Sua transportadora faz fretes de muitos produtos ou cargas bastante pesadas? Sabia que as carretas LS são excelentes opções nesses casos?

Para entender se a carreta LS é ideal para a sua realidade, vamos te explicar as características, vantagens e desvantagens dela. Veja agora!

O que é carreta LS?

A carreta LS é também chamada de cavalo mecânico trucado e tem pelo menos dois eixos na parte de trás. Isso a torna diferente dos outros modelos e dá algumas vantagens. Por exemplo, maior capacidade de transporte de carga e distribuição de peso, além de menos impacto no asfalto.

O modelo foi criado na década de 1910. Desde então, vários ajustes foram feitos para melhorá-lo e modernizá-lo. Alguns deles foram optar por materiais mais resistentes e opções para proteger a carga. Dessa maneira, a carreta LS é uma referência quando as transportadoras precisam fazer grandes fretes de forma segura.

O que significa LS?

Existem duas teorias para o significado desse modelo. Todas elas dizem que LS veio de outro idioma. Calma, não precisa ser fluente em outras línguas para entender. Nós já pesquisamos e explicamos para você!

  • LS em inglês: LS pode representar Long Space, ou seja “Espaço Longo”. Com isso, o nome reforça a ideia da capacidade da carreta transportar grandes quantidades de cargas.
  • LS em sueco: enquanto o L significa Lastbil, que é “caminhão”, o S é Stödaxel, que é “eixo de apoio”. Assim, as letras LS querem dizer que é um caminhão com eixo de apoio. Inclusive, essa é a versão mais aceita e divulgada.

Curiosidade sobre a LS em sueco: esse nome veio da época em que a Scania estava se instalando aqui no Brasil. Por isso, todos os modelos de caminhões fabricados pela marca tinham como origem palavras em sueco.

Características da carreta LS

Que tal saber um pouco mais sobre o modelo para entender tudo o que ele é capaz de oferecer? A carreta LS é bastante usada pelas transportadoras porque:

  • É um veículo pesado;
  • Conta com pelo menos 2 eixos na parte traseira;
  • Transporta grandes volumes de carga;
  • Seu peso máximo depende do tipo de carroceria e do que ela transporta.

Quanto uma carreta LS pode carregar?

Tudo depende da marca e do modelo escolhidos. Mas, em geral, a capacidade varia entre duas opções.

  • Tração simples com semirreboque de 2 eixos: 33 toneladas de Peso Bruto Total (ou PBT) e 18,15 metros de comprimento máximo;
  • Cavalo de 2 eixos e semirreboque de 3 eixos: 41,5 toneladas de PBT e 18,15 metros de comprimento máximo.

Vantagens da carreta LS

Utilizar uma carreta LS tem muitos benefícios para a sua transportadora. É importante mencionar que as vantagens podem ou não atender ao que você precisa. Então, analise os pontos que separamos de acordo com a sua realidade, combinado?

  1. Versatilidade: permite transportar várias mercadorias ou produtos em diversos tipos de carrocerias. Não importa se é mercadoria seca, paletizada ou mesmo cargas líquidas e granéis, a carreta LS atende bem qualquer operação.
  2. Mais opções de negócios: sua versatilidade permite atender mais setores ou clientes.
  3. Capacidade de carga: sua estrutura reforçada suporta muito peso em comparação com os veículos leves e médios. Assim, é possível transportar o que for necessário em maiores quantidades sem perder a eficiência e a segurança
  4. Diminuição de custos: já que a capacidade de carga é maior, os custos são menores. Por exemplo, o valor por unidade, o combustível, os pedágios e a mão de obra diminuem. Isso acontece porque menos viagens são necessárias para transportar o que seria feito em vários fretes.
  5. Mais segurança: a mecânica dos sistemas de freios e suspensão está mais moderna e o espaço maior distribui melhor a carga. Assim, o transporte acontece com mais segurança e com menos chance de acidentes.
  6. Carregamento e descarregamento mais rápidos: especialmente o sider, que conta com aberturas nas laterais, o acesso aos produtos é bastante prático. Dessa maneira, o processo facilita o momento de carga e descarga do caminhão.

Desvantagens da carreta LS

Como nem tudo é perfeito, existem alguns pontos que a transportadora precisa levar em conta ao contratar uma carreta LS. Veja a seguir.

  1. Limitações da legislação: por ser um veículo pesado, ele deve obedecer certas leis. Elas não permitem que veículos pesados circulem em algumas cidades ou mesmo definem os horários em certas rodovias. É necessário conferir em que cidades ela pode circular, ou em que horários ela pode fazer isso.
  2. Manutenção maior: caminhões maiores exigem gastos e cuidados mais complexos. Isso acontece especialmente com o sistema de suspensão, já que as carretas LS carregam bastante peso.

Resumindo

As carretas LS são ideais para melhorar a gestão do transporte de cargas. Elas são mais versáteis, aumentam as opções de negócios e têm grande capacidade de carga.

Além disso, elas reduzem os custos das operações totais de uma transportadora, dão maior segurança e agilizam a carga e descarga.

Não importa se já tem ou não uma frota de caminhões, a Fretebras pode te ajudar em qualquer fase da empresa. Você conta com quem tem experiência para enfrentar os desafios de logística do transporte de cargas e digitalizar sua transportadora.

Saiba mais sobre o aplicativo da Fretebras e venha fazer parte dessa parceria de sucesso!