Vamos falar sobre um assunto que afeta diretamente a vida de quem vive na estrada: os tipos de cargas mais roubadas no Brasil. Além de revelar a lista completa, mostraremos como o gerenciamento de risco pode ser seu grande aliado na luta contra esse problema. Leia com atenção porque todo cuidado é pouco! 

Cargas mais roubadas no Brasil

Bora ficar de olho em quais são as cargas mais visadas pelos criminosos nas rodovias? Acompanhe a lista!

  • Eletroeletrônicos: smartphones, tablets, laptops e televisões são altamente visados devido ao seu alto valor agregado e a facilidade de revenda no mercado negro.
  • Cigarros: apresentam grande facilidade de revenda, inclusive para alguns comerciantes que preferem comprar de forma ilegal para fugir da tributação.
  • Produtos farmacêuticos: medicamentos de alto valor, especialmente aqueles usados no tratamento de câncer e impotência sexual, são visados devido à sua receptividade no mercado ilegal.
  • Têxteis e confecções: roupas e tecidos também são alvos de criminosos, pois são difíceis de rastrear após o roubo, com boa aceitação no mercado negro.
  • Autopeças: são caras e apresentam dificuldade de rastreio.
  • Combustíveis: com seu alto valor, cargas de gasolina e diesel são alvos, apesar da complexidade da operação de roubo.
  • Alimentos e bebidas: esses produtos, principalmente as bebidas alcoólicas, têm alta aceitação no mercado ilegal.
  • Produtos agrícolas: geralmente, essas cargas são roubadas para atender a mercados específicos, como uma espécie de “encomenda”.
  • Higiene pessoal e limpeza: são de fácil aceitação para revenda no mercado negro.

Ponto em comum entre as cargas visadas por criminosos

As mercadorias que mencionamos no tópico anterior têm alto valor no mercado e são de fácil repasse no mercado negro. Quando algo é roubado, muitas vezes, fica difícil rastrear sua origem. E é aí que os criminosos se aproveitam. A escolha por cargas mais caras representa ainda mais lucro para os bandidos.

Aqui vão alguns números para você ter uma ideia da dimensão desse problema. Em 2022, foram registradas mais de 13 mil ocorrências de roubos de carga no Brasil. O prejuízo alcançou a cifra de 1,2 bilhão de reais. A região sudeste é líder de casos, com 85%.

Entretanto, o número de ocorrências foi 9,1% menor na comparação com 2021.

Gerenciamento de risco no transporte de cargas

Após saber quais são as cargas mais roubadas, vamos falar sobre como se proteger. E a palavra-chave aqui é gerenciamento de risco. Para minimizar as chances de ser vítima de um assalto, as empresas precisam adotar uma série de medidas que vão desde o uso de tecnologia até o treinamento dos motoristas.

De maneira geral, o gerenciamento de risco é um procedimento que engloba o planejamento e a supervisão de todas as fases da operação logística, desde o momento do carregamento até a entrega. 

Esse processo consiste em um plano de ação destinado a prevenir eventuais contratempos, incluindo o roubo de carga, ao longo do trajeto. E, no caso de acontecer algum furto, o procedimento vai assegurar que você consiga enfrentá-lo com a mínima perda possível.

Se liga em algumas dicas para aplicar o gerenciamento de risco no transporte de cargas!

Use tecnologia

Existem diversas soluções tecnológicas que podem ajudar a proteger sua carga. GPS, RFID, sensores e telemetria são alguns exemplos. Essas ferramentas não apenas aumentam a segurança das cargas, mas também melhoram a eficiência da operação.

Planeje o percurso

Outra dica de ouro é planejar o percurso da viagem. Isso inclui escolher rotas seguras, horários adequados e locais de parada recomendados. Evite parar na pista e prefira postos de gasolina movimentados.

Como curiosidade, as rodovias mais perigosas (com mais casos são):

  • BR-116
  • BR-101
  • BR-050
  • BR-040
  • BR-153
  • BR-262

Tenha atenção redobrada nesses trechos.

Treine os motoristas

Os motoristas precisam estar preparados para agir de forma preventiva e manter a calma em situações de risco. Também é importante evitar dar caronas a estranhos, pois isso pode criar vulnerabilidades.

Faça um seguro para a carga

O seguro de cargas é uma opção para resguardar a integridade da mercadoria. Se acontecer alguma coisa, os prejuízos serão minimizados e você saberá exatamente o que fazer para continuar trabalhando. Além disso, a presença de um seguro pode aumentar a confiabilidade da empresa.

Valide o perfil do motorista que trabalha com você

Na Fretebras, priorizamos a relação de confiança entre todas as partes! Por isso, disponibilizamos nossa tecnologia avançada para validar motoristas autônomos em nossa plataforma.

Você pode fazer o cadastro e a consulta de motoristas, tornando o processo de contratação de frete rápido, preciso e confiável. Para garantir a qualidade dos dados, conectamos você a uma empresa especializada em gerenciamento de risco, que realiza cadastros e verificações em órgãos governamentais e fontes públicas. 

Além disso, aplicamos medidas de segurança na própria plataforma, como verificação de perfil (utilizando inteligência artificial), reconhecimento facial, avaliações e canais de denúncias. 

Independentemente de quais são as cargas mais roubadas no Brasil, você pode dar esse passo para viajar com muito mais tranquilidade e segurança. Bora carregar de boa, usando a tecnologia de ponta no gerenciamento de riscos? Experimente a consulta de motoristas mais em conta e segura do mercado!