Organização das cargas
Logística e Transportes

5 dicas para melhorar as entregas da transportadora

O cumprimento de prazos nas entregas está diretamente relacionado à percepção da qualidade dos serviços prestado pela sua transportadora e, consequentemente, à satisfação dos clientes. Por isso, melhorar entregas é um objetivo importante,  que aumentam as chances de fidelização dos seus clientes e beneficia a imagem da sua empresa no mercado.

Elencamos, abaixo, as 5 melhores dicas que o auxiliará a aprimorar o frete e, consequentemente, aumentar seu sucesso no mercado. Confira a leitura!

1. Atente-se aos prazos

O atraso é um dos principais motivos de insatisfação dos clientes, pois eles se preparam para receber o produto em uma determinada data. É fundamental elaborar um bom planejamento logístico e que os processos da transportadora sejam rígidos para garantir que a entrega seja feita conforme previsto.

É recomendável que o prazo estipulado deixe uma margem de tempo extra para eventuais problemas ao longo da entrega. Se o atraso for longo e por um motivo que esteja fora do seu controle, como no caso de acidentes nas estradas, informe seu cliente com antecedência sobre o acontecimento para que ele saiba que é uma situação inevitável e que não é o padrão da sua transportadora.

2. Trace melhores rotas

Rotas mal traçadas elevam bastante o custo das entregas, aumentam a probabilidade de atrasos, danos ao veículo e comprometem a saúde do motorista. Nem sempre o trajeto mais curto será o mais vantajoso para realizar uma entrega, sendo essencial considerar os seguintes aspectos na análise de rotas:

  • Segurança: opte pelas estradas com menos roubos e furtos;
  • Qualidade das vias: quando mal conservadas, aumentam as chances de acidentes e problemas com o veículo, além de desgaste do mesmo;
  • Tráfego: algumas estradas já são conhecidas pelo seu tráfego intenso, então leve isso em consideração e pense em rotas alternativas quando possível;
  • Pedágios: muitos pedágios deixam o frete muito custoso.

Uma solução prática para isso é apostar em um software que faça roteirização automaticamente, assim você será capaz de sanar esses problemas e traçar os percursos de maneira mais eficiente.

3. Melhore a comunicação entre os setores

A comunicação entre a frota e a central deve ser rápida, simples e eficiente, isso permitirá que os problemas sejam detectados de forma ágil e que os gestores tomem decisões mais assertivas.

Por exemplo, caso a via esteja obstruída e o caminhão de entrega precise mudar de rota, o motorista deverá se comunicar o quanto antes com a central para que ela trace rapidamente um novo trajeto.

Hoje, existem diversos sistemas que auxiliam no acompanhamento das atividades do caminhão em tempo real, além de acompanhar o status da entrega. Se você ainda não conta com algum sistema, uma forma simples, porém eficaz, é trabalhar com celulares para manter contato direto.

4. Invista na tecnologia

A tecnologia ajuda a transportadora em todos os aspectos. É possível usar um sistema de gestão que ajude no controle financeiro, elabore as melhores rotas, emita os documentos fiscais instantaneamente, permite o acompanhamento dos veículos pelos clientes etc.

Você pode usar as funcionalidades da nossa plataforma, que permite:

  • publicar cargas,
  • encontrar o caminhão adequado para realizar o frete
  • e negociar de forma mais fácil, ágil e econômica.

Sem intermediários, nós conectamos as transportadoras aos caminhoneiros autônomos. Temos planos mensal, trimestral, semestral e anual para transportadora e todos eles permitem a publicação ilimitada de cargas.

5. Faça um bom atendimento

Toda forma de comunicação deve ser facilitada. O ideal é que as informações mais requisitadas sejam disponibilizadas de forma imediata ao cliente. Mantenha um diálogo aberto para questionamentos, sugestões e esclarecimentos. Além disso, invista em uma comunicação cordial, agradável e proativa.

Melhorar as entregas é um trabalho constante, que deve ser sempre aprimorado e pesquisado. Colocando em prática os direcionamentos passados aqui, é possível começar a diferenciar a empresa dos seus concorrentes.

Compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais preferidas, elas também podem ser úteis para os seus colegas!

Mais pessoas podem aprender. Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *