a sua vida!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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