O transporte rodoviário é o mais usado devido à simplicidade do seu sistema modal e pela boa relação custo x benefício.
A malha rodoviária é utilizada para transportar mais de 60% de toda a produção no país. Mesmo com todos os desafios, você sabia que o transporte nas estradas movimenta grande parcela do Produto Interno Bruto do Brasil?
Então vem com a gente e entenda um pouco mais sobre a importância do caminhoneiro para nossa economia.
Temos 1,7 milhões de quilômetros de estradas existentes, mas apenas 12% são pavimentadas. Ou seja, o que vemos são caminhões percorrendo rotas muito longas em vias com má conservação, gerando depreciação nos veículos da frota.
Uma das principais causas de acidentes, envolvendo caminhoneiros, é a falta de boas condições das estradas. Buracos, má sinalização e congestionamentos fazem com que os caminhoneiros liderem os acidentes de trânsito relacionados à profissão.
O diesel representa cerca de 40% a 50% do custo dos caminhoneiros, dependendo da idade do veículo. Com a atualização da Medida Provisória Nº 1.117, ainda fica custoso para esses profissionais rodarem nas estradas e obterem lucro, devido aos constantes aumentos no preço dos combustíveis.
A resposta para minimizar a insegurança nas estradas não é simples, pois depende de mudanças na legislação e fiscalização. Apostar em tecnologias e medidas de segurança são os principais caminhos para redução no número de casos.
Para empresários e consumidores, os caminhoneiros são os principais responsáveis pelo reabastecimento de produtos e manutenção de todo o sistema.
Impactos negativos já foram sentidos no dia a dia de todos os brasileiros. Quem não se lembra da greve dos caminhoneiros em 2018?
Por esse motivo, durante a pandemia do novo coronavírus, o transporte de cargas foi considerado uma atividade essencial. Longe de casa, os caminhoneiros seguiram sua rotina para manter o sustento de suas famílias e o abastecimento de todo o país com materiais de saúde e alimentos.
Apesar de o número variar muito, de acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), em 2021 o Brasil possuía 696 mil caminhoneiros autônomos.
Devido ao baixo desenvolvimento de outros modais, como o modal ferroviário, há muitos lugares que só os caminhoneiros conseguem chegar. Com rotas mais flexíveis, esse transporte permite diferentes tipos de cargas.
A soja, por exemplo, é o insumo mais transportado e 90% deste transporte é dedicado à grãos, insumos fundamentais para a economia brasileira e para o consumidor final.
Com o fim do isolamento social e a retomada da economia, a categoria se torna ainda mais fundamental para o desenvolvimento do país.
E você, o que acha que pode ser feito para valorizar mais a profissão de caminhoneiro?
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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