A otimização de transporte é uma preocupação frequente das empresas de transporte e logística. Tanto das que gerenciam toda a logística de transporte, com frota própria, quanto das que utilizam frota terceirizada. As estratégias precisam ser eficientes, evitando falhas e reduzindo custos.

Quer saber o que fazer para melhorar o transporte das suas cargas? Continue lendo o artigo com as dicas que separamos para você otimizar a estratégia de transporte e logística.

 

Frota Terceirizada

Muitos gestores se deparam com a dúvida de qual frota seria melhor manter. Considerando custos, burocracia e esforços, a frota terceirizada garante mais vantagens do que manter 100% da frota própria para a maioria das empresas em atividade. Bora conhecer essas vantagens?

 

As vantagens da frota digital

As vantagens da frota digital são muitas, uma delas é a escalabilidade, sua frota cresce sem grandes investimentos iniciais, atende mais demandas e movimenta sempre o fluxo de caixa.

Com uma preocupação a menos, o gestor consegue se concentrar em outras atividades estratégicas do negócio.

Nisso, surgem oportunidades para ganhar ainda mais competitividade no mercado com uma visão mais geral e foco no cumprimento de metas. E tem mais:

 

As frotas digitais reduzem custos logísticos

Um dos principais objetivos da frota digital é, sem dúvidas, a redução de custos. Com uma frota digital você não precisa arcar com gastos variáveis de veículos, combustível, manutenção etc. Assim, a empresa consegue fazer um planejamento financeiro com custos fixos, sem surpresas lá na frente.

 

Investimento em tecnologia é fundamental

Além da frota digital, contar com a tecnologia melhora processos manuais e entraves logísticos. Vamos conhecer os benefícios:

Vantagens de investir em tecnologia na operação de transportes:

Mais segurança

A tecnologia ajuda na segurança dentro e fora da estrada. Com o uso de TMS, por exemplo, é possível ter um gerenciamento total da operação. E mais segurança ao traçar planos de ação no gerenciamento de riscos para evitar roubos, furtos, extravios, avarias, multas, infrações etc.

Temos integração com mais de 40 tipos de TMS. Fale com um especialista.

 

Agilidade nos processos

A tecnologia possibilita mais agilidade nas operações do transporte com a emissão de documentos fiscais, por exemplo. Com um sistema de emissão de documentos, é possível emitir a documentação em até um minuto.

Veja também – Conheça o CTe e mais 8 documentos fiscais para o transporte

 

Melhor planejamento

A tecnologia facilita tomadas de decisão, com mais tempo e acesso a mais informações, o gestor pode se dedicar a uma atuação mais estratégica e menos operacional.

Conclusão

Seja para reduzir custos, tornar as operações de transporte mais seguras, agilizar o dia a dia, o melhor caminho é implementar a tecnologia na otimização de transporte de carga.

E você já usa alguma dica na estratégia de transporte e logística da sua empresa? Para ler mais assuntos como esse, acompanhe o blog Fretebras e assine nossa newsletter!

Se quiser encontrar soluções que possam otimizar o processo dos seus fretes, converse com nossos especialistas!

 

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: