O transporte rodoviário de cargas tem uma série de desafios no dia a dia: desde a coleta da carga até a entrega, muitas questões podem acontecer no caminho e ocasionar problemas na operação de transporte.

Esses desafios são considerados riscos do transporte e podem ser mapeados até um certo limite. Tendo essa previsão, fica mais fácil conter esses riscos e evitar prejuízos.

Por isso, chamamos de gerenciamento de risco. Hoje vamos falar mais sobre GR e a sua importância no dia a dia. Você sabe como funciona o gerenciamento de risco? Vem com a gente?!

Quais são os principais riscos no transporte de cargas?

Talvez você já saiba que dentro do setor logístico, o gerenciamento de risco (GR) é um ponto importante e de investimento. Mas vamos falar da parte mais prática: os fatores de risco do setor de transporte de cargas.

Começando pelas cargas, um dos pontos cruciais é entregar no prazo. Por isso, atrasos são críticos e mapeados em um gerenciamento de risco. Outro fator é a apreensão de cargas, seja devido a problemas com documentação ou a problemas no transporte em si, o que é ainda mais grave se contar a burocracia que uma apreensão envolve.

O roubo de cargas também é um problema que aterroriza transportadoras e embarcadores, por isso, é um assunto relevante ao se considerar no escopo do gerenciamento de risco.

Quais são os riscos dos motoristas?

Agora, outros fatores imprescindíveis estão relacionados ao dia a dia do motorista. Começando pela habilitação de cada caminhoneiro: existem tipos de cargas que precisam de uma certificação específica para serem transportadas, como é o caso das cargas perigosas.

Além disso, a qualidade das rodovias impacta diretamente em situações perigosas para o caminhão e para os caminhoneiros, como acidentes.

Como contratar uma GR?

A tecnologia veio para resolver inúmeros problemas do dia a dia e no setor de transporte de cargas, a contratação de um TMS vai te ajudar com as documentações dos seus fretes, além de poder te oferecer um gerenciamento de risco – desde que possua homologação de seguradoras renomadas.

E você, já usa algum GR? Entendeu como funciona o gerenciamento de risco? Em breve, teremos novidades sobre o assunto! Fique de olho pra não perder nada.

Compartilhe: