Roteirização logística: aumente a eficiência nas estradas

2022-04-07T11:22:03-03:0005/04/2022|Categorias: Logística e Transportes|

Ao falarmos em eficiência quando a sua empresa pega a estrada no setor de transporte de cargas rodoviário, um dos assuntos mais importantes e influentes a se considerar é a roteirização logística.

Com o conhecimento necessário sobre o que e como fazer este processo tão importante, você reduzirá o desgaste da sua frota, custos logísticos, abrirá melhores margens para a negociação de fretes, alcance geográfico, entre outros benefícios.

Pensando diretamente no cliente, também é possível registrar grandes ganhos, pois com este planejamento bem feito ele dificilmente terá problemas no recebimento da sua compra e, ao ficar satisfeito com a sua empresa, recomendará e utilizará os serviços mais vezes. Isso também é roteirização logística.

Bom, agora deu pra ver o quanto planejar previamente as rotas dos seus fretes pode impactar positivamente em todo o processo da sua operação e também nos resultados, vamos às dicas que separamos para você sobre o assunto. Confira!

Sem tempo para ler? Aperte play no áudio!

 

Vantagens do planejamento de rotas no setor logístico

Antes de tomarmos qualquer atitude nos negócios, é preciso entender no detalhe, não só a execução, mas quais vantagens estratégicas aquela movimentação trará ao seu negócio.

Vamos entender quais estão diretamente ligadas ao planejamento prévio de rotas no setor logístico?

  • Economia de combustível
  • Prevenção do desgaste e manutenção dos caminhões
  • Identificação rotas ineficientes
  • Melhorias na experiência do cliente
  • Padronização de processos
  • Redução de custos logísticos
  • Mapeamento de áreas de risco
  • Melhorias no controle do tempo de carga e descarga
  • Identificação do preço e quantidade de pedágios

 

Como fazer uma roteirização logística?

A realidade de cada empresa pode trazer novos olhares e tópicos para este assunto, mas há alvos em comum que toda transportadora precisa estar de olho e é neles que vamos focar.

Lembrando que a eficiência deste processo só virá com um planejamento feito a quatro mãos, junto com a sua equipe, apoio de dados, tecnologia e revisão de decisões passadas, além da antecedência em relação a quando as cargas vão para as estradas.

 

Preço do frete x distância da rota

Incluir a estratégia de precificação do frete nas decisões sobre distância de rotas pode te ajudar a avaliar melhor as decisões, pois uma pode influenciar diretamente na outra.

Muitos dos tópicos a seguir são importantes para o tema: distância. Avaliar como será o trânsito naquela região, preservação da via, obras que podem prolongar o tempo de percurso, horários, entre outros.

Mas, unir a precificação a esta lista pode fazer com que você entenda que a conta não bate para alguns fretes e que, além da opção de renegociar, talvez você possa encontrar um trajeto mais eficiente e curto, fazendo valer o preço acordado e os interesses do contratante de pé.

Aqui na Fretebras, nós temos uma solução pronta para te ajudar na precificação do frete: a Análise de Rotas. Se quiser saber mais, nosso time está à disposição para te ajudar.

 

Gastos com combustível

No geral, como economizar combustível é um assunto muito presente nas transportadoras, pois tem grande impacto na folha de gastos. E quando o país passa por uma inflação nos preços, como está acontecendo hoje, o alerta é maior ainda, por isso a importância da roteirização logística, também neste pilar estratégico.

Além da estimativa de gasto pela distância da rota, também é preciso considerar trânsito, se haverá paradas, obras, pedágios, tudo isso influencia no resultado do valor que será investido.

Para te ajudar nisso, você pode contar com a variedade de calculadoras de combustíveis que funcionam de forma digital.

 

Valor dos pedágios

Para realizar esta tarefa de forma manual, o site de ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) oferece uma lista de pedágios por rodovias, gerando mais um insumo para desenhar sua estratégia de rotas.

Com apoio da tecnologia, você pode contar com ferramentas de planejamento de rotas que, além desta informação, te ajudam a controlar várias outras que estão aqui nesta lista e, assim, automatizar o processo.

Vale lembrar que para rodar nas estradas, não é preciso apenas ter a informação em mãos, mas também emitir um Vale Pedágio aos seus prestadores de serviço.

A posse deste documento é obrigatória e seu descumprimento pode gerar uma multa de mais de R$ 10 mil.

Aqui você tem mais informações sobre o Vale Pedágio. Tire suas dúvidas!

Além disso, o valor dele deve ser informado no CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte), documento também obrigatório, comumente emitido em sistemas TMS (Transportation Management System).

Fica a dica: aqui na Fretebras, nós fazemos integração com mais de 20 softwares TMS para que você possa automatizar a emissão de CIOT e fazer de forma totalmente gratuita*. Saiba mais!

*Válido para fretes com valor transacionado via Conta PJ Fretebras.

 

Distância x trânsito = ajuste de tempo da rota!

Em um planejamento como este, não dá para simplesmente olhar a distância e pensar: ok, o tempo é esse!

Há muitos percalços no caminho que precisam ser levantados e considerados no cálculo deste tempo. E um deles é o trânsito.

Cheque o histórico das vias envolvidas, horários de pico e as melhores opções de períodos do dia para que veículos como o seu possam rodar ali, tudo isso deixará sua decisão mais fiel à realidade.

 

Preservação da estrada e obras nas vias

Além do fator tempo, como citamos acima, saber detalhes sobre as condições das vias a serem percorridas e se estão em obras ou não, pode mudar completamente o seu planejamento.

Caso estes fatores sejam tamanhos a pontos de aumentar muito o tempo de entrega, o risco de acidentes e preservação dos caminhões, é crucial para que se opte por outro caminho.

E aqui vale lembrar que não é só o lucro ou economia que está em jogo, mas também a integridade física do prestador de serviço.

 

Uso do mesmo caminhão para diferentes entregas

Para otimizar tempo, dinheiro e capacidade operacional, você pode optar por fazer mais de uma entrega na rota com o mesmo caminhão. Existem dois caminhos para isso.

Ou você une vários fretes com destinos próximos e traça a melhor rota para atendê-los com o mesmo veículo ou você escolhe uma rota potencial, já estipulada para uma entrega do ponto A ao ponto B e, em meio ela, tenta encaixar novas entregas.

Você pode fazer isso por conta própria, mas, pelo volume de cruzamento de informações, também pode optar pelo uso da tecnologia com um planejador de rotas.

Dica extra: considere entregar a carga que vai para um destino mais longe primeiro. Feito isso, você tem mais margem de encaixar as outras na volta sem ter que retornar a pontos mais distantes depois.

 

Apoio da tecnologia: planejador de rotas

Enfim, ele, já citado nesta lista algumas vezes, o planejador de rotas.

Esta é uma ferramenta tecnológica, oferecida por players especializados, para que você possa fazer um planejamento de forma mais rápida e automatizada.

Não necessariamente eles trarão todos os dados que você espera levantar, mas itens como consumo de combustível, pedágios e o cálculo da rota em si, são considerados na maioria.

 

Suas cargas estão seguras neste trajeto?

Nós sabemos o quanto é tentador sempre optar por trajetos mais curtos, mas o fato é que nem sempre eles são os melhores para as finanças e segurança dentro da sua estratégia!

Você pode acabar colocando seu prestador de serviço e a carga em risco, caso não avalie com cuidado as rotas escolhidas. Por isso, verifique com cautela se aquele percurso não tem histórico de roubos e se não está com o asfalto muito danificado.

 

Horários e restrições de entrega

Um erro que pode passar despercebido, é fechar um planejamento e horários de entrega sem considerar se haverão pessoas para receber as cargas naquele horário e se não há restrições de circulação na região.

Esquecer de avaliar este tipo de detalhe pode colocar em risco todo o planejamento da empresa para a semana e gerar custos, tanto com o fato de ter que refazer o trabalho, quanto com multas.

Cheque os horários de cada cliente envolvido e as condições de trânsito de cada município!

Dica final: é importante que você se apoie na tecnologia para centralizar, automatizar e acompanhar todas estas informações. Procure uma boa plataforma de gestão operacional e “partiu” tomar boas decisões para facilitar a roteirização logística!

Otimizar e digitalizar uma operação não é uma tarefa simples, por isso esperamos que este conteúdo te ajude nesta missão e também deixamos um convite.

Aqui na Fretebras, nosso objetivo diário é te ajudar a resolver seus fretes com mais eficiência e a nossa plataforma está pronta para te ajudar. Conheça todas as nossas soluções e entenda como digitalizar seus fretes e promover a roteirização logística pode colocar o seu negócio na rota do sucesso.

Compartilhe: