O cumprimento de prazos nas entregas está diretamente relacionado à percepção da qualidade dos serviços prestado pela sua transportadora e, consequentemente, à satisfação dos clientes. Por isso, melhorar entregas é um objetivo importante,  que aumentam as chances de fidelização dos seus clientes e beneficia a imagem da sua empresa no mercado.

Elencamos, abaixo, as 5 melhores dicas que o auxiliará a aprimorar o frete e, consequentemente, aumentar seu sucesso no mercado. Confira a leitura!

1. Atente-se aos prazos

O atraso é um dos principais motivos de insatisfação dos clientes, pois eles se preparam para receber o produto em uma determinada data. É fundamental elaborar um bom planejamento logístico e que os processos da transportadora sejam rígidos para garantir que a entrega seja feita conforme previsto.

É recomendável que o prazo estipulado deixe uma margem de tempo extra para eventuais problemas ao longo da entrega. Se o atraso for longo e por um motivo que esteja fora do seu controle, como no caso de acidentes nas estradas, informe seu cliente com antecedência sobre o acontecimento para que ele saiba que é uma situação inevitável e que não é o padrão da sua transportadora.

2. Trace melhores rotas

Rotas mal traçadas elevam bastante o custo das entregas, aumentam a probabilidade de atrasos, danos ao veículo e comprometem a saúde do motorista. Nem sempre o trajeto mais curto será o mais vantajoso para realizar uma entrega, sendo essencial considerar os seguintes aspectos na análise de rotas:

  • Segurança: opte pelas estradas com menos roubos e furtos;
  • Qualidade das vias: quando mal conservadas, aumentam as chances de acidentes e problemas com o veículo, além de desgaste do mesmo;
  • Tráfego: algumas estradas já são conhecidas pelo seu tráfego intenso, então leve isso em consideração e pense em rotas alternativas quando possível;
  • Pedágios: muitos pedágios deixam o frete muito custoso.

Uma solução prática para isso é apostar em um software que faça roteirização automaticamente, assim você será capaz de sanar esses problemas e traçar os percursos de maneira mais eficiente.

3. Melhore a comunicação entre os setores

A comunicação entre a frota e a central deve ser rápida, simples e eficiente, isso permitirá que os problemas sejam detectados de forma ágil e que os gestores tomem decisões mais assertivas.

Por exemplo, caso a via esteja obstruída e o caminhão de entrega precise mudar de rota, o motorista deverá se comunicar o quanto antes com a central para que ela trace rapidamente um novo trajeto.

Hoje, existem diversos sistemas que auxiliam no acompanhamento das atividades do caminhão em tempo real, além de acompanhar o status da entrega. Se você ainda não conta com algum sistema, uma forma simples, porém eficaz, é trabalhar com celulares para manter contato direto.

4. Invista na tecnologia

A tecnologia ajuda a transportadora em todos os aspectos. É possível usar um sistema de gestão que ajude no controle financeiro, elabore as melhores rotas, emita os documentos fiscais instantaneamente, permite o acompanhamento dos veículos pelos clientes etc.

Você pode usar as funcionalidades da nossa plataforma, que permite:

  • publicar cargas,
  • encontrar o caminhão adequado para realizar o frete
  • e negociar de forma mais fácil, ágil e econômica.

Sem intermediários, nós conectamos as transportadoras aos caminhoneiros autônomos. Temos planos mensal, trimestral, semestral e anual para transportadora e todos eles permitem a publicação ilimitada de cargas.

5. Faça um bom atendimento

Toda forma de comunicação deve ser facilitada. O ideal é que as informações mais requisitadas sejam disponibilizadas de forma imediata ao cliente. Mantenha um diálogo aberto para questionamentos, sugestões e esclarecimentos. Além disso, invista em uma comunicação cordial, agradável e proativa.

Melhorar as entregas é um trabalho constante, que deve ser sempre aprimorado e pesquisado. Colocando em prática os direcionamentos passados aqui, é possível começar a diferenciar a empresa dos seus concorrentes.

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