O que é a digitalização do frete?

2022-04-11T13:24:40-03:0006/12/2021|Categorias: Logística e Transportes|

Tecnologia nos negócios não é mais um assunto destinado a apenas algumas empresas. Todas podem e precisam deste apoio para atingir seus objetivos, crescer e acompanhar os novos perfis de consumo.

A primeira boa notícia, é que nem tudo é sobre robôs e softwares, existem diversos caminhos acessíveis para se beneficiar dela. E a segunda, é que hoje vamos te apresentar um deles, a digitalização de frete.

Sem tempo para ler? Aperte play no áudio!

Preparamos este conteúdo especial para contar o que é frete online ou digitalização de frete, como isso pode te ajudar a resolver seus fretes mais rápido e até diminuir o custo logístico.

Ahh, e ao final desta postagem, não perca o material exclusivo para download com ainda mais informações sobre o assunto.

 

O que é frete online ou digitalização de frete?

O frete online ou digitalização de frete consiste em anunciar suas cargas de forma online em uma plataforma onde caminhoneiros autônomos possam localizá-las e, assim, você também possa localizá-los, e formar uma “frota virtual”.

Esta solução também permite que você centralize e compartilhe melhor os dados dos seus fretes dentro da empresa e também diminua a ociosidade dos seus caminhões.

 

Vantagens do frete online ou digitalização de fretes

As principais vantagens são resolver seus fretes mais rápido, já que toda procura e oferta das cargas está sendo feita em tempo real e 24/7 e a redução dos custos logísticos, pois você estará aumentando os lucros sem criar gastos altos e fixos. A seguir, a gente te explica melhor essas e outras vantagens:

Resolvendo os fretes mais rápido

A partir do momento em que a oferta e demanda estão concentradas em uma única plataforma, fica muito mais rápido e fácil resolver os fretes e, com a otimização do tempo, você melhora as oportunidades de lucro e aumento das operações.

Acesso a mais perfis de motoristas e tipos de carrocerias

Quando levamos a nossa busca por caminhoneiros para o universo online e tecnologia, nós saímos da nossa bolha de contatos e ganhamos inúmeras novas oportunidades de negócio e, com isso, mais perfis de motoristas e tipos de carroceria.

Despachar cargas complemento com maior facilidade

Em consequência a vantagem acima, esta abertura na forma como você resolve os fretes na sua transportadora também aumenta as possibilidades de despachar cargas complemento com mais facilidade.

Ampliar os negócios em tipos de cargas e volume de atendimento

Com acesso a mais tipos de carroceria e perfis de motoristas, também fica muito mais fácil abraçar novas ideias e desafios para o seu negócio, como aumentar seu volume operacional permanentemente e até considerar novos tipos de carga.

Ter maior retorno em datas sazonais

Não quer ampliar as operações de forma permanente? Tudo bem! A digitalização de frete ou frete online proporciona flexibilidade nos negócios e pode te auxiliar em momentos específicos, já que você é quem decide quando postar suas cargas e usar sua estratégia de “frota virtual”.

Ganhar tempo com produtos perecíveis e negociações

Para quem trabalha no setor hortifrutigranjeiro, por exemplo, a velocidade no transporte se torna um quesito ainda mais preocupante e ganha celeridade com este tipo de estratégia. A maior agilidade nas negociações para a contratação do caminhoneiro, se transformam em mais uma ajuda neste aspecto.

Facilidade na gestão dos fretes

Nem sempre é fácil concentrar e compartilhar com outros colaboradores todo o fluxo de informações que envolve suas cargas e nisso a digitalização do frete também te ajuda. Todo o processo estará centralizado e com acesso compartilhado, dando ainda mais velocidade e precisão ao trabalho.

 

Como os fretes online reduzem os custos logísticos?

Otimizar tempo na busca por motoristas, por si só, já é uma grande ajuda na redução dos custos logísticos. Mas, balancear os prós e contras da frota própria x frota virtual traz ainda mais vantagens.

Com a alta nos preços de caminhões, manutenção e combustível, ampliar a frota própria, que antes já era arriscado, se torna ainda mais nocivo.

A flexibilidade da frota virtual te ajuda a aumentar seu capacit apenas em momentos estratégicos e a não ter novos custos altos e fixos, o que, naturalmente, vai ampliar as possibilidades de um maior lucro líquido.

 

Partiu, frete online?!

Agora que você já sabe mais sobre o que é a digitalização de frete e todas as vantagens de adotar esta estratégia, é hora de abrir as portas para o novo e abraçar a tecnologia como parceira no crescimento e sucesso da sua empresa. Estaremos torcendo por você. Partiu!

 

Já conhecia a Fretebras?

Você sabia que este passo rumo à digitalização de frete na sua empresa você pode dar em parceria com a gente? Nossa plataforma permite que você tenha acesso a uma base de mais de 640 mil caminhoneiros autônomos!

Saiba mais sobre como podemos te ajudar e experimente por 7 dias grátis. Para consultar outros conteúdos sobre o universo logístico, basta acessar o Blog Fretebras. Em caso de dúvida, acesse o website e descubra como a Fretebras pode ajudar você!

Compartilhe: