Logística e Transportes

Conheça a Fretebras e seus diferenciais

Um fato que sempre existiu no setor de transporte rodoviário de cargas e fretes é a transportadora ter que contar com caminhoneiros autônomos para suprir suas demandas. Isso porque a maioria delas não tem frota própria e, em caso contrário, também não conseguiriam atender a todas as necessidades dos contratantes.

Neste post, você conhecerá melhor uma empresa que tem revolucionado esse mercado, a Fretebras, que, com soluções simples, facilita a vida tanto das transportadoras quanto dos caminhoneiros. Confira!

Entenda como era o mercado de transportes

Antigamente, nas estradas, existiam os pontos de parada dos caminhoneiros, que, geralmente, eram pátios dentro dos postos de combustível. Ali mesmo funcionavam as filiais de transportadoras, por meio de pequenas portas e minúsculas salas físicas, nas quais eram feitas as prospecções ativas dos caminhoneiros, a fim de contratá-los.

Dessa forma, a transportadora contava com uma lousa de giz na porta da sala, contendo os fretes disponíveis. Do outro lado, os caminhoneiros esperavam a empresa colocar uma plaquinha com o frete de interesse. Até 2008, era assim que as coisas funcionavam. Na verdade, esse sistema ainda existe, contudo, obviamente, é cada vez mais raro.

Inclusive, várias vezes, as transportadoras precisavam ir atrás de caminhoneiros para os fretes. Essa busca acontecia quando alguém pegava uma moto e rodava o pátio atrás de um caminhoneiro que pudesse atender a uma demanda específica.

Nesse cenário, existiam muitos riscos — de atrasar e de não conseguir entregar a carga, por exemplo. Era muito difícil ligar para várias pessoas até conseguir o caminhoneiro com o perfil certo, que aceitasse fazer a rota, que tivesse o caminhão ideal e que estivesse de acordo com determinado preço, além de ser confiável.

Diante de tudo isso, é possível perceber que era um mercado muito ineficiente para os dois lados. Para a transportadora, era difícil fazer a contratação do caminhoneiro, demandando muito tempo e com um grande desafio na busca e na contratação de autônomos. Por outro lado, para o caminhoneiro, também era um problema, com ineficiência e desperdício de tempo buscando o frete ideal que ele quisesse fazer.

Conheça a Fretebras

Em 2008, uma oportunidade de suprir tudo isso foi encontrada pelos sócios-fundadores da Fretebras, que levaram esse mundo para o ambiente on-line. Foi quando nasceu a marca.

Portanto, a Fretebras surgiu há 10 anos, em Catalão, Goiás. A empresa foi fundada para resolver as formas de conexão entre as transportadoras e os caminhoneiros autônomos, visto que, em outros tempos, essa era uma dor muito grande no mercado de transportes rodoviários de cargas e fretes.

A verdade é que, em 1998, surgiu a ideia de desenvolver uma plataforma on-line para a divulgação de fretes, veículos, produtos e serviços do setor de transporte rodoviário de cargas. Esse projeto ganhou o nome de Frete Net e foi lançado no ano 2000.

Naquele tempo, a internet ainda não tinha um grande alcance e o projeto foi interrompido. Em 2006, a ideia foi retomada com novo nome — Fretebras. Diante de um crescimento exponencial da internet, mídias sociais e tecnologias e da popularização dos smartphones, a consolidação da marca e a difusão de seus serviços tornaram-se uma realidade.

Portanto, em 2008, o site foi lançado; em 2013, o aplicativo Fretebras Checkin; e em 2015, o primeiro site do segmento dedicado para celular.

Veja os serviços da Fretebras

Como conseguir um caminhoneiro o mais rápido possível?

O gerente de novos negócios da Fretebras, Bruno Hacad, explica que “quando o caminhoneiro está no aplicativo, ele consegue fazer o check-in, indicando que está disponível. Com isso, quando uma empresa cadastra uma carga, não consegue apenas receber ligação, mas pode também, ativamente, pegar uma lista de motoristas recomendados e ligar para eles”.

“Com o objetivo de atender à principal proposta de valor da Fretebras para a transportadora, ou seja, conseguir um caminhão qualificado o mais rápido possível para atender à demanda, é possível receber ligações dos caminhoneiros interessados”, afirma Bruno.

“Também existe uma forma de a própria transportadora entrar em contato com o caminhoneiro para uma prospecção ativa e aumentar ainda mais as chances de conseguir um caminhão”, explica o gerente.

De que forma o suporte está à disposição?

O suporte serve para resolver qualquer tipo de problema, e a Fretebras disponibiliza o atendimento, que é a porta de entrada para saná-lo. Por exemplo:

  • problemas para cadastrar um caminhão;
  • dificuldade de publicar uma carga;
  • instabilidade no site, etc.

Quais problemas são solucionados pela ouvidoria?

Esse é um canal de tratativas de problemas relacionados com o frete. É uma maneira de fazer monitoramento e qualificação constantemente. Exemplos de casos resolvidos pela ouvidoria em horário comercial, das 8h às 18h, de segunda a sexta, são:

  • se um caminhoneiro faz um frete e a empresa não paga, ele relata isso para a Fretebras, que trata na ouvidoria;
  • se a empresa carrega com a Fretebras e o caminhoneiro não honra com o compromisso, ou seja, não faz a entrega, ela avisa a ouvidoria. A partir disso, o caminhoneiro é excluído e bloqueado no aplicativo.

Saiba como a Fretebras pode ajudá-lo

Destacada pelo pioneirismo e pela liderança de mercado, a Fretebras conta com a plataforma mais antiga e conhecida do mercado, além da maior base de caminhões — são 300 mil veículos.

“Trata-se de uma plataforma simples e fácil de usar, com boa usabilidade na publicação de cargas e contratação de caminhoneiros. Nesse sentido, a transportadora utiliza o site, entrando na central do assinante. O caminhoneiro, por sua vez, utiliza o aplicativo Fretebras”, explica Bruno.

Outro diferencial importante é a preocupação com a segurança e a confiabilidade, visto que a Fretebras tem uma equipe dedicada para validar cadastros, tanto dos caminhoneiros quanto das empresas.

Por fim, mas não menos relevante, como dissemos, na Fretebras, existe uma área de ouvidoria dedicada à resolução de problemas e à tratativa das partes. “Quando uma empresa reclama de um caminhoneiro, ela trata. Quando um caminhoneiro reclama de uma empresa, ela também cuida disso”, reforça o gerente de novos negócios.

Concluindo, estamos falando de uma organização com visão de futuro que trabalha constantemente para melhorar a plataforma. Com a melhoria, ela terá um trabalho maior para qualificar ainda mais os caminhoneiros, e isso quer dizer mais confiança.

Para facilitar mais a usabilidade dessa plataforma, a Fretebras trabalha em novas frentes para conseguir agregar mais funcionalidades que já faz fora dela.

E então, gostou dos nossos diferenciais? Se você deseja conhecer melhor a Fretebras, entre em contato conosco agora mesmo. Teremos muito prazer em atendê-lo!

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