Estudo da plataforma mostra avanço do transporte de cargas – impulsionado principalmente pelo volume de fretes do agro – na comparação com 2021 em todas as regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste.
Fretes do agro: crescimento superior ao ano de 2022
Mesmo com os problemas climáticos enfrentados no último ano, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) do Agronegócio fechou 2022 com um crescimento de 25,9% no volume de fretes em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números são da 9ª edição do relatório Fretebras.
O estudo analisou os 10 milhões de fretes transportados via Fretebras em 2022, sendo 36,3% deles de produtos do Agronegócio, a categoria mais representativa na plataforma. Ao todo, a Fretebras distribui R$103 bilhões em fretes e o agro foi responsável por distribuir R$37 bilhões desse total.
Para 2023, a expectativa é que o crescimento do setor continue: “ As projeções para a safra desse ano são maiores que as do ano passado. Como consequência, esperamos um aumento considerável no volume de fretes embarcados e, naturalmente, uma procura ainda maior por soluções digitais para auxiliar na contratação de motoristas como a Fretebras oferece”, diz Bruno Hacad, Diretor de Operações da Fretebras.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que sejam produzidas 310 milhões de toneladas de grãos, 14,5% a mais do que na temporada passada.
Centro-Oeste é o destaque do Agro
O estudo traz como destaque a região Centro-Oeste, que obteve a maior variação positiva, 55,6%, graças ao agronegócio. A região registrou no ano passado um número 16% superior na produção de grãos quando comparado a safra 2020/21, de acordo com a Conab.
O Brasil recebeu um volume de chuvas reduzido na região Sul e registrou um cenário oposto na região Centro-Oeste, o que alterou para baixo e para cima, respectivamente, nas safras estimadas dos produtos.
Goiás e Mato Grosso do Sul, por exemplo, estão entre os estados que mais cresceram no transporte de cargas na plataforma da Fretebras em 2022, puxados principalmente por produtos do agronegócio.
O estado goiano teve a maior representatividade no volume de fretes do agro: cerca de 50% do total em 2022, enquanto o Mato Grosso do Sul registrou um pouco mais da metade dos fretes sendo do agro.
Quanto ao crescimento no volume de fretes do setor, Goiás cresceu 55%, enquanto o MS aumentou 49% em relação à 2021.
“Vemos que a região Centro-Oeste foi o grande destaque desta edição do relatório Fretebras. O agro em 2022 foi totalmente impulsionado pela região que aumentou suas produções de soja e milho, enquanto a região Sul sofreu no começo do ano com as estiagens”, completa Hacad.
Dentre os estados mais representativos no volume de fretes do agronegócio, estão:
- RS
- SP
- MG
- GO
- PR
Destaque negativo para o Paraná que registrou queda de 2,6 p.p na representatividade dos fretes do agro na plataforma, em função dos problemas enfrentados com a soja no primeiro trimestre de 2022.
Quais foram os produtos mais transportados no agronegócio em 2022?
- Fertilizantes
- Soja
- Trigo
- Milho
- Açúcar
Fertilizantes representaram um quarto dos fretes do agro na plataforma da Fretebras, demonstrando a importância do produto para a produção agrícola do país. A soja representou 13,6% dos fretes da categoria, e mesmo com as estiagens enfrentadas no Sul, ela obteve aumento de 56,8% no volume de cargas transportadas em relação a 2021, já que no Centro-Oeste houve incremento de mais de 10% na produção da oleaginosa em 2022, em comparação à safra anterior.
Em seguida vem o milho (10,8%) que também sofreu com o clima na sua primeira safra, entretanto registrou recorde de produção na segunda: 44% superior em relação a safra de 2021. Na Fretebras, o volume de fretes do produto aumentou 47,8%.
“Conseguimos perceber a força do agro brasileiro que em 2022 sofreu com o clima, mas mesmo assim registrou recordes de produção”, afirma Hacad.
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.