Um estudo recente da NTC&Logística apontou que o número de roubos de carga caiu 23% em 2020, passando de 18 mil para 14 mil ocorrências, comparando com 2019. Tornar as jornadas de frete mais ágeis e seguras é o objetivo de toda transportadora e a tecnologia pode e deve ajudar.

Para um melhor planejamento de rotas, o caminho é utilizar as tecnologias existentes para mapear áreas de risco, pontos de paradas, pontos de abastecimentos e de descanso. Tudo isso conectado com a área de logística e gestão de risco da transportadora.

Tecnologia logística

A tecnologia, com foco em minimizar os riscos e elevar a segurança do motorista autônomo, tem papel importante nesse processo de melhoria na segurança. Veja alguns exemplos:

Telemetria

Acompanha a condução do profissional para evitar acidentes, preservar a segurança do motorista e de outras pessoas, e ainda gera economia na manutenção do veículo 

Rastreador

Software integrador que consome informação das tecnologias e devolve informação (Inteligência Artificial). Ele ajuda na padronização e parametrização das regras de risco. Com a implementação da cobertura 5G devem evoluir para ter maior alcance.

QUIZ: VOCÊ ESTÁ POR DENTRO DA TECNOLOGIA?

 

Reconhecimento facial

Ferramentas de cadastro com utilização de imagem (facial) melhoram os processos e procedimentos

Com essas e outras soluções disponíveis no mercado, as transportadoras seguem buscando formas de obter segurança para suas cargas, assim como os caminhoneiros autônomos procuram preservar seus veículos pelas mais diversas rotas, Brasil afora.

Nesse sentido, é importante que as seguradoras estejam sempre inovando para garantir melhores soluções para empresas e motoristas.

Eficiência no transporte rodoviário de cargas

A preocupação da Fretebras com a eficiência do transporte rodoviário de cargas no Brasil é o que motiva a empresa a conquistar cada vez mais espaço no setor de transporte e logística.

Com foco em otimizar todos os processos – pensando na cadeia das principais atividades no setor – o objetivo da Fretebras é conseguir que tanto motoristas autônomos, quanto transportadoras, consigam encontrar opções de cargas e fretes, além de caminhoneiros autônomos, propostas de novas rotas, tudo atrelado ao uso da tecnologia que está digitalizando a jornada do frete.

Atenta a legislação de um setor que já sofre bastante com tributações elevadas, a Fretebras também suporta o motorista, ou transportadora, com soluções que vão ajudá-lo a executar tarefas do dia a dia de maneira mais estratégica.

Veja também – Fretebras: tecnologia e segurança no transporte de cargas

 

Plataforma de cargas e fretes Fretebras

O setor de transporte e logística é bastante dinâmico e exige atualizações frequentes, não só para que o mercado se ajuste a novas demandas, mas também para que os principais interlocutores do negócio também consigam se antecipar frente as mudanças, contando com o suporte da maior da maior plataforma de fretes da América do Sul.

A tecnologia ganha cada vez mais protagonismo, a chamada transformação digital impacta diversos campos e o setor logístico não é uma exceção.

Ao oferecer mecanismos capazes de trazer mais segurança para a carga transportada, além de opções variadas de rotas mais seguras, é possível mapear e contar com um planejamento de rotas que privilegie não só a eficiência, mas também a integridade e a segurança de todas as partes envolvidas no processo.

E você, está pronto para pegar a estrada com a Fretebras? Para acessar conteúdos como esse, visite o nosso blog e assine a newsletter. Em caso de dúvidas, consulte um de nossos consultores.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: