Depois dos acontecimentos dos últimos anos devido a pandemia, guerra, inflação, 2023 será um ano diferente? As expectativas para o setor do transporte de cargas são boas! Então, se você já começou a preparar sua transportadora para os próximos desafios, pegue o seu caderninho e anote tudo. Neste artigo vamos falar sobre algumas opções que podem ser uma mão na roda para a sua operação.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma opção que facilita o planejamento financeiro da sua empresa. Diferente de um empréstimo, na antecipação de recebíveis você pode solicitar o valor de um frete antes do prazo. Com o dinheiro na mão, você mantém o fluxo de caixa saudável, ganha mais poder de negociação com os clientes e resolve despesas de emergência.

Conheça nosso Programa de Parcerias com as melhores taxas do mercado.

Emissão de documentos fiscais

Ao montar o planejamento, não se esqueça de cumprir sempre a legislação. A emissão dos documentos fiscais é responsabilidade do contratante do serviço de frete. Conheça os principais documentos e evite multas por falta de documentação de transporte.

CT-e

É um documento que serve para registrar uma atividade de transporte. A multa pela falta da emissão do CT-e é de R$550,00.

MDF-e

Esse documento reúne todos os CT-es e NF-es das mercadorias transportadas. As multas valem tanto para o motorista quanto para o contratante e os valores podem variar por estado.

CIOT

Já esse documento regulamenta o pagamento ao motorista contratado. A multa pela falta de emissão do CIOT pode chegar até R$10.500,00 e a suspensão ou cancelamento do RNTRC.

Conte com a Fretebras na emissão dos documentos de transporte da sua transportadora.

Utilização de dados para aumentar a segurança

Para garantir a competitividade no setor de transporte de cargas é necessário planejar também as medidas de segurança. A tecnologia e a utilização de dados são usadas desde a publicação do frete até a formalização da viagem negociada.

Na Fretebras você tem a solução completa para a gestão dos seus fretes, fale com um especialista.

Preocupação ambiental

É importante também que as empresas tenham um planejamento voltado para a logística ambiental. Os veículos no transporte de cargas causam grandes impactos ambientais com a emissão de gases poluentes. Mas como diminuir esses impactos no ambiente? Adote ações que reduzam a emissão de CO₂ (dióxido de carbono), como optar por uma frota digital, conforme a sua demanda.

Na Fretebras temos mais de 765 mil motoristas autônomos esperando pela sua carga.

Tipos de caminhões elétricos, híbridos e a gás

Entretanto, é preciso diversificar a matriz energética, com energia renovável e limpa. Hoje em dia no mercado temos diversas opções de veículos mais sustentáveis. O caminhão 100% elétrico funciona com um motor elétrico por baterias e o modelo híbrido é equipado com um motor elétrico e outro motor que pode ser abastecido a diesel. Já os modelos GNV (Gás Natural Veicular) e GNL (Gás Natural Liquefeito) funcionam de forma semelhante aos tradicionais. Veículos ecologicamente corretos já são uma realidade, mas é preciso conhecer todas as tecnologias antes de investir.

E aí, pronto para preparar sua transportadora para para 2023?

Compartilhe: