Muita gente acha que o sucesso depende apenas de números e esquece das pessoas. A lógica está muito errada. São as pessoas que vão direcionar os esforços para que a sua empresa alcance os melhores resultados. Hoje, vamos te mostrar técnicas sobre o gerenciamento de equipe no setor de logística e transporte para você formar um time bem preparado para qualquer parada. Continue a leitura porque as dicas são certeiras!
Você quer aprimorar o seu trabalho para, a cada dia, se tornar um profissional melhor, certo? Então, fica de olho na tecnologia porque ela traz mudanças muito rápidas no setor de logística e transporte. Quem não se atualiza, fica para trás e perde importantes posições no mercado.
Há alguns anos, quem imaginaria a possibilidade de contar com a frota digital e ter toda a gestão no transporte na palma da mão? Pois é. As inovações surgiram para transformar o trabalho, com mais produtividade, menor custo, menos erros e mais agilidade na operação. Spoiler: só vai conseguir aproveitar tudo isso quem se qualificar.
Conta para a gente como está a evolução do seu time. A sua empresa promove programas de capacitação para dar aquele up no desempenho da galera? Se ainda não faz isso, se liga nas vantagens dessa atitude.
Já bateu aquela vontade de começar, agora mesmo, a fazer o gerenciamento de equipe no setor de logística e transporte com muita capacitação, né? A gente te entende e vai continuar batendo um papo contigo antes de você trazer a primeira melhoria.
Entre os desafios que você pode se deparar na hora de fazer o gerenciamento de equipe no setor de logística e transporte podemos destacar:
A seguir, detalhamos as soluções para que o seu trabalho seja aprimorado e, junto a sua equipe, vocês consigam melhorar muito os resultados apresentados. Lembrando que a empresa tem um papel fundamental em tudo isso porque também estamos falando de cultura, investimentos e comprometimento com a melhoria. Bora superar esses e outros obstáculos?
A tecnologia é a sua grande amiga. Não hesite em entrar no universo das inovações para aproveitar os benefícios. Você pode contar, por exemplo, com uma frota digital e uma rede de motoristas autônomos em todo o Brasil para garantir entregas rápidas, seguras e sem burocracia.
Também pode usar recursos tecnológicos para monitorar viagens, traçar as melhores rotas, controlar o estoque, melhorar o relacionamento com fornecedores e clientes, além de integrar processos. Hoje, basta um simples acesso no celular, a qualquer hora e a qualquer lugar, para ter o controle de toda a operação e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.
Dessa forma, a sua equipe trabalhará com mais agilidade e, se acontecer alguma falha, você saberá exatamente o que aconteceu para dar um feedback construtivo ao profissional responsável e o erro não aconteça novamente. Digitalmente, é possível medir a produtividade e distribuir as tarefas de forma certeira, além de se comunicar com o seu time num piscar de olhos.
Por fim, existe uma infinidade de cursos na internet que podem fazer com que a sua equipe aprenda o que precisa ser dominado, visando o desenvolvimento do seu setor.
Desenvolver as pessoas é um dos melhores investimentos que a sua empresa pode fazer. Quando você tem um plano de desenvolvimento individual claro, os colaboradores sabem o que, exatamente, eles têm que fazer para crescer. Assim, eles permanecem motivados e conseguem, gradativamente, assumir desafios mais complexos na operação, produzindo mais com melhor qualidade.
Outro benefício é que o clima melhora bastante. Quem não gostaria de permanecer em um lugar que valoriza o trabalhador? Para isso, é preciso estipular metas, dar meios para que os funcionários dominem novas habilidades, proporcionar treinamentos, dar feedbacks, promover valorizações, como comemorações de aniversário e de conquistas, além de ter um plano de carreira estruturado.
A logística é uma área que atravessa todos os setores da empresa. Proporcione um ambiente aberto, em que as áreas possam ser integradas e os profissionais se sintam bem-vindos em outros times. Quanto mais alguém conhece da operação, mais proveito ele pode tirar dela!
Que tal estipular um programa de integração após a chegada de novos colaboradores? Além de apresentar os setores, você pode propor a criação de equipes que misturem profissionais diferentes para solucionarem um problema que a empresa vive.
Também é possível marcar reuniões e eventos para pedir ideias antes de enfrentar desafio. Afinal, a cultura da empresa é a mesma e os objetivos são complementares. Todos vão aproveitar as conquistas do negócio, independentemente da área.
Não espere acontecer um problema para decidir o que fazer. Você será capaz de direcionar melhor a sua equipe e os seus recursos se já tiver criado um plano de gerenciamento de crises. Ele, basicamente, consiste em detalhar todos os problemas que podem acontecer durante a operação logística e as principais soluções a serem seguidas em cada caso.
Após identificar todos os problemas possíveis, crie um plano de trabalho sobre como a sua equipe pode enfrentar as situações e, também, como a empresa pode se preparar (financeiramente, com estrutura e mão de obra). Faça treinamentos que simulem alguns cenários para consolidar o conhecimento.
Toda tarefa da empresa, desde o planejamento da produção até a entrega ao cliente, é um processo logístico. Como gestor, o seu trabalho é gerenciar a equipe, os recursos e as ações para alcançar a eficiência produtiva. Para que isso aconteça, descreva o passo a passo de todo o fluxo de trabalho, incluindo as decisões envolvidas em cada etapa.
Pode parecer exaustivo, mas o ganho a longo prazo é muito alto. Será fácil treinar novos colaboradores, já que o conhecimento não ficará retido, por exemplo. Você também poderá aplicar mudanças precisas na raiz de um problema quando eles acontecerem, além de ter uma visão macro do negócio e do seu time.
Compra mensal de insumos (descrever), realizadas pelo colaborador João Silva, assistente de logística, todo 1º dia útil do mês. Ele compra com o fornecedor X, via site (colocar dados). O pagamento é feito de tal forma. A nota fiscal é gerada imediatamente após a compra e enviada ao setor de Controladoria que faz o pagamento.
O prazo de entrega é de X dias. O volume de insumos é controlado pelo software Y. Sempre é feita a compra de 1.000 unidades, exceto no mês de novembro (Black Friday), cujo volume comprado é 5.000.
A partir dessa situação, é possível montar fluxogramas e detalhar todos os processos que a sua área executa. O trabalho duro de organização será uma única vez. Depois, é só o acompanhamento.
Neste artigo, você descobriu como dar passos importantes para o gerenciamento de equipe no setor de logística e transporte. Se você leu até aqui, a gente sabe que o seu comprometimento e sua vontade de crescer são altos. Esperamos ter ajudado com as informações! Como presente, vamos disponibilizar uma ferramenta poderosa: um checklist com o que não pode faltar na sua operação. Baixe!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Já teve problemas como atrasos nas entregas ou cancelamentos por não encontrar caminhões com a…
Como o pessoal da sua transportadora encontra carroceria munck para os fretes? Essa etapa de…
Conseguir carroceria silo para frete é um desafio para a sua transportadora? Sabemos que encontrar…
Quais são as regiões mais importantes do agronegócio? O que elas produzem? Se você trabalha…
Vai um arroz aí? Sabia que a safrinha de arroz pode ser bastante lucrativa para…
Trabalha com transporte de grãos e quer saber como aproveitar o melhor de cada época?…
This website uses cookies.