Pequenas e médias empresas (PME’s) são responsáveis por 52% dos empregos no setor privado. A contribuição para a economia nacional é enorme e, por isso, estão cada vez mais por dentro do mundo digital.
Você sabe como a transformação digital pode afetar o setor de transporte rodoviário de cargas no cenário das PME ‘s? Acompanhe com a gente!
O que significa a sigla PME?
A sigla PME significa pequenas e médias empresas. Alguns fatores são considerados para que as empresas se enquadrem nessa sigla, como o faturamento e a quantidade de funcionários.
Pequenas empresas da categoria MEI (microempreendedor individual) têm faturamento anual bruto de até R$81 mil. Já as MPEs devem alcançar o faturamento anual de até R$360 mil. Empresas de Pequeno Porte (EPPs) têm faturamento anual entre R$360 mil até R$4,8 milhões.
Por que as PME são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social no Brasil?
As PMEs são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil e no caso do transporte rodoviário de cargas, muitas são as transportadoras que nasceram do sonho e da experiência de empresários e caminhoneiros.
Também vemos caminhoneiros autônomos que fazem sua renda mensal com muito trabalho, carregando cargas para todo o Brasil.
Nesse cenário de crescimento e desenvolvimento de novas formas de trabalho, a tecnologia vem como uma ferramenta para agilizar ainda mais os processos, e na logística não foi diferente.
O que é um processo de digitalização de uma empresa?
O processo de digitalização que uma empresa passa nada mais é do que a utilização de tecnologias para facilitar o acesso a produtos e serviços e diminuir o tempo em processos que antes eram mais demorados.
Um exemplo é a busca de fretes por caminhoneiros: quem aqui se lembra de quando a busca era feita somente em postos de combustíveis, e os anúncios feitos em papel?
Hoje já é possível anunciar e encontrar fretes por aplicativos, como a Fretebras, sem sair de casa. Só é necessário ter internet disponível e pronto: sua transportadora consegue anunciar cargas para os mais diversos estados e o caminhoneiro pode encontrar os melhores fretes de dentro da boleia.
Esse é só um exemplo de como a transformação digital já chegou em diversas áreas do mundo do trabalho.
Quais são os 4 pilares da transformação digital?
Os 4 pilares da transformação digital são:
- Habilidade de engajar o seu consumidor
- Empoderamento do time
- Otimização de operações
- Transformação dos seus produtos
Vamos falar mais de cada um deles?
Habilidade de engajar o seu consumidor
Sobre engajar o seu consumidor, você pode até pensar: “mas eu não trabalho com o público que vai usar a minha carga… isso parece muito distante.” O ponto é que é possível trazer esse pilar pra sua realidade: como eu posso deixar meu cliente, seja ele quem for, mais feliz com o que eu estou entregando?
Dessa forma, independente de você entregar uma carga de alimentos ou uma carga de cimento, a habilidade de cumprir os combinados com seus clientes já é uma grande entrega. Contar com tecnologia para te auxiliar nisso fará toda a diferença.
Empoderamento do seu time
Sobre o tal empoderamento do seu time, vale considerar que dar ferramentas que facilitem o dia a dia de cada um vai ajudar a extrair os melhores resultados dos seus colaboradores, além de auxiliar no terceiro pilar, que é sobre a otimização de operações.
Otimização de operações
Essa etapa está bastante relacionada ao planejamento estratégico da companhia, que servirá como suporte para mapear problemas que estejam impactando a operação. É claro que é importante mapear todos eles e contar com um plano de ação para a resolução, pois apenas dessa maneira será possível tornar a operação logística mais produtiva, que é o objetivo central da otimização de operação: aumentar a produtividade do negócio e estabelecer um processo de melhoria contínua.
Transformação dos seus produtos
Por fim, o quarto pilar que fala sobre transformação dos produtos pode também trazer a impressão de que é impossível mudar. Mas a realidade é que não necessariamente você vai precisar mudar o que você oferece como produto. A mudança pode ser justamente sobre atendimento, atenção ao cliente, resolução de problemas.
Por que pensar sobre digitalização na minha transportadora?
Independente do tamanho da sua transportadora, quando você traz a tecnologia para o seu dia a dia o resultado é que você poderá automatizar processos e focar no que realmente importa: fechar os melhores negócios, oferecer o melhor atendimento aos seus clientes e ainda estabelecer uma ótima relação com fornecedores e caminhoneiros.
O que acha de contar com uma plataforma completa?
Seu frete de ponta a ponta é aqui na Fretebras: anuncie quantos fretes quiser, encontre caminhoneiros verificados, conte com a emissão de documentação e ainda uma Conta Digital para pagamento de fretes com a segurança e garantia contra golpes.
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.