O caminhoneiro autônomo, também chamado de Transportador Autônomo de Carga (TAC), é o profissional que tem caminhão próprio e faz ele mesmo a gestão de seus serviços, desde a retirada da mercadoria, passando pelo transporte em si, até a efetivação da entrega.

Isso o permite organizar sua própria agenda e negociar os preços dos fretes com total liberdade. E é exatamente daí que começam a aparecer os benefícios de ter caminhoneiros autônomos.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar melhor como funciona esse tipo de trabalho, a partir de informações da Confederação Nacional de Transporte (CNT), e as vantagens de contar com caminheiros autônomos na sua frota. Confira!

O perfil do caminhoneiro autônomo

Antes de elencarmos as principais vantagens, é importante entendermos um pouco melhor como funciona esse tipo de trabalho. Para isso, a CNT apresenta mais informações sobre o perfil desse profissional por meio de sua pesquisa anual sobre caminhoneiros no Brasil.

Os resultados da pesquisa divulgada em 2019 mostram que 67% dos caminhoneiros trabalham como profissionais autônomos, sendo que o restante (33%) se divide entre os chamados colaboradores e agregados.

Não é segredo para ninguém que caminhoneiros de todo o país passam por um processo rigoroso para que possam exercer a profissão, que vai desde a habilitação para dirigir determinados tipos de veículos até a regularização para atuação como autônomo.

Assim, apesar das condições rígidas de regulamentação e da série de desafios que esses profissionais encontram pelas estradas de todo o Brasil, nada os impede de seguir em seus trabalhos, buscando melhorias contínuas.

Principais benefícios de ter caminhoneiros autônomos

Por isso, aqui, vamos trazer agora o que prometemos: os benefícios de ter caminhoneiros autônomos. Confira os principais deles.

Redução de custos

O fato de o caminhoneiro autônomo ter a liberdade de definir seus próprios valores de transporte abre uma possibilidade maior de negociação direto com ele. Além disso, a empresa não assume responsabilidade de custos com combustível e eventuais manutenções do veículo.

Aumento de produtividade

Com os recursos que existem atualmente, a empresa consegue localizar bons profissionais com facilidade, o que acelera o ritmo dos transportes. Além disso, permite aos demais colaboradores investir mais tempo em outras atividades, também importantes para a companhia.

Melhora da qualidade de entrega

Os caminhoneiros autônomos, até pela concorrência, estão melhorando a qualidade das entregas. Afinal, ao oferecerem seus serviços, as avaliações geram uma reputação que não é difícil de ser espalhada por sites especializados ou mesmo grupos de redes sociais. Hoje a qualidade é, mais do que nunca, o interesse e o objetivo principal de todos os envolvidos na entrega.

Sabemos que, apesar dessa busca por melhoria dos profissionais, muitas vezes parece complicado encontrar um caminhoneiro realmente bom e de forma rápida.

Foi pensando nisso que a Fretebras desenvolveu uma plataforma que já conta com mais de 640 mil motoristas autônomos e traz uma ferramenta simples que encontra caminhões para sua carga de forma eficiente.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: